/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5cdf7ad0bca88/adventure/6019cb15ad5d8/6019cbcfcea51-2.jpg)
Trilha "W" - Parque Nacional Torres Del Paine
Em outubro de 2019, bem em cima da hora, naquele comentário solto de grupo de Whatsaap, Carla e eu...
Acampada TrekkingEm outubro de 2019, bem em cima da hora, naquele comentário solto de grupo de Whatsaap, Carla Albuquerque e eu literalmente invadimos o roteiro dos nossos amigos Mari, Paula Caetano e André. Rsrsrs
Depois do vamos? Vamos! Extrategicamente preparamos aquele happy hour em casa para consolidar o passeio. Entre uma caipirinha e outra, acertamos as datas e compramos as passagens.
Pronto, Réveillon na montanha (28 a 31 de dezembro).
Acho que eles haviam combinado uma viagem em busca de paz interior, ou algo do tipo. Fiquei com a sensação de : "estragamos tudo". Mas a Carla jura que não. Rsrsrsrs No final das contas deu tudo certo.
A caminhada escolhida foi Travessia da parte Sul do Parque Nacional Torres Del Paine (Patagonia Chilena), com ataques a alguns pontos de interesse como base Torres Del Paine, Mirador Frances e Glaciar Grey.
Para o passeio com cerca de 90 quilômetros, e comemoração da virada por lá, foram necessários cinco dias.
O interessante desta trilha é que os pontos de interesse (Torres Del Paine/Mirador Frances/Glaciar Grey) são realizados com mochila pequena (20l), deixando o peso da cargueira (70l) para trajeto entre refúgios: Central, Francês e Refúgio Paine Grande.
Nos refúgios optamos pelo aluguel de barracas. Uma verdadeira “mão na roda”, pois, além de caminhar com menos peso, não gastamos energia montando e desmontando os abrigos.
Nosso trajeto, ou melhor o deles, ocorreu da seguinte forma:
Dia 1 - Puerto Natales ao Refúgio Central, que de lá atacamos a base das Torres
Hostel em Puerto Natales
Base das Torres Del Paine
Dia 2 - Refúgio Central ao acampamento francês, que serviu como base para o ataque ao Mirador francês.
Mirador francês
Dia 3 e 4 - Acampamento francês ao Paine Grande, que foi a nossa morada dos dois últimos dias do ano. De lá, o nosso destino foi o Glaciar Grey, fechando com a virada do ano.
Glaciar Grey
Companheiros do passeio: Carla Albuquerque, Paula Caetano, Mari Várzea e André Várzea
Refugio Paine Grande, às 22h do dia 31
Considerações:
Para fazer esse passeio no Parque Nacional Torres del Paine, garanta os ingressos e reserve os refúgios com antecedência. Faça isso antes da compra das passagens aéreas.
Leve bastante dinheiro. Tudo, literalmente tudo é preciso pagar. Até para o uso do banheiro no refúgio italiano que estava no caminho, foi necessário desembolsar alguns dólares.
Os refúgios contam com ótima estrutura, e isso, acredito que justifique os valores para americanos e europeus.
Diferente das caminhadas brasileiras que geralmente chegamos ao ponto mais alto, na modalidade de trekking caminhamos sem muitas elevações. Ficando o desgaste para o longo percurso e acompanhado do peso.
O segundo dia foi mais agradável. Quase sem trânsito de pessoas.
Mirador Francês somos presenteados com deslocamento de grandes placas de gelo. Um barulho assustador.
No Glaciar Grey é possível ficar bem perto de blocos de gelo, sendo possível tocá-los
Enfim, essa foi a aventura do final de 2019.
O lugar é bem bonito mesmo. Facilita a vida de qualquer fotografo.
Tomara que o dólar me ajude a ir! Haahhaahahah
Valeu Marcelão.
Hahahahahaha É, realmente no momento está bem caro. Mas tem lugares bacanas na patagônia que são possíveis sem custo do parque. Dientes de Navarino e El Chalten são boas opções
Meu Deus! Que lugar maravilhoso!! Adorei!!!
Excelentes fotos, João. Já fiz trekking ai maravilhoso. A estrutura do parque é incrível.
Que bacana Camila Peret. Valeu pelo carinho
José Antônio, obrigado. Nossa, fiquei encantado com a estrutura.