/abcdn.aventurebox.com/production/uf/667b3b75a41d3/adventure/66aa2e3b6a297/66aa2e3b71d28-2.jpg)
O pico Maciambu Oeste (1302 m)é o ponto mais alto de todo o PAEST e também de toda a grande Florianópolis, sendo mais alto que o pico Maciambu Leste, pico do Tabuleiro, Morro das Pedras, Nariz de Índio e Cambirela.
Sua subida inicia na mesma trilha que dá acesso à cachoeira do rio vermelho, na comunidade da Vargem do Braço em Santo amaro da Imperatriz. A trilha segue bem boa e aberta até os campos do Artur, região que haviam gados antigamente. A partir daí a trilha fica um pouquinho mais fechada, mas ainda fácil de identificar e passar até chegar ao cume. Embora não tenha nenhuma dificuldade técnica, a trilha é bem exigente fisicamente. São 13 km com muitas subidas e descidas até atingir o cume.
Saímos de Palhoça de bike no sábado às 5h da manhã.
Chegamos na entrada da trilha e iniciamos a subida às 8h.
Foto de uma abertura na vegetação durante a subida:
Durante a subida há muitos pontos de água. A trilha cruza diversos riachos. Abaixo uma foto de um dos pontos de água:
Atingimos o cume às 17h, totalizando 9 horas de subida. No entando dependendo do condicionamento físico, dá pra fazer bem mais rápido que isso tranquilamente. Meu parceiro estava com o joelho meio ruim e caminhamos bem devagar.
Algumas fotos no cume:
Logo abaixo do cume há um ponto de acampamento muito bom e protegido do vento que usamos para montar nosso bivaque:
Acordamos cedo no domingo e iniciamos a descida às 6h. Chegamos na porteira de entrada da trilha às 12h, totalizando 6h de descida.
