AventureBoxExplore
Create your account
Açu + Circuito do Índio +  Portais de Hércules

Açu + Circuito do Índio + Portais de Hércules

Um fim de semana cheio de vistas deslumbrantes

Camping Mountaineering Trekking

Esse sábado, pela quarta vez, subi o Açu. Pela primeira vez com um tempo tão aberto e bonito. Na primeira vez que subi o tempo estava razoável, mas por ser a primeira, o olhar era outro. Subimos uma amiga eu, ambas pela primeira vez e sozinhas, então era mais um olhar curioso e atento. Na segunda vez, numa tentativa frustada de fazer Petrô x Terê em um dia, peguei muuuita chuva e muito frio. Na última vez que fui, antes dessa, no Réveillon, ficamos presas em uma tempestade de raios, que não nos permitiu curtir tanto a subida.

Desta vez o destino era o Açu e seguir na madrugada para ver o nascer do sol nos Portais de Hercúles. Há tempos eu e uns amigos queríamos fazer, mas como era fim de semana da Abertura da Temporada de Montanha no Rio, muitos não foram e acabamos indo só eu e um amigo.

Tempo bastante aberto na subida.

Sábado, 27/04

Saímos do Rio quase 9h e começamos a subir a trilha, na portaria de Petrópolis, as 11h. Subimos numa velocidade moderada, curtindo casa subida, cada vista, identificando montanhas, tirando muitas fotos, com um olhar completamente diferente das vezes anteriores que fui. Não sei ao certo a hora que chegamos, acho que era por volta de 15h30, montamos as barracas no camping atrás do abrigo e fomos ver o pôr do sol. Íamos no Cruzeiro, mas dei a ideia de irmos ao Circuito do índio, um lugar de vista privilegiada que o abrigueiro levou a todos que estavam no abrigo para ver a queima de fogos da cidade do Rio no Reveillon. Para chegar lá basta passar para o outro lado dos Castelos e seguir uma trilha que começa com mato um pouco alto e depois é bem sinalizada com totens nas partes de pedra. Poucas pessoas vão até lá, mas é um lugar bem interessante, com vista panorâmica da cidade do Rio e Niterói. O pôr do sol foi lindo e a visibilidade da cidade estava perfeita.

Vista do Circuito do Índio.

Voltamos, fizemos nossa janta e fomos dormir, o dia seguinte começaria muito cedo.

Domingo, 28/04

No domingo, as 4h levantamos e por volta de 4h40 saímos para os Portais. A gente nunca tinha ido, mas estávamos com gps e algumas instruções que nos fora dado de antemão. Apesar de ter ido muitas vezes ao Sino e ao Açu, eu nunca fiz a travessia, (uma grande frustração rsrs) então até o caminho para o Morro do Marco pra mim era novidade. Saímos e fomos seguindo o gps, devagar e com cuidado, por ser noite e além disso ter muita névoa. Entre desce pirambeira, sobe pirambeira, “ihh saiu da trilha”, “é pra cá”, “tem uma trilha aqui”, chegamos no Morro do Marco onde viramos a esquerda e seguimos em direção aos Portais. Entramos nuns matos altos, passamos em mais pirambeiras e mais a frente o caminho já era bem sinalizado por totens. A essa altura já se via um feixe de luz avermelhada no horizonte, que só dava pra enxergar entre um trégua e outra das espessa nuvens que passavam. Mas já podíamos seguir com as lanternas desligadas. As 6h10, após atravessar a pirambeira mais molhada e enlameada, que corta um ponto de água, chegamos aos Portais de Hercúles e ficamos lá embasbacados com aquela vista linda.

Curtimos o nascer do sol, tiramos muitas fotos, e as 7h voltamos. Na volta, com o dia já claro, identificamos alguns erros no caminho e seguimos de volta felizes e contentes por aquela vista tão bonita. Ao chegar novamente ao Morro do Marco o dia acinzentou e já não se via nada novamente. Foi realmente um presente de Deus aquela 1h perfeita do nascer, depois, as nuvens encobriram tudo novamente.

Assim voltamos ao acampamento, desmontamos as barracas e descemos bem rápido para a portaria de Petrópolis. Ainda teve uma paradinha para um banho revigorante em uma das cachoeiras no fim da descida. Foi um fim de semana cheio de vistas lindas que valeu cada passo.

Josye Villela
Josye Villela

Published on 04/29/2019 00:17

Performed from 04/27/2019 to 04/28/2019

Views

931

1
Diego Piffaretti
Diego Piffaretti 04/29/2019 10:13

Trilha perfeita! Meu pé quente prevaleceu kkk