AventureBoxExplore
Create your account

Barraca 4x1 Flying Tent

Breve review da barraca Flying tent: bivy, rede com tela, rede e poncho.

Adquri essa barraca em 2019, depois de alguma materia no youtube.

Vcs repararam que o algoritimo do Google é tão forte que ele sabe que vc é um consumidor de novidades e está procurando determinado item, mesmo sem saber ?

Pois é...

Vamos lá...

A barraca na verdade é um bivy aumentado. Não possui o conforto de uma barraca (não dá para ficar sentado, por exemplo), e nem tem avancê. Mas é incrivelmente grande para um bivy, cabendo com tranquilidade sua mochila e botas dentro. Na modalidade rede eu costumo colocar a bota dentro da mochila impermeável que vem a barraca.

E tem uma tela de mosquitos e a possibilidade de usar somente ela, sem cobertura, nas noites de pouco sereno ou de lua.

A ideia do produto é ser um 4x1: bivy, rede com tela, rede simples e poncho.

Bom, requer uma boa vontade para transformar ela em rede simples ou poncho. Eu já fiz. Dá para fazer. Com treino, o monte e demonte fica simples. Até porque é bem construida e bem planjeda (foi feita por engenheiros). Assim, cada lado tem um ziper de uma cor especifica. Quase a prova de idiotas (lembre-se que a lei de Murphy tb era)...

O que eu mais uso realmente é o bivy e a rede. Muito tranquilos de usar. Não vou dizer que em 7 segundos (prometidos) vc monta o bivy, mas é algo perto. Muito mais rapido do que qualquer barraca. A magica ? As hastes já vem embutidas na mesma. Basicamente soltando 3 presilhas ela ja "tenta" se montar sozinha.

Alega ter uma parede de 5000mm de chuva. Eu não acredito em tanto. Mas já aguentou boas chuvas comigo. Alias, já me acompanhou ao Saco do Mamangué, Itatiaia e Tres Picos, entre outros. Sempre funcionando muito bem. Algumas vezes como rede, outras como bivy.

Não sofreu com o efeito condensão, pois entre a camada externa e vc há a rede de mosquitos, passando um corredor de ar entre elas.

Me falta usar o poncho a parte, numa chuva e depois ver quanto tempo levo para remontar a rede toda de modo a ficar completa novamente. Quando o fizer, estará nos comentários.

Como rede é uma delicia, já que vc fica realmente numa rede protegida por mosquitos.

A boa qualidade dos materiais e o bom acabamento refletem um pouco no peso. Pesando 2,45kg o pacote todo (a bivy completa, mais os apetrechos para pendurar a rede e uma pratica mochila), não é uma opção leve. Para amenizar isso, ela vem nessa mochila impermeavel, que é feita num formato para se acoplar nas mochilas semi cargueiras ou cargueiras, de modo a não ocupar espaço algum.

Como todo produto com muitas utilidades, acaba tendo o seus pontos negativos. Segundo a critica especializada é o preço e o peso. Alegam que produtos individuais pesariam menos. Acho que concordo em parte com isso. De fato, a minha queridinha (Sea to Summit) lançou faz pouco tempo uma rede ultra light, pesando 155g. Mas para ela funcionar igual, teria que ter outros acessorios, subindo o peso para 1035g. Fora o trabalho de montar tudo aquilo.

Confesso que para nós, do Brasil, qualquer coisa importada é cara... E de fato, o peso é um fator a se pensar. Sou suspeito, pois, como já publiquei aqui, tenho uma das barracas mais leves já construidas, e, por isso mesmo, já aceitava qualquer coisa com peso maior. Não fiquei muito incomodado com o peso do pacote então.

9
Jose Antonio Seng
Jose Antonio Seng 01/04/2021 10:46

Peter, desculpe a falta: Zíper YKK, costuras totalmente seladas ,100% Nylon Ripstop, PU transparente revestido, acabamento em silicone DRW.

Jose Antonio Seng
Jose Antonio Seng 01/06/2021 22:12

Peter, eu acho que o Nylon é 100D. Pq é bem grosso.

Peter Tofte
Peter Tofte 01/07/2021 21:51

Nossa, 100 D, um tanque blindado! A grande vantagem é que é polivalente. Há lugares, numa mesma trilha, que é melhor tenda, noutros melhor rede. Valeu Seng!

Jose Antonio Seng
Jose Antonio Seng 01/07/2021 23:08

Ehehe. Acho que eles ficaram com medo, pelo teto esticar junto com a rede (que aguenta 120kg) e resolveram apelar. A minha Sea To Summit é de 15D. Mas vou tentar me informar melhor sobre qual o nylon ali. Abs

Paula @mochilaosabatico
Paula @mochilaosabatico 01/15/2021 10:02

Boa matéria! Fiquei impressionada com o peso. Muito pesada mesmo 😲

Jose Antonio Seng
Jose Antonio Seng 06/05/2021 17:49

Peter, descobri agora que a parte debaixo, a rede é de 150DN Oxford Nylon. Estou tentando achar a parte de cima. Sei que é silnylon ripstop.

Jose Antonio Seng
Jose Antonio Seng 07/02/2021 10:09

Paula, tava tentando entender o peso por peso na barraca. E ainda nao achei a explicação total. Ja descobri que a parte de baixo, que vira poncho, pesa 840g. Deve ser pra aumentar a capacidade da rede, ja que ela vira rede comum mesmo. Mas nao tem jeito, vou desmontar ela toda e pesar uma a uma e te digo.

Jose Antonio Seng
Jose Antonio Seng 07/02/2021 10:12

Acabei de usar ela na Pedra do Frade de Angra. Funcionou muito bem, mesmo presa só com um speck !