Um fim de semana no Abrigo Kinderdorf

A ideia era um passeio no PETP, mas a chuva só permitiu um passeio ao Abrigo Kinderdorf.

Mountaineering

Tem tempo que não passo por aqui, se passaram algumas aventuras sem relato. As que talvez merecessem algum foi a de mais um incrível Reveillon no Açu, com uma linda vista da queima de fogos da cidade toda, e o carnaval no Monte Roraima, que teve seus lindos dias contados no relato do Clube Outdoor.

Vou voltando a escrever um pouquinho, no também lento retorno a algumas atividades de montanha. E esse não é exatamente o relato de uma aventura super radical rsrsrs.

Para os dias 24 e 25 de outubro havia planejado ir com alguns amigos ao PNI, mas a previsão do tempo colaborou nadinha. Com alguns dias de antecedência desmarcamos a ida pra lá e William e eu decidimos ir para os Três Picos. A previsão do tempo já anunciava chuva desde o inicio da semana, mas nenhum dia choveu, o que nos deu um pingo de esperança que no final de semana os dias no PETP poderiam ter alguns momentos propícios para um passeio no Cabeça de Dragão. Mas adivinha? Hahaha!

Bom, saímos do Rio no sábado de manhã cedo de ônibus para Friburgo. Eu e William não dirigimos, o que não impede muito de chegar em alguns lugares, a diferença é que a gente caminha um pouquinho (poucão) mais.

Pra quem não sabe chegar nos Três Picos de bus, é só pegar um ônibus para a Rodoviária Sul em Friburgo (em Friburgo tem a Rodoviária Norte, mas ela é mais distante), de lá pegar um Uber para a Estação Livre, que é pertinho, dá uns 10 minutos de Uber, a Estação Livre é uma rodoviária urbana. Na Estação Livre tem que pegar o ônibus 55, que vai para São Lourenço. Essa viagem demora cerca de 1h.

Ir de ônibus pode ser um pouco cansativo, então é importante conciliar os horário. O ônibus 55 passa pontualmente no horário da sua grade, então confira no site da Nova Faol os horários de ida e volta pra lá.

Mapa da Rodoviária Sul a Estação Livre e da Estação Livre as estradas de acesso ao PETP (o traçado amarelo é a estrada principal, que chega ao Pouso dos Paula, o traçado em Rosa é a estrada de Santa Cruz, que leva ao Abrigo Kinderdorf.

(Marcação no Google Maps de onde descer se você for de ônibus https://goo.gl/maps/miEQpmSd4X9JTNUF9)

O ônibus deixa na estrada e tem que subir a pé, dá cerca de 3km até o Pouso dos Paula, numa estradinha de terra, já com aquela vista e ar acolhedor dos Três Picos.

Abrigo Kinderdorf

Grande área de camping

A gente ficou no abrigo mais distante possível rsrs, o Kinderdorf. Ele fica na estrada de Santa Cruz, e é lááááá em cima, é o último mesmo. Mas vale muito a pena. O abrigo é enorme, com uma vista linda, e acesso a uma cachoeira, que eu nem sabia que tinha em Três Picos. No abrigo tem geladeira, microondas, fogão, tudo que você imaginar pra fazer um camping ou ficar nos quartos compartilhados com mais conforto do que a gente imaginaria na montanha.

Apesar do Abrigo Kinderdorf não ser na estrada principal para o Três Picos, quase em frente ao abrigo existe uma trilha secundária que leva até a sede do Parque. Infelizmente não rolou mesmo fazer, porque choveu quase o tempo todo rsrs.

Cachoeira e logo abaixo um grande poço, depois da horta do Abrigo Kinderdorf

Mas só de estar ali, curtir aquele momento na montanha, o tempo chuvoso e conhecer o abrigo já valeu demais. Pra fechar o final de semana, descemos a estrada para Santa Cruz com um banho de chuva absurdo, que fez das nossas botas canecas cheias de água. Hahaha! Viva as capas de chuva das mochilas que nos permitiram colocar uma roupa sequinha para voltar ao Rio! :)

Depois do banho de chuva rsrs