22 de maio completaram 20 anos de uma das maiores aventuras que eu e a Ju @junbbe já participamos... A PRIMEIRA ASCENSÃO DO PHARILAPCHA (6.017m)
Tudo foi "grandioso", desde atravessar o mundo (só a viagem já rede horas de histórias), enfrentar um fuso de 08:45hs (o Nepal é o único país que tem um fuso "quebrado") além de ver ao vivo montanhas como o Cho-Oyo e Everest.
Jutos a um grupo onde havia algumas lendas do montanhismo mundial éramos vistos como seres "exóticos" de um país tropical que deveriam estar na praia e não nas montanhas...
O dia da escalada foi MUITO pesado. acordamos as 03:00 e após uma caminhada de aproximação, as 05:00 estávamos aos pés da montanha vestindo os equipamentos.
A escalada teve trechos bastante técnicos, em gelo e uma escalada de 4ª sup ou 5º grau em rocha por volta de 5.500m .
Devido ao frio a água que carregávamos congelou e com uma virada de tempo tivemos que acelerar a escalada, o que impossibilitou uma parada para comer. (que me lembre comi 1 barra de proteína)
Após chegar ao cume, com o tempo completamente fechado, tiramos 2 ou 3 fotos que poderiam ter sido tiradas em SP com um lençol branco de fundo kkkk e descemos rapidamente, mas não com facilidade já que em cerca de 30 minutos nevou o suficiente para formar uma camada de uns 25cm de neve o que atrapalhava bastante a fixação dos crampons e piquetas no gelo.
Após a cansativa e tensa descida, por volta das 16:00hs estávamos de volta aos pés da montanha e o que nos separava das nossas barracas era apenas uma caminhada que deveria levar cerca de 01:30hs
Mas... o cansaço bateu forte e praticamente nos arrastamos por mais de 02:00hs até conseguirmos chegar de volta.
A Ju foi direto dormir, eu ainda tentei comer algo (comi, mas "devolvi" quase que imediatamente) e finalmente fui dormir, tendo passado a noite inteira acordando com o coração disparado como se ainda estivesse escalando.
O dia seguinte amanheceu lindo, passamos descansando e nos alimentando e depois foram “só" mais 5 dias andando até o aeroporto de Lukla para voltar à civilização.
Confesso que ainda nutro a esperança de voltar um dia ao Nepal para escalar
Quem sabe...
https://altamontanha.com/a-historia-do-himalaismo-brasileiro-parte-ix/
https://www.summitpost.org/pharilapcha-6017m/743018
Parabéns Marcelo!