AventureBoxExplore
Create your account

Transcarioca - Trecho 12: Bom Retiro x Centro de Visitantes

Realização do Trecho 12 da Trilha Transcarioca.

Início do meu projeto pessoal: realizar um trecho da Transcarioca por mês, começando em janeiro de 2021. Detalhes do projeto podem ser encontrados aqui.

Data: 28 de janeiro de 2021

Companheiros: Igor (eu) e Verônica (minha namorada)

Começamos a trilha pelo Portão da Tijuca, já que o parque estava fechado para subida de carro. Caminhamos até o Bom Retiro pelo asfalto até chegar à entrada da trilha. Dali partimos para o Morro do Archer (em homenagem ao Marjor Archer, que foi o responsável pelo reflorestamento da área, no Século XIX). Esse trecho, apesar de curto, estava bem fechado, com teias de aranha pelo caminho, mas foi bem tranquilo de ser feito.

Vista humilde do Morro do Archer

Assim que descemos e continuamos para o Pico Bico do Papagaio, encontramos um ponto de água, onde paramos para nos reabastecer. Daí partimos para o Pico Bico do Papagaio. A subida é bem íngreme, uma bela escalaminhada, mas com uma escadaria de madeira bem cuidada no final.

Temperatura no topo do Pico: relando nos 40º C

Depois de vermos a vista, partimos em direção ao Morro do Cocanha. A subida foi mais íngreme do que esperávamos, mas bem mais leve do que a do Pico do Papagaio. Já no topo, subimos a pedra (uma escaladinha que pode intimidar alguns, mas vale a pena), tiramos umas fotos e continuamos para descê-lo pelo outro lado. Essa descida é muito intensa e longa e foi talvez o trecho mais exigente (subi-la pelo lado contrário, sentido Leste-Oeste, deve ser bem difícil), mas vimos várias pererequinhas pelo caminho, mesmo estando muito seco. Devido ao tempo (eu tinha um compromisso às 17h), não subimos o Morro da Taquara e nem vimos a bela vista do Castelos da Taquara. Ao final dessa descida também há um trecho com bastante água corrente (um cano à esquerda da trilha), onde nos reabastacemos.

Todo o trecho é muito bem sinalizado

Continuamos então para a Ponte Pênsil e dali para o centro de visitantes. A caminhada nesse trecho é plana, com trilha limpa e demos um bom gás, sendo o trecho em que conseguimos a melhor velocidade. Daí caímos no asfalto novamente. Se tivéssemos começado mais cedo e não houvesse a limitação do tempo, achamos que seria possível continar para o Trecho 13, mas, como já estávamos atrasados, rumamos de volta para o Portão da Tijuca pelo asfalto mesmo. Todo o Trecho 12 é muito bem sinalizado, com placas, marcações nas árvores e nas pedras.

Aqui fica um Relive da jornada, marcando desde o portão do Parque e de volta.

2
Rafael
Rafael 02/28/2021 11:12

Tu tinha que fazer um post explicando como os trechos se conectam!

Igor de Oliveira Costa
Igor de Oliveira Costa 02/28/2021 12:08

Hummm... Vou fazer um post geral linkando pra cada um dos posts particulares... organizando a jornada.