AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Marlon Machado 07/08/2024 11:48
    Conquista Do Pico Araçá

    Conquista Do Pico Araçá

    Pico Araçá - Conquistado em 01 de agosto de 2024 por mim e Shederiano.

    Montanhismo

    Em 2017, quando vim morar em Palhoça/SC, avistei pela primeira vez a serra do cambirela, maciambu e tabuleiro. No mesmo instante vi que um dos cumes tinha uma grande parte coberto por campos de altitude. Daí veio minha vontade de subir essa montanha.

    O tempo passou e eu fui conhecendo a serra. Subi uma porção de vezes o cambirela, fiz a subida do tabuleiro, cambirela sul ou nariz de índio, maciambu oeste, travessia do tabuleiro e várias cachoeiras. No entando, a subida desse cume que a tempos me empolgava ainda não havia feito. Estava ciente de que não existe trilha até o seu cume e ninguém havia subido até lá anteriormente, mas estava disposto a tentar.

    Investigando a área, descobri que existe uma trilha chamada de trilha do araçá, iniciando após a cachoeira do Araçá (ou cachoeira do retiro, ou macumba, ou encantada; essa cachoeira possui muitos nomes) e terminando um pouco depois de aravessar o leito do rio que forma a cachoeira do impossível. Parecia a trilha perfeita para fazer a aproximação. Em um primeiro reconhecimento, percorri essa trilha até chegar no leito do rio que forma a cachoeira do impossível, cerca de 9 km (692 m de desnível positivo) de trilha até esse ponto. Nesse dia dei uma explorada uns 100 metros leito do rio acima, para ver se seria viável tentar subir por ali. Meu plano era voltar ali para subir cerca de 1 km por esse leito (190 m de desnível positivo) e depois entrar em um leito secundário para percorrer mais 378 metros (144 m de desnível positivo) até alcançar a parte inferior dos campos de altitude da montanha. Depois disso, deveria ser uma progressão mais fácil pelos campos para percorrer os 1,3 km restantes até o cume (294 m de desnível positivo).

    Certo, planejamento pronto. Agora era só executar.

    Combinei com meu amigo Shederiano de fazer essa tentativa de ataque. Era dia 01/08/2024 às 5:29 da manhã quando saímos da rua e entramos na trilha rumo ao cume dessa montanha. Durante a subida conversamo sobre um possível nome para batizá-la. Pensei que seria adequado chamar de Pico Araçá, uma vez que a aproximação seria feita pela trilha do Araçá e da cachoeira do Araçá.

    Ás 6:53 da manhã, chegamos na cachoeira do Araçá (ou cachoeira do retiro):

    Batemos uma foto e continuamos para a trilha do Araçá até chegar no leito do rio que forma a cachoeira do impossível. Chegamos nesse leito às 8:10 da manhã. A partir daí deveríamos subir pelo leito do rio:

    E assim aconteceu, começamos a pular pedra leito acima. A seguir algumas fotos do leito:

    Com mais ou menos uns 500 metros de leito, o rio começou a passar muito por baixo das pedras e a parte de cima do leito estava cheio de àrvores caídas e rochas gigantescas. Nesse momento tivemos que varar mato à esquerda e depois à direita em paralelo com o leito.

    Depois de um pouco de vara-mato, chegamos no cruzamento com o leito secundário que iríamos subir:

    Nesse leito secundário encontramos belas cachoeiras. Em uma delas fizemos um vara-mato para acessar a parte superior dela e nas outras todas subimos direto pelo leito, escalando onde fosse necessário. algumas fotos das cachoeiras:

    Essa cachoeira da foto acima foi a última que encontramos. Quando chegamos nela, pegamos um vara-mato a esquerda, até chegar na parte inferior dos campos de altitude. Chegamos nos campos às 11:16 da manhã. Essa foi nossa visão do vale que percorremos:

    E essa foi a visão dos campos que teríamos que subir (o cume estava bem longe e tapado com a névoa):

    Começamos a caminhar campo acima até o cume, e como já prevíamos, a progressão foi mais fácil:


    Conforme subíamos, mais a paisagem ficava fechada. Shederiano ia na frente e eu tentava acompanhar o ritmo acelerado dele morro acima. E assim foi, até chegar próximo do cume. Comentei com ele que ele deve ser um Alien, condicionamento físico absurdo, passa pelo mato como se não fosse nada, rápido e sem parar pra comer nem beber.

    Quando estavamos próximo do cume o Shederiano parou e esperou eu alcança-lo e ultrapassá-lo. Foi uma grande gentileza me permitir ser a primeira pessoa a pisar nesse cume. Atingimos o cume do Pico Araçá às 11:59 da manhã. A seguir algumas fotos no cume:

    Tivemos apenas um curta e pequena abertura na paisagem que deu tempo de tirar uma foto com vista para praia da pinheira - Palhoça/SC:

    Descemos pelo mesmo caminho, após tirar algumas fotos e comer. Chegamos na rua às 17:10.

    A conquista desse cume foi a realiação de um sonho. Hoje, olhar para ele aqui de casa é motivo de satisfação.

    Pico Araçá - Conquistado em 01 de agosto de 2024 por mim e Shederiano.

    Trajeto no wikiloc:

    Subida

    Descida

    Marlon Machado
    Marlon Machado

    Publicado em 07/08/2024 11:48

    Realizada em 01/08/2024

    Visualizações

    78

    0 Comentários
    Marlon Machado

    Marlon Machado

    Santa Catarina

    Rox
    41
    Mapa de Aventuras