Tenho que confessar que sou fã da marca autraliana Sea To Summit.
Simplesmente eles conseguem soluções boas para os produtos que seriam corriqueiros.
Acho que a marca é mais conhecida pela infinidade de modelos de sacos estanques. Diversos tamanhos, usos e pesos. Tem levissimos, de compressão, estanque, etc...
Mas vou falar aqui de um item que comprei faz tempo. Essa barraca é simplesmente genial: Specialist Duo Tent Shelter.
Não é para iniciantes, confesso. Tem algum problema com o teto unico. E ela sofreu muito no mercado por causa disso. Não se entendia (em 2013) quando foi lançada, o conceito de ultraleve. Hoje há inumeras barracas usando o mesmo conceito. Até com o refinado cuben fyber. Mas ainda assim, essa barraca, usando Nylon 20D consegue ser mais leve. E com zipers, ao contrario das modernas barracas leves, que usam um sistema de sobreposição de tecidos.
E não só leve. Ela é bem compacta.
Aqui temos uma noção de tamanho da barraca: De fato, ela é minima. E leve.
Acho que se tivesse sido lançada como "abrigo" e não como barraca, teria vendido melhor. Fora isso, o preço era um tanto alto para o que pretendia. Mas, como dito, não é para iniciantes.
Sua montagem, até pela falta de sobreteto, é extremamente simples. Prendeu os pegs na frente e depois ao fundo, instala a vareta ou o bastao de caminhada (funciona até melhor) e prende os pegs no meio.
Dai vc tem que esperar um pouco o tecido esticar e vai ajustando, no proprio cordelete.
O modelo de 2 pessoas é tipo ou 2 pessoas ou 1 pessoa e 1 mochila grande. Eu não tenho problema de usa-la solo, com a mochila dentro. Mas já usei com 2 pessoas em El Chalten.
Amplas telas de ventilação, não senti calor com ela.
Na verdade, pela diferença de peso, é a melhor opção individual. Cabe bastante coisa. Tem fartos 4 bolsos em cada lado, é ventilada e aguenta razoavelmente bem a chuva.
Em uma das fotos vc vê a possibilidade de fazer um sobreteto com o poncho. (aqui ainda não totalmente esticada)
É um produto resistente, tendo sido utilizado basicamente nylon 20D e 15D em alguns lugares. Isso a torna mais frágil ? Nem tanto. Como todo equipamento, é preciso saber usar. Claro que é menos resistente do que um nylon 70D, mas ainda assim, é bem resistente. Tenho usado sempre com o piso, para evitar qualquer rasgo:
Mas estou bem feliz com a barraca (desde 2014). Já acampei no Pico da Bandeira, El Chalten, Tres Picos, Serra do Papagaio, Ilha Grande, Juatinga, dentre outros. Porque é uma barraca extremamente leve e compacta, e, para uma pessoa, muito confortável.
Eu acho que é uma barraca mais que suficiente para uma pessoa, ocupando pouco espaço. E muito leve (por 700g as vezes nem bivy vc acha). Os seus defeitos são o preço (quase R$ 1.500,00 na epoca), o fato de ter teto unico e não ser auto portante.
Mas, como disse, autoportante é uma escolha. E teto unico é saber usar que minimiza muito os efeitos.
Pela que ela não é mais fabricada. O mercado não a recebeu tão bem, pela questão do preço.
Eu não expliquei no post, mas eu tenho um conceito talvez diferente de equipamento. Eu compro o que serve para usar na maioria dos lugares que vou. Então não compraria uma barraca de alta montanha, nem 4 estações. Tampouco um saco de -20°. Pq entendo que quando vc fizer um trekking para esses lugares, haverá esse equipamento para alugar. O que não me impede de as vezes ter algum problema bom: tenho um saco spark II, e ele é quente demais para o Brasil. O problema é achar um substituto desse tamanho e peso... rs
Muito bom o review Antonio!!!!
Obrigado, Jone. Ainda estou aprendendo...
Jose, ainda esta usando essa barraca?
Oi Tiago. Sim. Ela ainda está muito boa. Vou dar uma selada nova nela, mas mais por precaução. Foi uma ótima aquisição.