Rogério Lupiao 13/08/2018 22:54
    ACAMPAMENTO BASE EVEREST

CAMINHADA ATÉ O ACAMPAMENTO BASE MONTE EVEREST NEPAL

Trekking Alta Montanha Montanhismo

Quando decidimos ir para o Nepal para fazer a trilha até a base do monte Everest, muitas dúvidas nos deixavam preocupados, já que não conseguiamos muitas informações seguras e recentes sobre a caminhada. Depois de alguns meses de pesquisa consegui um contato conversar com uma pessoas que havia feito a trilha e que me passou informações importantes, como tempo de percurso, locais onde dormir e comer, clima, equipamentos a levar, etc.... Muita conversa depois optamos por contratar um guia e um carregador, para facilitar nossa aventura até a base da maior montanha do mundo. Essa decisão foi fundamental para o término de nossa viagem sem sustos e com um pouco mais de conforto, já que não carregávamos nosso equipamento mais pesado. UM POUCO DA HISTÓRIA

O pico do monte Everest é o ponto mais alto do planeta e está a 8848m de altitude em relação ao nível do mar localizando-se na fronteira do Nepal com o Tibet. (Sim!!! para nós o tibet ainda é um país), e tem esse nome em homenagem ao topógrafo indiano George Everest, que foi a primeira pessoa a estabelecer sua altitude e posição em 1841.
    O topo foi alcançado pela primeira vez em 1953 pelo neozelandês Edmund Hillary e pelo sherpa Tenzing Norgay. Em 1995 Waldemar Niclevicz e Mozart Catão foram os primeiros brasileiros a atingir o cume e em 1996 houve o maior número de mortes totalizando 19 na temporada. Em 2006 o brasileiro Vítor Negrete morreu na descida após atingir o pico sem a ajuda de oxigênio.
    Como Chegar

De Katmandu pega-se um vôo para Lukla já na cordilheira de onde se inicia uma caminhada de aproximadamente 15 dias (ida e volta). Em geral você precisará de 6 a 7 dias para chegar ao acampamento base, já contando dois dias de aclimatação, um em Namche Bazar e outro em Dengboche.

Hoje há várias empresas no mercado que fazem o roteiro para a escalada do Monte Everest, mas se esse é o seu objetivo vá preparando seu bolso, pois você deverá desembolsar alguma coisa em torno de US$ 60.000,00 e deverá demorar em torno de 3 meses para a escalada.
    Existem cerca de 15 rotas diferentes par se escalar o Monte Everest, mas a rota sul ainda é a mais utilizada.

Ao longo de toda a caminhada até o Monte Everest há pequenas pousadas, chamadas de lodge, onde há toda a estrutura básica (bem básica) necessária. Opções não faltam, mas caso você vá com um guia ou carregador contratado deixe a escolha por conta deles.Dicas - Durante todo o percurso na trilha, você ira cruzar com caravanas de iaques que levam mantimentos e todo tipo de material entre as comunidades. Nunca fique na frente desses animais, que apesar de muito mansos podem avançar sobre você e mesmo sem querer fazer você desequilibrar e sofrer uma queda indesejada.

• Não esqueça de levar uma boa lanterna, pois só há energia elétrica até Namche Bazar ainda no segundo dia de caminhada. • Um livro e um mp3 também são indispensáveis, lembrando que por falta de energia a opção para os aparelhos eletrônicos a pilha é uma escolha interessante. • Apesar da falta de eletricidade, em alguns lodges há pontos de energia solar onde se pode carregar máquinas e outros aparelhos eletrônicos, mas além de caros (se cobra por minuto para carregar estes aparelhos) não são muito eficientes. • Levar lenços umidecidos p/ higiene pessoal, afinal tomar banho a -25ºC não é nada confortável!!! • Levar uma roupa térmica, estilo roupa fitness, para utilizar como underware.
    - Mantenha seu equipamento fotográfico junto ao seu corpo ao dormir, pois não é raro as telas de LCD dos equipamentos congelar durante a madrugada.