Em Agosto de 2023 após me preparar fisicamente e me planejar decidi fazer a travessia solo da serra fina .
A logística que utilizei foi o sítio do pierre e pernoitei um dia antes na nativa serra fina ,onde deixei meu carro estacionado para quando eu finalizasse a travessia ele já estivesse por lá pra facilitar .
Combinei com o meu transfer de me pegar lá por volta das 04:30 da manhã e me levar até a toca do lobo onde levaríamos aproximadamente uma uma hora de carro devido as condições da estrada .
As 04:20 eu já estava no estacionamento aguardando pelo transfer e estava um céu muito estrelado e fazia 7 graus , foi então que o transfer chegou em embarquei para a minha travessia solo,levamos cerca de uma hora e meia até a estrada da toca do lobo e o transfer me deixou uns 800 mts antes e comecei a minha caminhada ainda escuro porém com aquele clima fresco e gelado da montanha .
Fiz o meu check lista na portaria e inciei a travessia passando pela toca do lobo e após 1 hora de caminhada eu já estava no quartizito, onde fiz minha primeira pausa e já apreciei a primeira vista incrível.
Dali em diante eu seguiria pelo passo dos anjos e meu próximo cume seria o capim amarelo .
Por volta de 11:30 eu cheguei no cume do capim amarelo .
e já fazia muito calor por ser mês de agosto, porém estava aquele céu azulado ou céu de brigadeiro , o meu destino final do primeiro dia seria o Maracanã , decidi acampar por lá por estar próximo da água .
Cheguei no Maracanã às 13:15 e esse primeiro dia foi e seria o dia mais difícil da minha travessia onde levei 06:15 seis horas e quinze minutos de caminhada.
Lá no Maracanã montei meu acampamento fui buscar água e descansei e algumas horas e minutos depois começaram a chegar algumas pessoas que também faziam a travessia porém com algumas agências , lá conheci a galera da cumbre montanhismo e o grandão guia de montanha que guiava duas clientes .
Enquanto eu descansava pela barraca ouvi uma conversa dele com os clientes que aquilo valeria como uma dica de ouro pra eu continuar minha travessias nos próximos dias.. a dica era acordar e começar a caminhada bem cedo devido ao clima seco e muito quente que faria nos próximos dias , foi então que decidi fazer isso e acordei por volta das 03:30 e quando foi 05:15 já estava iniciando a minha caminhada num clima bem fresco e agradável .
Quando o dia começava a amanhecer eu já estava numa parede onde tinha a vista ao fundo o capim amarelo lá longe .
Já estava caminhando fazia uma hora e o clima super fresco e agradável e logo mais passaria pelo cume do melando.
Continuei em frente e ainda passaria pela floresta encantada e logo mais a nascente do rio claro onde pegaria agua , uma dica que utilizei e recomendaria seria nesse segundo dia. Não teria necessidade de sair com tanta água e pesado do Maracanã .. eu sai levando 2 litros e meia pois umas 3 horas após eu abasteceria na base do rio claro antes da pedra da mina e o último ponto de água do segundo dia .
As 10:20 da manhã eu chagava no cume da pedra da mina e finalizava meu segundo dia , valeu muito a pena pois eu caminhei das 05:15 até as 10:15 e fiz em 5 horas o segundo dia e na maior parte do tempo estava fresco porém após esse horário o sol estava judiando e fazia muito calor .
Montei minha barraca e fui o primeiro a chegar no cume novamente e pude escolher o melhor lugar ou a melhor vista pra montar minha barraca .
Alguns minutos após montar a minha barraca , chegou no cume um montanhista que também fazia a travessia solo , era o André do Rio Grande do Sul , cara muito gente boa onde fizemos amizade e seguiríamos juntos até o cume dos três estados no terceiro dia da travessia .
O segundo dia na pedra da mina foi mais um dia incrível onde o tempo estava perfeito , nenhuma nuvem no céu , sem vento e céu estrelado durante a noite e um tempo perfeito.
Apeoveitei muito este segundo dia da travessia e a noite me bateu um pouco de dor muscular onde tomei um advil e dormi como uma pedra e acordei zerado !
Apos ver o nascer do sol na pedra da mina segui em direção ao vale do ruah, esse seria o último ano e a última travessia por onde seria a passagem pelo vale , o próximo ano já seria obrigatório fazer o contorno .
Nesse terceiro dia foi mais tranquilo onde fiz em 4 horas e 15 até o cume dos três estados , porém quando abasteci no vale do ruah onde seria o primeiro e último ponto de água para o dia todo e também o quarto e último dia da travessia eu abasteci com 6 litros de água quando cheguei no cume me dei conta que havia perdido uma garrafa de 1.5 litros .que mais tarde eu seria abençoado pelo grandão guia da outra empresa que achou a minha garrafa em me entregou
Apos abastecer eu segui em direção ao Cume dos três estados e passei pelo cume do cupim de boi .
As 11:20 eu cheguei no cume dos três estados
Esse terceiro dia da travessia foi mais um dia abençoado com esse céu de brigadeiro , sem chuva , sem vento e muito calor e uma noite maravilhosa de céu estrelado e perfeito.
Apreciei a vista do cume , descansei bastante , recebi os amigos de outras empresas que chegaram um tempo após eu já estar lá em cima e o cume ficou cheio e lotado com as barracas .
No meu 4 dia da travessia acordei bem cedo na madruga desmontei minha barraca e logo após o sol nascer eu já estava começando a caminhar por volta de 06:15 pois eu só tinha 900 ml de água pra finalizar a minha travessia e até o alto dos ivos onde eu calculei levar 1 hora e 40 min e o sol começaria a ficar forte eu já teria feito o trecho mais pesado e depois seria praticamente somente descida até o sítio do pierre ou nativa serra fina onde lá meu carro já estaria me esperando e estacionado .
Quando cheguei no alto dos Ivos a ficha começou a cair e me dei conta que os minutos finais seriam de reflexão e a travessia estava acabando e eu teria realizado minha primeira travessia solo e já na serra fina , fui agradecendo a Deus pelos dias incríveis e de tempo perfeito que peguei nessa travessia e também por eu estar inteiro devido a minha preparação física e psicológica.
Levei umas 4 horas do cume dos três estados até a nativa serra fina ,onde lá eu fui tomar aquele banho e comi um pf caprichado que já deixei encomendado e foi só alegria !
Finalizo aqui essa experiência incrível de fazer essa travessia solo e viver essa oportunidade incrível ! Obrigado Deus e a montanha !
Belo dia, e muito boa trip. Parabens para o feito. É para poucos fazer solo !
Jose Antonio Seng Muito Obrigado !