Henrique Lammel 11/03/2018 11:54
    Travessia pelo Parque Lanin - Argentina - 6 dias

Trekking que contempla 8 etapas da Huella Andina, projeto abandonado pelo governo argentina que buscava unir 500km de trilhas pela patagonia

Esse é um trekking fácil de fazer. No total, são 117 km de caminhada divididos em 8 dias (fizemos em seis). Não há grande exigência física e técnica e 90% do caminho está bem demarcado. A questão logística também é barbada: há ônibus que saem de Junin de los Andes e lhe deixam no começo da trilha e o circuito termina no centro de San Martin de los Andes.

Há diversas atrações à parte no caminho, como as Termas de Epufalquen e o próprio Vulcão Lanin. Seria possível colocar mais um dia e fazer a caminhada até o acampamento base ou adicionar dois para subí-lo.

Dia 1 - Da portaria do Puerto Canoa até a Poblacion Aila (10km)

Tomamos o ônibus na rodoviária de Junin de los Andes até o lago Paimun, dentro do parque Lanin. Foram cerca de 1 hora e meia de viagem e outros 30 minutos para me registrar na Huella Andina.

Roteiro informado, dúvidas esclarecidas e ficha preenchida, seguimos por 4 quilômetros até uma igreja, onde há um sino a beira do lago Paimun. Ali, é preciso tocar o sino e esperar uma canoa vir buscá-lo. A trilha começa, efetivamente, do outro lado do lago.

São 6km até um camping bem simples em uma aldeia mapuche chamada Aila. Fomos recebidos por uma senhora com cerca de 40 anos com várias galinhas em sua volta.

O camping fica a beira do lago Paimun, de frente para o vulcão Lanin. Dizem que esse é o ponto mais bonito para vê-lo. Demos azar e o tempo estava encoberto.

Dia 2 - Da Poblacion Aila até as Termas de Epulafquen (15km)

Cerca de 10km são dentro de uma floresta, subindo a maior parte do caminho. É bem úmido e diversos arroio e rios cruzam a trilha, sendo necessário tirar as botas para atravessar em pelo menos dois pontos.

Saindo da trilha você vai dar em uma estrada. Nesse ponto, você está em território chileno! Seguindo a estrada, você vai passar pelo posto de imigração do governo argentino (não me pediram nada) e, logo depois, chegar nas Termas de Epulafquen.

Aproveite para tomar um banho relaxante.

Dia 3 - das Termas de Epulafquen até a Laguna Verde (15km com a trilha do escorial)

Esse dia é um pouco chato, pois é todo por uma estrada de terra. Há alguns pontos onde pode-se ir até a beira do rio Epulafquen, incluindo um pequeno pier onde sai um catamarã até a central do parque.

Existe uma trilha para uma cachoeira, que quando fui, estava fechada por apresentar perigo de desmoronamento, e a trilha para o escorial do vulcão Ashen Niyheu. Há séculos, esse vulcão entrou em errupção, que foi tão potente que acredita-se que a montanha tinha o dobro do tamanho que tem hoje.

A lava escôou até o lago Epulafquen e, caminhando pelo escorial, é possível ver a natureza se recuperando em várias fases. Em algumas partes, uma floresta já está nascendo.

Seguindo pelo escorial até o lago, é possível ter acesso a algumas outras trilhas. Nós voltamos e seguimos pelo camping da Laguna Verde, onde dormimos.

Dia 4 - Da Laguna Verde até Rincon de los Pinos, com ascenço ao vulcão Ashen Niyheu (18.2km)

Esse é o dia mais bonito de caminhada. Lembre-se de sair com bastante água, pois algumas fontes próximas ao vulcão seguem contaminadas pelas cinzas e não são bebíveis. Logo após o vulcão, há uma cachoeira onde a água é potável.

A subida ao vulcão é fácil, tecnicamente. Exige bastante fisicamente. São 400 metros de subida íngreme, por um solo de areia fofa, em que você anda um passo e volta três. Mas que vale a vista.

Esse dia foi bem puxado. Caminhamos, no total, cerca de 10 horas. Logo após o vulcão, há um trecho exposto em que é preciso levantar a cabeça e ter cuidado para identificar a trilha.

Passamos a noite no refúgio do Rincon de los Pinos. Lembre-se de proteger o nariz ao entrar, abrir a porta e as janelas e esperar uns 15 minutos antes de entrar e não deixar nenhum alimento para os ratos.

O refúgio estava muito bem cuidado.

Dia 5- do Rincon de los Pinos até o lago Lolog (30.1km)

Nesse dia, fizemos 3 etapas. Pelo caminho tradicional da Huela Andina, a ideia é dormir em outro refúgio, em puerto Auquinco. Porém, chegamos nele às 11h, depois de três horas de caminhada, e decidimos seguir até Puerto Arturo, onde fica a saída sul do Parque Lanin.

O trecho de los Pinos até Auquinco é praticamente pampa. Depois, toma-se um caminho bem fechado até a beira do lago Lolog. Aqui, são outras quatro horas de caminhada, sempre pela orelha do lago, que fica bem puxada em dois pontos em razão do aclive.

Chegamos quase no fim do dia em Puerto Arturo e achamos muito caro o camping. Saímos do parque e pedimos para um senhor que vinha de carro se tinha visto outros campings no caminho. Ele disse que sim.

Caminhamos uma hora e decidimos acampar na beira do lago.

Dia 6 - do lago Lolog até San Martin de los Andes (21km)

Seguimos por mais uns 5km por estrada até onde fica a entrada para o Parque da Reserva do Exército. Na saída da reserva, logo após o mirador para San Martin de los Andes, perdemos a trilha e acabamos encurtando em 4km o trekking, entrando direto na cidade.

Se voce gostou, leia o relato completo do trekking no parque lanin.