Registro aqui mais uma travessia solo e concluída com sucesso na Serra do papagaio realizada nos dias 14 a 16 de maio no total 47 k em 3 dias .
Iniciei no dia 14 às 07:15 e por volta das 09:15 já estava na base do morro do chapéu onde deixei minha cargueira no mato e fiz o ataque em 20 min até o cume do morro do chapéu ou serra da careta , o primeiro cume da travessia .
Após o ataque continuei a minha travessia e segui com destino ao rancho Salvador onde pernoitaria e passaria minha primeira noite .
Cheguei no rancho por volta de 11:30 e pra minha surpresa estava vazio o rancho , todo reformado limpo e estruturado com mesa , fogão a lenha e alguns bancos .
Entao montei minhas coisas , comi algo e descansei um pouco e ao final do dia subi até o cume do morro do chorão para assistir o pôr do sol .
No dia seguinte comecei a travessia as 07:30 passando pela cachoeira do Juju e a ideia seria pernoitar no camping da cachoeira do charco como no estilo clássico e tradicional a maioria das empresas ou pessoas fazem, porém eu fiz em 3 horas esse segundo trecho e por volta das 10:30 eu já estava na cachoeira do charco e decidi continuar e tocar até o retiro dos Pedros , porém segue aqui algumas fotos do trecho do Salvador até o charco .
Desci a trilha por esse trecho na foto acima e cheguei na cachoeira do Juju e segui com destino a cachoeira do charco, antes tem um casebre onde também é possível pernoitar .
Na sequência a cachoeira do charco
Atravessei essa cachoeira por volta de 10:3 e segui com o duro e forte pernada até o retiro dos Pedros , minha mochila estava muito pesado e saberia que o esforço físico seria grande .
A trilha segue com muita abundância de água e lindos campos de altitude e com visual incrível .
Por volta das 16:30 eu cheguei no retiro dos Pedros e fiz em 9 horas os 24 km é extremamente exigente devido ao peso que carregava na minha mochila porém foi muito recompensador , antes dos Pedros abasteci a minha água no santo daime pois tem duas subidas bem exigentes devido ao cansaço de 8 horas caminhando até o início dessas duas subidas .
Local onde acampei no retiro dos Pedros
No outro dia pela manha por volta de 07:30 comecei a caminhar e fiz um ataque ao cume do pico do tamanduá bandeira , ponto mais alto dessa travessia por volta de 2.300 mts , estava uma neblina e tempo bem fechado , deixei minha cargueira no mato e subi leve ,levei uns 15 min pra subir e uns 10 pra descer e já estava de volta na trilha , lá em cima no cume tem uma área de mata pequena e fechada pra pernoitar também
Área de camping no cume do tamanduá .
Apos atacar o cume retornei para a trilha e segui com destino ao acampamento base do cume da pedra do papagaio , antes passeia pela pedra do tamanduá e altar e pedra quadrada porém o tempo estava muito fechado e dificultou a visibilidade .
Pedra do tamanduá coberta pela neblina .
apos uma hora descer o cume do bandeira eu já estava na base do papagaio e iniciaria o ataque ao cume e deixando minha mochila no mato .
Levei cerca de 25 min até o cume do papagaio e chegando lá em cima havia dois montanhistas onde do amizade com eles , jogamos conversa fora , fiz uma foto e desci para pegar minha mochila e finalizar os 6 km de descida até o camping panorâmico
Cume do papagaio 2.100 mts
Iniciei a minha descida as 11:00 hs e as 13:00 hs finalizei a travessia no camping panorâmico , essa travessia me trouxe uma experiência incrível de auto conhecimento , experiência e vivência por estar sozinho na montanha e mais uma vez desbravando e utilizando toda técnica e preparação física e a vivência e experiência que foi estar nesse lugar tão maravilhoso e único que ficará em minha memória para sempre ! Obrigado Deus , serra do papagaio e a minha família que me apoiou .
