AventureBoxExplore
Create your account
Descubra a beleza inquestionável do Gory Stolowe National

Descubra a beleza inquestionável do Gory Stolowe National

Lar de inúmeras formações rochosas, os visitantes do Gory Stolowe National Park encontrarão uma paisagem atípica para a paisagem europeia.

Trekking Canyon Mountaineering

Apesar de ser uma cidade fascinante, Karlow não está no radar da esmagadora maioria dos turistas que visitam a Polônia. Ora, sendo certo que não é fácil competir com o charme de Varsóvia e Cracóvia, a verdade é que Karlow é um destino muito bonito e interessante.

E sem dúvida, o local mais surpreendente que visitei em Karlow foi o Gory Stolowe National Park, também conhecida como Table Mountains, em inglês. Para os entusiastas de caminhadas — como eu, definitivamente encontrarão nele um lugar para voltar. Localizado no sudoeste da Polônia e compartilhando com o território da República Tcheca, os seus 63 quilômetros quadrados da área montanhosa oferece uma gama de atividades únicas para seus visitantes.

A área do parque é fragmentada por uma extensa rede de trilhas: são mais de 100 quilômetros de rota. O pico mais alto da reserva é o Szczeliniec Wielki, com 919 metros; e, juntamente com o Maly Szczeliniec, com 896 metros, que se eleva a 492 pés acima de Karlow, criam um maciço amplo e plano, com inúmeras fendas e desfiladeiros profundos.

A caminhada até seu topo leva apenas uma ou duas horas e a trilha não apresenta muitos desafios. Mas para chegar até ele, é necessário vencer 665 degraus de pedra construídos no final do século 18 pelo prefeito de Karlów, Franz Pabel.

O que faz a paisagem do parque ser extremamente distinta — entre os labirintos de pedra e bosques, e impossível ignorar —, são as formações rochosas semelhante a animais e humanos, esculpidas pela natureza há milhares de anos. Você pode encontrar "Elefante", "Macaco", "Mamute" e muitos outros.

Quando você finalmente chega ao cume do Szczeliniec Wielki, no entanto, estará em um mundo completamente diferente. No topo, fica a peculiar pousada Na Szczelincu, erguida em 1845 no estilo tirolês, de onde é possível avistar a cordilheira dos Sudetos.

Depois de apreciar a parte ocidental da Table Mountains — do lado tcheco, a volta pode ser feita de duas maneiras: descer pela mesma trilha ou pelo Piekielku, que, em inglês, significa “Hell”. E aceite esse conselho: seria um pecado voltar pelo mesmo caminho. Ele é feito por labirintos atmosféricos de paredes de rocha, muralhas cobertas de musgo e vistas de tirar o fôlego!

E esta é a soberba área natural que o Gory Stolowe National Park procura preservar. Seja escalando o pico mais alto da Table Mountains ou percorrendo a cosmopolita Varsóvia, visitar a Polônia sempre será uma experiência inesquecível. Mais uma vez se prova que, mesmo nas montanhas, tamanho não é documento.

Jonatar Evaristo
Jonatar Evaristo

Published on 12/09/2019 16:07

Performed on 10/16/2019

Views

524

Jonatar Evaristo

Jonatar Evaristo

Joinville, Santa Catarina

Rox
45

「 Photojournalist • Adventurer • Explorer 」

Adventures Map
jonatarevaristo.com.br

208 Following