Montanha para Todos | Conheça o Projeto!

Saiba mais sobre a Julietti, a cadeira de roda adaptada que possibilita o acesso de pessoas com mobilidade reduzida em montanhas e trilhas.

08/03/2021 11:00

Existem mudanças inesperadas na vida de todas as pessoas. Mas apenas algumas encaram isso como uma oportunidade para tornar o mundo um lugar melhor. Exemplo disso é a história da Juliana Tozzi e do Guilherme Cordeiro.

A Juliana depois de enfrentar um câncer de mama e passar por uma difícil batalha, decidiu realizar um sonho do casal e engravidou do seu primeiro filho. Logo depois do início da gravidez foi acometida por uma síndrome neurológica rara com o retorno do câncer, que a deixou com mobilidade reduzida. Com todo apoio da família e amigos em sua luta, Juliana conseguiu concluir a gravidez no 7º mês, e o pequeno Benjamin nasceu, trazendo muitas alegrias! :)

Mesmo com a mobilidade reduzida a paixão pelas montanhas continuava viva e Guilherme fez uma promessa a sua esposa: "Onde você quiser ir, eu vou te levar!".

Com essa promessa, muito estudo e pesquisa, Guilherme começou a desenvolver uma versão nacional de uma cadeira adaptada para as montanhas. E assim nasceu a cadeira Julietti que permite que pessoas com mobilidade reduzida tenham acesso aos locais mais difíceis.

Créditos da Imagem: Montanha para Todos

O projeto Montanha para Todos busca incentivar e viabilizar o acesso à atividades na natureza para pessoas com algum tipo de deficiência de mobilidade, e vem inspirando muitos montanhistas ao redor do Brasil.

Atualmente existem Juliettis já distribuídas em diversos parques e trilhas em todo país. Mas juntos podemos apoiar este projeto incrível de diversas maneiras:

O Montanha para Todos também criou um banco de voluntários para auxiliar as pessoas que queiram utilizar as Juliettis possibilitando que mais pessoas desfrutem de uma boa experiência no ambiente outdoor e do contato com a natureza. (Acesse aqui e seja um voluntário)

Além do desenvolvimento da cadeira a iniciativa vem sensibilizando praticantes de atividades outdoor para a importância de um olhar mais cuidadoso para inclusão de pessoas com mobilidade reduzida no montanhismo.

Mas a aventura não acabou por aí! Agora o casal está em uma expedição em uma caminhonete adaptada explorando vários destinos pelo Brasil. Essa nova jornada você pode acompanhar no Instagram @montanhaparatodos.

Imagem Instagram: Montanha para Todos

São iniciativas como esta que nos inspiraram a criar a o projeto "Juntos: Aventuras Inclusivas" no AventureBox, para reunir experiências de atividades outdoor adaptadas, inspirar novas aventuras e compartilhar projetos de inclusão outdoor.

Apoie também essa iniciativa! Vamos Juntos!