AventureBoxExplore
Create your account

A 4ª Mostra Filmes de Montanha será online

O quarto ano da MFM busca se adaptar ao novo normal com a realização do evento online. De 23 de setembro a 04 de outubro de 2020.

O quarto ano da MFM - Mostra Filmes de Montanha busca se adaptar ao novo normal com a realização do evento online. De 23 de setembro a 04 de outubro de 2020 - todos os domingos, o público poderá assistir os filmes e participar online do debate com os realizadores.

Como todo ano exibimos vários filmes que percorreram os principais festivais de cinema de montanha, este ano não é diferente, ao todo, serão exibidos 26 filmes (14 curtas, 9 médias e 3 longas metragens), sendo 17 produções internacionais e 9 nacionais, totalizando 598 minutos de filme. Os filmes estrangeiros são produções vinda da Índia (4), Polônia (3), Alemanha (2), Canadá (2), EUA (1), França (1), Áustria (1), Argentina (1), Reino Unido (1) e Nepal (1).

O processo de escolha dos filmes contou com a curadoria do bacharel em cinema e idealizador do evento, Emilio Santor. As inscrições são gratuitas, porém as vagas são limitadas. Siga-nos no instagram @mfmbrasil e fique atento as novidades.

A grade da MFM será formada por seis mostra não competitivas, sendo todas internacionais. Dentre elas teremos a Mostra Animação, Mostra Cultura de Montanha, Mostra Escalada, Mostra Esportes de Montanha, Mostra Meio Ambiente e a Mostra Montanhismo. O longa polonês que abrirá o evento Ostatnia góra - The Last Mountain (2019) além de inédito no Brasil é vencedor de vários prêmios internacionais, outro filme premiado é longa canadense de encerramento, Sea of Life (2017). Mas não são os únicos premiados, como todos os anos temos vários filmes não somente premiados como também selecionados nos principais festivais internacionais de cinema de montanha.

A Mostra Animação terá dois filmes, sendo um curta canadense feito de lego e um curta brasileiro embasado numa hilária troca de mensagens de áudio.

A Mostra Cultura de Montanha também é formada por dois filmes, sendo um longa argentino vencedor de vários prêmios que conta a história do trabalho dos gaúchos no sul da Patagônia e um curta norte americano que fala sobre a conexão de uma mãe e filha com os espaços naturais.

A Mostra Escalada terá nove filmes, sendo quatro brasileiros, sendo um deles dirigido pelo querido Mr. Bean, três indianos, um do reino unido e um alemão. Filmes que mostra uma grande variedade de escalada, desde escalada solo feminina a primeira ascensão da cachoeira do Tabuleiro por uma dupla feminina.

A Mostra Esportes de Montanha, é formada por quatro filmes, sendo um polonês, um austríaco, um indiano e um francês. Abordam temas como canionismo, corrida de montanha e base jump.

A Mostra Meio Ambiente terá três filmes, dois curtas brasileiros e um longa canadense que busca alertar a população sobre os perigos que um dos mais deslumbrantes e ameaçados ecossistemas do planeta está correndo, os oceanos.

E a Mostra Montanhismo formada por seis filmes, dois poloneses, um longa e um curta, três brasileiros e um alemão. São filmes que falam de sonhos, resgates, alguns bem sucedidos, outros não, desafios e terá uma estreia que fala sobre o processo de se tornar guia de montanha.

Estudamos a melhor forma de realizar o evento sem fugir muito dos objetivos principais da mostra, que é abrir uma janela de exibição de filmes com o tema montanha para proporcionar uma experiência em tela grande e em grupo. Infelizmente esse ano o tamanho da tela vai depender do que cada pessoa tem em sua casa, porém vamos conseguir assistir em grupo, virtualmente, pois na abertura e no encerramento do evento as exibições serão ao vivo e após as exibições terá sempre um debate com os realizadores dos filmes. Nas demais exibições os filmes ficaram disponíveis no youtube para assistir no final de semana (sábado e domingo) e somente o debate será ao vivo, no domingo às 20h. Cabe ressaltar que é necessário fazer inscrição no evento através do site para receber o link de acesso a sala - debate - que abre sempre 15 minutos antes do evento. Outro ponto importante é fazer o cadastro no site e baixar o zoom atualizado para não ter problemas na hora de acessar a sala do evento. Infelizmente um evento presencial é bem mais simples, só se dirigir para o local e pronto, porém online temos que repensar toda a logística do evento, e se adequar aos sistemas disponíveis no mercado.

Isso tudo só foi possível devido a Vitt, a Deuter, a Gente de Montanha e a Spot. Quatro empresas diferentes, porém com o mesmo sentimento de amor a montanha. A Vitt fabrica roupas dedicadas a prática esportiva, e graças a ela vamos ter a primeira camiseta oficial do evento. Aproveite para apoiar o evento e conhecer a alta qualidade dos produtos da Vitt; a Gente de montanha que além de capacitar é referência em roteiros de altitude extrema; a Deuter e a Spot não tem muito o que dizer, são empresas líderes em seus segmentos e mundialmente reconhecidas. Nós da MFM só temos a agradecer pela confiança.

Segue a lista completa dos filmes selecionados para a 4ª MFM.

Confira a sinopse dos filmes através do catálogo da mostra.

Mostra Animação

► K2 - Tranquilão (Brasil, 2020, 5', português) - Direção: Wiland Pinsdorf e Gustavo Girotto

► The Mountain's Shadow (Canada, 2018, 3', legendado) - Direção: Jerry Auld

Mostra Cultura de Montanha

► Mi Mamá (USA, 2019, 5', legendado) - Direção: James 'Q' Martin e Jade Begay

► Troperos (Argentina, 2018, 70', legendado) - Direção: Nicolás Detry

Mostra Escalada

► Universidade Tabuleiro (Brasil, 2019, 9', português) - Direção: Mr. Bean

► MÃE DA LUA: Conquista no Pico do Dedo (Brasil, 2019, 14', português) - Direção: Oswaldo Baldin

► Samsara Is Nirvana (Índia, 2017, 24', legendado) - Direção: Prashant Bhatt

► Screwedup Fest (Índia, 2018, 20', legendado) - Direção: Prashant Bhatt

► Free Flow (Reino Unido, 2019. 4', legendado) - Direção: Paul Diffley

► Allein (Alemanha, 2018, 10', legendado) - Direção: Franz Walter

► Origens, A Grande Escalada (Brasil, 2019, 20', português) - Direção: Murilo Vargas

► The Kingline Project (Índia, 2018, 23', legendado) - Direção: Soumya and Aditya

► Seres Noturnos (Brasil, 2020, 11', português) - Direção: Gomo

Mostra Esportes de Montanha

► Harda / The Tough (Polônia, 2019. 14', legendado) - Direção: Marcin Polar

► Anba - in the depths of Haiti (França, 2019, 24', legendado) - Direção: Vladimir Cellier

► Wetter Stein Ridge (Áustria, 2018, 21', legendado) - Direção: Jakob Schweighofer

► The Great Indian Tamasha (Índia, 2017, 15', legendado) - Direção: Prashant Bhatt

Mostra Meio Ambiente

► Um voo sobre o Pico Paraná (Brasil, 2020, 2', português) - Direção: Álbori Ribeiro

► Parques Nacionais - Itatiaia (Brasil, 2019, 30', português) - Direção: Sérgio Espada e Marco Falkembach

► Sea of Life (Canada, 2017, 86', legendado) - Direção: Julia Barnes

Mostra Montanhismo

► Ostatnia góra / The Last Mountain (Polônia, 2019, 83', legendado) - Direção: Dariusz Załuski

► Sen o Nandze / Dream of Nanga (Polônia, 2018, 12', legendado) - Direção: Barbara Jendrzejczyk

► Julietti - Uma Vida nas Montanhas (Brasil, 2019, 25', português) - Direção: Wiland Pinsdorf

► Becoming a Guide (Alemanha, 2019/2020, 65', legendado) - Direção: Alexaner Hick

► Por falar em Montanhismo (Brasil, 2019, 3', português) - Direção: Adriane Ferreira

► MONTANHAS SÃO DEUSES - Everest Base Camp Trek (Nepal, 2019, 5', português) - Direção: Lucas Guerra

4ª MFM - Mostra Filmes de Montanha

Quando: de 23 de agosto a 04 de outubro - todos os domingos

Onde: online através do sistema Sympla Streaming, Zoom e Youtube

Valor: Inscrições gratuitas - vagas limitadas

Inscrição: www.sympla.com.br/mfmbrasil

Site e programação: mfmbrasil.wixsite.com/home

Instagram: @mfmbrasil

Maiores informações acesse linktr.ee/mfmbrasil

Saiba mais sobre como acessar o evento: https://ajuda.sympla.com.br/hc/pt-br/articles/360041726311-Como-posso-acessar-uma-videoconfer%C3%AAncia-via-Sympla-Streaming-%E1%B5%87%E1%B5%89%E1%B5%97%E1%B5%83-

Mostra Filmes de Montanha

Mostra Filmes de Montanha

Rox
191

A Mostra Filmes de Montanha, tem como objetivo fomentar o audiovisual e a cultura de montanha através da exibição de filmes, nacionais e internacionais.

mfmbrasil.wixsite.com/home

8 Posts

See More

68 Following