Olá, acabamos de terminar o Tour du Mont Blanc (TMB). Foram 170km, começando pela França, passando pela Itália, Suíça e retornando à França (cidade de Chamonix). Fizemos em 10 dias, acampando todos os dias, exceto em Coumayeur (Itália), onde ficamos uma noite em hotel.
Foi uma experiência incrível, muito mais desafiadora que imaginávamos! Pegamos 4 variantes difíceis, mas as paisagens lindas compensaram: col de sapin, col de Tricô, Fenêtre D’arpette e Lac Blanc.
Nos primeiros dias pegamos muita chuva e frio, inclusive nevasca ao passar pelo col de Bonhomme no 3o dia! A trilha estava perigosa, cheia de neve e gelo. Deixando-a mais lisa ainda. Não estávamos esperando por um clima assim, eu estava apenas com uma camiseta dryfit e uma capa impermeável para chuva. Passei muito frio, o refúgio que nos socorreu com seu aquecedor e bebida quente. O dia mais difícil foi o 8o, quando passamos por Fenêtre D’arpettre. A trilha é longa, muito íngreme, cheia de pedras grandes soltas na subida e escorregadia na descida. A mochila cargueira nas costa dificultaram mais ainda. Mas a paisagem é lindíssima.
Recomendo que quem deseja fazer o TMB acampando esteja bem preparado fisicamente e psicologicamente para conseguir curtir a linda paisagem! Os bastões de trekking nos ajudaram bastante e a comida liofilizada para as noites de camping!
