Leitura de Montanha & Aventura
Ler nos liberta de muita coisa, ou ao menos expande nossa compreensão. Uma soma lamentável sobre nós Brasileiros, a leitura e o esporte de nicho que permeia o Montanhismo deixa à desejar. Os tempos se avança e muita coisa muda e se renova, se isso é para o bem temos que observar os livros o que está saindo da cabeça das pessoas para entrar na nossa esse cuidado essencial temos que ter com a nossa mente, o que entregamos para ela. Se o que ler importa, como ler mais ainda.
E se você faz ou já fez parte de algum Clube de Leitura provável que já conhece alguns métodos exemplificados abaixo.
Organização
Existe muitos fatores que faz cada um se organizar, o meu costume tradicional é CONTEÚDO X TEMPO, onde conteúdo representa o livro e o que pode ser agregado a ele e o tempo geralmente é o espaço de 1 mês. Essa representação muda conforme o volume de informação que precisa ser dimensionado do conteúdo, exemplo disso é dividir os CAPÍTULOS do livro por SEMANA. O tempo que levamos para ler um livro está diretamente ligado no interesse que temos nele ou no assunto abordado. Na representação numérica da imagem é apresentável o obvio matemático da proposta sendo ao menos 1 livro por mês na soma de 12 meses, mas a dinâmica e tempo que você se organizar para ler faz toda a diferença, afinal colocar uma informação na mente sem organização, vira zona.
6+6 A maioria dos Clubes de Leitura usam esse método facilitando assim para semestral ou anual. Ficando 1 livro por mês.
3 x 4 Esse é o método que mais utilizo, é mais indicado fora da Temporada de Montanhismo.
4 x 3 Esse método eu evito usar, quando leio por aventura gosto de tempo, pois sempre aparece outras atividades e curiosidade dentro do livro escolhido.
Capítulos x Semana (Dias): Esse método é bom, mais direcionado, focado e geralmente quando se precisa absorver muitas informações de um livro e/ou ter que conciliar com outro livro por N motivos ou ainda precisa ler dentro de um espaço curto de tempo.
Exemplo Prático
Livro: Montanhismo Brasileiro: Paixão e Aventura Autor: AP Faria
Ano: 2006 Ed: Publit
Filme & Documentários : Geração Lendária – Off / Strace Labs
Sangue Latino // Pedra da Fortaleza – Conquista Montanhismo/ Off
EM BUSCA DO PARAÍSO PERDIDO: Sofrimento do início ao fim – Sozinho na Trilha
Paraíso Perdido no Coração da Mata Atlântica – Sozinho na Trilha
Escalada do DEDO DE DEUS - Face Leste: Variante Maria Cebola - Vinicius MZK
ESCALADA AGULHA DO DIABO: SERRA DOS ÓRGÃO – Vinicius MZK
Música: Rasgue o Céu – Bernardo do Espinhaço
Caminhos de Pedra - Ventania
Conhecer a transição rítmica do Samba no RJ
** O conteúdo fora do livro é uma escolha ímpar do leitor, nesse caso eu agreguei o que senti falta no livro e exemplos citados. E cá entre nós pode haver mais conteúdo que exemplifique melhor o entendimento geral, mas lembre-se isso é uma escolha dentro da visão e alcance de compreensão do leitor. O que eu evito agregar durante a leitura é relatos e podcast.
Exemplo do Resumo
Depois faço um resumo geral da leitura. Da impressão que tive, do que senti falta se foi uma leitura proveitosa, conflitante, alegre, triste, etc. dou uma nota simbólica e anoto a data de início e término da leitura. Ler sempre é um ato solitário mas lembre-se que sempre é bom reunir amigos para conversar e ver também outras visões de um mesmo livro, ainda mais quando é um nicho como o Montanhismo.
Muito legal Pri, obrigada por compartilhar seu cconhecimento conosco