/abcdn.aventurebox.com/production/uf/642561b3ada79/adventure/6514b45dcc30d/6514b5a7cb2a7-2.jpg)
As 07:00 o Astro Rei pairava sobre um céu limpíssimo dando uma pequena demonstração do decorrer do dia, CALORÃO.
Meus pés começavam a dar indícios de bolhas adquiridas nas aventuras do Alto Caparaó, me sentia cansado, no dia anterior dirigi 8 horas para percorrer 370 km em estradas não tão boas, incluindo um trecho "off road" de 20 km na MG- 010, Pensei que o carro fosse desmontar de tanta trepidação, marcas deixadas na estrada por enormes pneus dos maquinários que ali trabalhavam.
Seguindo o estilo da viagem, sem cronograma e sem reservas de hospedagem , dessa forma encontrei o Camping Grande pedreira localizado entre as portarias Areias e Alto palácios, com uma área imensa para barracas, banheiros e um lindo visual, próximo aos setores de escaladas da serra do Cipó.
Pôr do Sol no camping
Tomei café, preparei os lanches de trilha e por volta das 10:00 estava na portaria Areias recebendo as instruções de roteiros da gentil guarda parque Bruna que tbm me informou sobre a fauna do parque, e a recém descoberta de jacarés em um lago afastado da trilha.
Portaria Areias
Garrafas cheias, iniciei a caminhada com a intenção de ir até a Cachoeira dos palmitos e por lá descer pelo rio encontrando a trilha do Cânion, ao chegar no acesso da cachoeira do Palmito, avaliei as condições dos meus pés, o CALOR e já passava das 11:00 (durante a viajem adqueri o péssimo hábito de iniciar as trilhas tarde) , decidi seguir direto para o Cânion.
A trilha é bem aberta, plana, com pouca sombra e uma flora muito diversificada, o solo é bem arenoso justificando o nome do núcleo Areias , rodeada pela Serra do espinhaço.
Caminhei tranquilo sendo ultrapassado por alguns ciclistas cujo a média de cumprimentos foi muito baixa, apenas uma pessoa fez uso do bom dia.
Nos últimos 500 mts é necessário atravessar um curso d'água que devido a época do ano estava bem raso, dando acesso ao trecho mais fechado da trilha.
Travessia do Rio
Chegando no Cânion devorei os lanches, contemplei toda a beleza da imensidão realçalda por árvores de folhas amarelas que adornam a rocha e pra aliviar o calor tomei um banho no límpido e agradavel rio que margeia o Cânion..
A volta foi escaldante. Para aliviar o calor enssopava minha camisa em todos os pequenos cursos de água do caminho, tática que ajudou muito.
Ao chegar na portaria tive o previlegio de ser convidado junto a equipe do parque para participar da apresentação de dois pesquisadores da UFMG. Eles implantaram diversas câmeras com sensor de movimento pelo parque para estudo da fauna. Conteúdo e bate papo muito enriquecedor..
Obs: É possível alugar Bikes na portaria Areias
Valor 80,00 reais
