Henrique dos Santos 05/06/2018 18:26
    Serra Fina

Projeto Serra Fina - Trilhadeiros

Conheci o projeto ano passado (2017) e achei incrível todo o trabalho a logística envolvida todo o treinamento do grupo e no final ver a alegria de todos a satisfação e a sensação de dever cumprido. Pois bem o tempo passou e conversando com a Alexandra organizadora do projeto havia me informado que estava com difilculdade de tocar o projeto esse ano (2018) e eu me coloquei a dispocisão para ajudar por que seria muito triste que esse lindo trabalho não acontecesse esse ano. Depois de algumas conversas eu estava na organização do projeto junto com o Gustavo e Rodrigo Costa de staff e Alexandra ajudando nos bastidores, começamos a montar o grupo selecionar as pessoas pois se trata de uma travessia muito complicada e ela cobra caro quem não se prepara para enfrentá la entra gente sai gente e depois de muito trabalho fechamos o grupo alguns experientes outros novatos em montanhas realizamos um grande trabalho muita informação dicas todo mundo correu atrás de equipamentos barracas roupas botas tudo que é necessário para realizar a travessia passamos muitas informações muitas mensagens trocadas e tudo pronto, chega na semana da travessia tudo certo todos devidamentes equipados a previsão do tempo estava perfeita e chega a hora vai começando a bater um friozinho na barriga de todos e confesso que estava um pouco nervoso e preocupado me perguntando se estava pronto para isso pois é uma responsabilidade enorme levar 14 pessoas para uma travessia como essa em um ambiente tão inóspito onde tudo é difícil ainda mais que a minha última vez na Serra Fina não foi nada legal tive diversos problemas abortamos a missão e ainda me machuquei uma péssima experiência, mais dessa vez estava muito mais preparado com mais conhecimento com uma equipe muito boa um grupo mais pronto para o desafio e não podia deixá-los em cima da hora. Chegou o grande dia a galera começou a chegar se conhecer e saimos de SP por volta da 23:30 ótima viagem tudo certo e chegamos em Passa Quatro na toca do lobo por volta das 04:00, chegamos e rapidamente começamos a caminhar pois a previsão é que teria muita gente e a Serra da Mantiqueira estaria cheia tudo iria ser disputado.

Galera se preparando para começar o desafio.

Toca do Lobo.

Primeiro Dia: Começamos a caminhar o corpo começou a esquenrtar e logo no começo todos viram que seriam 4 dias longos cansativos e difíceis, a lua cheia iluminava nosso caminho junto com nossas lanternas a galera foi muito bem o dia foi amanhancendo e o cansaço comecou a aparecer mochila pesada noite mal dormida na van comecaram o cobrar o preço passamos vários grupos e também fomos ultrapassados por grupos mais rápidos conforme passava as horas as subidas ficavam mais longas todos iam se esgotando mais seguimos firmes e forte um ajudando ao outro e chegando no trecho de cordas alguns membros estavam exaustos e depois de muito esforço chegamos no cume do Capim Amarelo 2.392 m o plano inicial era ir até a próxima área de camping mais como havia espaço no cume por lá ficamos. Almoçamos e me dei um luxo de levar um Coca- Cola encontramos vários conhecidos amigos e muita gente ia passando no cume, ficamos convernsando a noite caiu e a galera foi se recolhendo eu fiz um jantar (arroz calabresa bancon e batata) que me custou muito caro.

Trecho Final de subida do Capim Amarelo

Trecho de Cordas
    Cume do Capim amarelo lotado vários grupos e muitos conhecidos

Wander no cume.

Segundo Dia: O dia amanhaçeu a galera foi levantando e se preparando para caminhar começamos nossa caminhada cedo com destino a Pedra da Mina ponto culminante do estado de SP, no começo fomos muito bem a Serra da Matiqueira tinha cada vez mais gente seguimos firmes com o nosso cronograma alguns imprevistos mais o espirito de companheirismo estava junto caminhamos por cerca de 6 horas até chegar na base da Mina todos exaustos completamentes cansados olhava para a cara deles e alguns chegavam a dar dó kkkk pesamos em acampar na base mais tudo cheio então não tinha outra opção só nos restava encarar a imponente subida para a Pedra da Mina alguns membros do grupo em melhor estados foram na frente e o segundo grupo seguia logo atrás demoramos cerca de 70 minutos para subir muito cansaço muitas conversas ajuda e enfim cume da Pedra da Mina 2798m chegando lá exaustos dia muito longo e cansativo todos já foram se ajeitando montando suas barracas pois vinha muita gente atrás muito frio e muito vento no cume todos se ajeitaram e entraram em suas barracas para se aquecer, eu durante o dia não comi nada estava com dor de estômago o jantar da noite anterior estava cobrando seu preço dormir um pouco acordei mal e vomitando tomei uns remédios e o frio só aumentava no meio da madrugada uma linda lua nos iluminava e o frio reinava cada vez mais outro membro do grupo se sentiu mal e o Gustavo como sempre muito solidário ajudou o mesmo. E mais frio e vento

Terceiro Dia: O dia amanhaceu e um lindo sol nos prestigiou nesse momento que a gente para e pensa é por momentos como esse que passamos frio e sofremos abrimos mãos de ficar ao lado de familiares, porque abrir a porta da barraca e ter um visão como essa não tem dinheiro no mundo que pague.

Nascer do Sol na PM maravilhoso
    Com um nascer de sol desses é difícil o dia não ser bom

Galera no Cume da PM
    Abrindo a barraca e PAMM

Depois de muitas fotos e momentos apreciando o nascer do sol partimos para nossa caminhada, descemos o vale do Juah ou simplismente Rio Verde paramos para nos hidratar apreciar o belo rio e para os corajosos era hora de tomar banho mesmo com todo o sol estava a água estava muito gelada ali ficamos por uns 30 a 40 minutos

Galera em direção ao Juah

Corajosos se banhando

Abastaçemos nossos estoques de água e derrepente o vale enxeu lotou muita gente passando gente perdida grupos e mais grupos voltamos a nossa caminhada colocamos um bom ritmo passamos muitas pessoas orientamos outras perdidas e seguimos o grupo estava muito bem caminhando bem poucas paradas passamos pelos bambuzais chegamos no Cumpim de Boi pouco atrás de um grupo parceiro Roots raizes da aventura, ficamos uns 15 minutos no sol do Cupim eu particularmente estava bem cansado fraco mal tinha me alimentado pois o estômago ainda me incomodava, o grupo estava bem misto uns muito cansados outros inteiros e partimos em direção ao bambuzal e última noite de camping chegamos rapidamente no bambuzal e tudo cheio alguns acampando no meio das trilhas até que na último ponto de camping tinha vagas montamos nossas barracas nos ajeitamos, eu resolvi deitar um pouco para descancar pois ainda era cedo para dormir cerca de 15 hrs me deitei e não deu outra voltei a ficar mal vomitei e minha pressão caiu fiquei tão mal que não sai da barraca fiquei das 16 hrs até o dia seguinte dentro da barraca amigos me levaram um remédio e a todo momento demonstraram preocupação, enfim a noite caia eu melhorei mais não sai da barraca só ficava dando risada das conversas dos colegas kkk e imaginado que o dia seguinte ia ser muito difícil pois mal me alimentava alguns membros que estavam bem fisicamente resolveram fazer um bate e volta no pico do 3 estados para ver o por do sol , a noite foi tranquila sem vento e frio.

Quarto e último dia: Levantamos acampamentos cedo pois o dia é longo rapidamente subimos os Pico dos 3 estados 2665m o tempo estava fechado um pena pois os novatos de SF não conseguiram apreçiar o lindo nascer do sol sob o mar de nuvens que o local oferece, sendo assim resolvemos seguir mal paramos no cume rápidas fotos e continuamos imprimimos um ritmo muito forte passamos muita gente eu rapidamente cansei estava dois dias passando mal e mal me alimentava estava fraco, seguimos para o alto dos Ivos 2520m ali ficamos por alguns minutos e logo partimos o grupo estava muto rápido não sei oque a galera comeu na noite anterior mais fez bem kkkk entramos na parte final da travessia ai é só descida a galera cada vez mais rápida mal parava o grupo se dividiu e continuamos num ritmo forte e derrepente sítio do Pierre a primeira parte chegou ao fim da estrada pouco antes do meio dia e a outra parte chegou por volta das 12:30 fim de expedição e só alegria e risadas e tirando sarro vendo os outros grupos descendo todos com caras de acabados kkk tudo de forma sáudavel e os carros passando na Rodovia buzinando para gente e pensando oque esses doidos estão fazendo sentados todos sujos cheios de malas sentados no acostamento de uma estrada kkkk. Nem adianta tentar explicar.

Foi muito prazeroso e gratificante conduzir esse pessoal na Serra Fina para mim foi um desafio a parte e apesar do sofrimento de todos tenho certeza que já pensão quando vamos voltar hahahaha

Deixo aqui meus agradecimentos a Alexandra que confiou em mim para conduzir esse projeto a todos os envolvidos ao Gustavo e o Rodrigo que me ajudaram muito foram show valeu.

E ao grupo Trilhadeiros por me proporcionar momentos como esse.