Travessia Morro Doce x P.E Jaraguá
Morros SP: O Morro Doce também é conhecido pelos fiéis local como Morro do Jesus ou Monte de oração.
Travessia Morro Doce x P.E Jaraguá
Recentemente achei que tivesse errado a posição do Morro Doce, não queria consultar o relevo pois me lembrava bem desse morro. Disso resultou a “idéia” que todo caminhante tem; vou palmilhar por lá, e dessa vez atravessar o morro todo.
A última vez que estive por aqui foi percorrendo o vale que é conhecido como Baita, esse que fica na divisa ou dentro da Fazenda Itahyê.
Ao retornar nesse bairro cujo o ponto culminante leva o seu nome Morro Doce, que também é conhecido pelos fiéis como Morro do Jesus ou simplesmente Monte de Oração, é possível ver o avanço da urbanização nas ruas inclinadas e asfaltadas até o talo. Iniciamos na rua Iturama moradores cordiais e nos desejando boa sorte.
Morro Doce ( cume e bairro) visto da estrada do Jaraguá
Alguns minutos e já estamos no primeiro cume, é aqui que acontece as orações uns cinco passos antes de atingir o cume é possível avistar a antena do Pico do Papagaio. A vista dominante daqui em diante será o conjunto do P.E Jaraguá inclusive para orientação, não posso deixar de mencionar o cinturão verde ao fundo.
Pico do Papagaio visto do Morro Doce ( 1ª elevação)
.
Avançando ainda por trilha bem definida caímos numa clareira que ao lado tem uma vala, sua extensão parece nos levar a atravessar o morro, isso se não tivesse tomada pelo matagal, a partir daqui não tem mais trilha evidente exceto alguns rastros quase imperceptível. É danoso tentar se manter na crista devido a vegetação então fomos alternando entre crista e floresta; na crista para ver os possíveis mirantes e confirmar a orientação pelos marco e na floresta para navegação. Ruim disso que dávamos um balão para chegar na área navegável, ruim até dum zig-zag.
Clareira, encontro do primeiro marco
.
Um trecho de rastro de trilha tinha alguns elementos discreto de caçadores fiquei um pouco em choque temendo algum acidente, enquanto tentava distinguir se era para caça rastejante ou voadora, o marco estava na direção oposta foi um alivio abandonar esse trecho.
Outro marco....
.
Terminamos esse trecho e fomos em direção ao templo Dozano do Amanhecer pois ali tem uma viela que liga a rodovia Anhanguera. Chegando lá fomos bem recebido, uma pena que não conseguimos visitar a parte interna devido nossas vestes curtas.
A cruz que ergueu o Ocidente
.
Seguindo em direção a Anhanguera saímos ao lado da igreja São João Batista atravessamos a passarela e já entramos na Aldeia Tekoa Itaendy para saber como é feito o agendamento para visitas, fomos recebidos pelo Líder que nos orientou sobre as visitas agendada após pediu para um nativo, o Caio-Mirim (pronúncia em Português) nos guiar até o Pico do Jaraguá pela trilha de ligação com Aldeia. Aceitamos de prontidão a cortesia. Esses momentos que passamos com Caio fortaleceu ainda mais nossa vontade de voltar a aldeia e conhecer sua cultura através das locuções. Nos despedimos de Caio e subimos o escadão do Pico Jaraguá.
Caio-Mirim, eles também curtem tirar foto da gente.
.
marco geodésico Pico do Jaraguá
.
Morro Doce visto do Pico do Jaraguá
.
Portaria do P.E Jaraguá, fim!
.











