/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5806c1cbcef09/adventure/59ce582465d1b/59ce594fbbebc-2.jpg)
Após se instalar na vila de Conceição do Ibitipoca, distrito de Lima Duarte/MG, fomos conhecer o Parque Estadual do Ibitipoca. Para quem vai de ônibus e não tem como se locomover de carro na vila, pegamos o contato do Sorriso, ele faz o "carreto" até o parque, são 3km da vila até o parque, porém, economizar os passos nesse percurso para fazer a trilha, para quem não tem se dedicado muito às atividades físicas nos últimos tempos, é a melhor opção, é bem puxadinho (foi para mim, no primeiro dia, 6km ida e volta).
Chegamos, escolhemos primeiro o Circuito das águas, o menor do parque, com cerca de 5km, com paisagens lindas, lagos e cachoeiras, ótimo para dar aquela energizada.
Deixamos o outro dia para fazer o Circuito da Janela do Céu, para já ir se acostumando com as trilhas e exercitar as pernas, para o trajeto de aproximadamente 16km (ida e volta), considerada o grande desafio do parque, na minha opinião, não é tão difícil chegar lá, não exige muito preparo físico e caminhando sem pressa, tranquilo, observando a paisagem, logo chega.
Chegando na Janela do céu, minha única crítica vai para as pessoas, algumas ficam tirando muitas fotos (tipo, fazem um book mesmo, com direito a todas as posições possíveis), não dão espaço para todos apreciarem a vista e fazer a sua foto também e com isso, acaba tumultuando o espaço, que é pequeno. Fora isso, o lugar é lindo, incrível, com uma água extremamente gelada para rivigorar e dar aquela amenizada nos pés e no corpo, o tempo estava muito bom e tivemos uma vista maravilhosa, realmente encantada. Depois de descansar um pouquinho e congelar os pés, pegamos o rumo de volta.
Ficou faltando o Circuito do Pico do Pião, não conseguimos fazer, ficando para uma próxima visita. Há quem diga que é possível fazê-lo junto com a Janela do Céu, dando uns 4km à mais na trilha, porém, me falaram que é bem íngreme, não pude conferir, vou ter que deixar para o próximo relato, espero que em breve!
