Tarp ou Barraca? Com que abrigo eu vou?
Algumas vantagens do Tarp/Toldo versus barraca para acampamento ultraleves
Não é da nossa cultura acampar somente com Toldos / Tarps. Precisa um pouco de experiência, mas depois que pega o jeito acaba evolundo e não querendo mais acampar de barraca. Aqui vamos lhe dar 12 motivos para você ir mais leve e repensar seus hábitos na escolha de equipamentos para acampar:
1- Peso e Portabilidade: Todos/tarp são geralmente muito mais leves e compactos do que barracas, tornando-os ideais quem deseja minimizar o peso de seu equipamento. Eles são uma ótima escolha quando cada grama conta.
2- Versatilidade: Os todos/tarp podem ser configurados de várias maneiras para se adaptar a diferentes ambientes e condições climáticas. Eles podem servir como um abrigo simples contra a chuva ou o sol, quebra-vento ou até mesmo um revestimento para o chão. Sua versatilidade as torna adequadas para uma variedade de atividades ao ar livre.
3- Ventilação: Ao contrário das barracas, os todos/tarp são abrigos abertos, o que significa que proporcionam excelente ventilação. Isso ajuda a reduzir a condensação e mantém o ar fresco no interior, tornando-as especialmente confortáveis em climas quentes.
4- Visão de 360 graus: As Todos/tarp oferecem vistas desobstruídas do ambiente natural ao redor. Esse design aberto permite que você se envolva totalmente na natureza e desfrute da paisagem, o que muitas vezes é limitado em uma barraca tradicional com paredes sólidas.
5- Simplicidade: Montar um toldo/tarp é geralmente mais simples e rápido do que armar uma barraca. Isso pode economizar tempo e esforço, especialmente quando você precisa mudar de acampamento com frequência ou está lidando com condições climáticas desafiadoras.
6- Adaptação a terrenos irregulares: Toldos/tarps são versáteis o suficiente para se ajustarem facilmente a terrenos irregulares ou desafiadores, permitindo a criação de abrigos eficazes mesmo em locais com pouca área plana.
7- Facilidade de Reparo: Em caso de dano, como rasgos ou furos, é geralmente mais fácil e barato reparar um toldo/tarp do que uma barraca. Isso pode aumentar a vida útil do equipamento.
8- Economia de custo: Toldos/tarps costumam ser mais acessíveis em comparação com barracas de qualidade semelhante, tornando-os uma opção econômica para aventureiros com orçamento limitado.
9- Experiência de Acampamento: Para aqueles que buscam uma experiência mais próxima da natureza e desejam se desconectar das 4 paredes, os toldos/tarps oferecem uma experiência mais autêntica.
10- Sistema de Cozinha ao Ar Livre: Toldos/tarps também são excelentes para criar áreas de cozinha ao ar livre, fornecendo proteção contra sol e chuva enquanto você prepara as refeições.
11- Menos Impacto Ambiental: Como são mais leves e duráveis, os tarps podem ser considerados uma opção mais sustentável para o meio ambiente, uma vez que resultam em menor consumo de recursos e produção de resíduos em comparação com barracas, além de causar um menor compactação e impacto no microambiente do solo.
12- Produção nacional: Toldos/tarps são produzidos no Brasil o que diminui o impacto ambiental devido ao transporte, possibilita a geração de emprego, renda local e diminuição das desigualdades sociais.
Sem dúvida a versatilidade dos Tarps é espetacular! Utilizo há muitos anos para acampar a prática do bivaque com toldos (tarps), seja no chão ou também com redes. Uso a rede Joy, a meu ver a melhor do mercado, e também usei por bastante tempo o Tarp Oca, que ainda uso em algumas trips e está perfeito mesmo depois de mais de 10 anos intensos de utilização. Todava não o considero tão versátil como outros modelos hexagonais ou retangulares, pois a depender das condições climáticas não oferece tanta proteção como estes outros formatos. O lançamento do Tarp Oca 2.0 veio para suprir essa lacuna, mas percebi que os seus 2,15m de largura ainda estão um pouco aquém para proporcionar total proteção em algumas situações climáticas mais adversas (especialmente pensando num produto anunciado para uso por duas pessoas).
Kampa : Então, desde já deixo a sugestão de pensarem num "modelo 3.0", com 2,80 ou 3,00m de largura por 3,40, ou até 3,50m de comprimento, em formato retangular ou até "catenário" como mais uma opção nacional com o excelente matrial de confecção que vocês empregam!
Excelente artigo. Tenho uma barraca specialist sea to summit, uma rede flying tent, e um poncho tarp gatewood cape (fiz artigos para ambos aqui). Acho que cada um tem um ponto muito positivo e um muito negativo. Minha barraca é beeem leve (em torno de 600g). Já o tarp tem em torno de 300g. O que nao é determinante nem num caso nem em outro. No Brasil, pela nossa grande biodiversidade, ainda acho complicado a tarp. Tem que ser bem desprendido. Mas realmente, uma vez se acostumando, vc tem mais liberdade. Por outro lado, algumas barracas (o padrão) não só são bem pesadas, como sujeitas a problemas, como no caso das varetas.
Jose Antonio Seng Uso de Tarp é questão de aculturamento mesmo. O aventureiro "padrão" no Brasil tem um costume muito arraigado no uso da barraca, sob a falsa illusão de que ela lhe "protegeria mais". Desde criança fui acostumado pelo meu pai, que também era montanhista, das antigas, a dormir no relento e a bivacar. Depois, na adolescência, passei a acampar com uso barraca e demorei a voltar pras origens e usar bivaque, tarp e/ou rede novamente (época do serviço no EB). Hoje convivo com os 3 modelos sem problemas, e olha que acampo predominantemente em regiões de Mata Atlântica, onde a biodiversidade é bem grande, e não tenho problemas com insetos ou animais de maior porte. Pelo contrário, considero que para muitos cenários de floresta a rede com tarp é a opção mais segura! Abraço desde o Sul!