Conhecendo o uso off road dos veículos 4x4

Uma prática comum em meio a natureza: colocar seu próprio carro 4x4 à prova de buracos e vias cheias de lama.

O Natrilha uma prática comum para todo aventureiro que busca viver novas experiências em meio a natureza conhecendo os veículos 4x4, que é colocar seu próprio carro à prova de buracos e vias cheias de lama. É bem provável que você em algum momento vai entrar em um terreno de difícil acesso, com o mato um pouco mais alto, explorar lugares onde um carro comum vai encontrar um pouco mais de dificuldades para passar.

Conversamos com os feras no assunto no estado do Espírito Santo: Sávio Andrade (@savioandradeetalitaadventure, @jipeclubes), mecânico “off road” e Raulisson, que desde cedo já atua nesse mundo, obtendo seu primeiro jipe aos 20 anos de idade, o que mais curte é ser “trilheiro” nas horas vagas.
    Falamos de forma abrangente sobre a prática OFF ROAD com Jipes tracionados, ou 4x4 indo desde a dificuldade em iniciar as famosas trilhas com carros comuns até as vantagens de algumas marcas de jipes.

Também falamos sobre a figura emblemática do Zequinha, um figura presente na trajetória de todo trilheiro, diferenças entre um carro comum e um 4x4 em uma trilha no que se refere a desempenho e vida útil, que o melhor cenário para uma boa trilha é na lama, elencamos qual o melhor modelo de jipe (segundo a opinião dos convidados) e qual o melhor tipo de carro para cada tipo de trilha, dentre outros temas.

Devo comprar um carro novo ou um usado já preparado?

Uma prática comum nesse universo é a adaptação customizada dos veículos conforme as necessidades e demandas de cada trilha, sendo assim, importante que o jipe receba modificações que não vem de fábrica. Dessa forma, faz sentido para um novato na área, comprar um jipe usado já com todas as modificações implantadas.
    Uma importante dica para quem quer se aventurar, mantenha sempre o carro de trás no seu retrovisor e tudo isso sem jamais deixar lixo e detritos na trilha.
    Além disso, há espaço para todos, são os chamados “olheiros”. Olheiros são indivíduos que não possuem o carro mas gostariam de participar. Ganham carona e automaticamente é promovido a “Zequinha” da rodada.

É fortemente recomendado que crianças participem apenas de passeios devido a questões de segurança.

Também falamos de assuntos específicos como a presença de um dos participantes nas redes sociais e como essa presença digital vem colabondo para que pessoas de vários outros estados conhençam clubes de sua região e, para ele o Instagran reaqueceu essa turma que estavam com poucas atividades ou até mesmo parada. Falamos sobre a importância de um Clube Jipeiro além de fazer trilha, também fazerem trabalhos sociais. Muitas vezes conseguem ajudar mais do que o próprio Estado em situações de calamidade e fazem com amor e dedicação.

Desse papo, surgiram frases muito impactantes como: “Treine o difícil no momento de facilidade para que quando a dificuldade chegar você esteja preparado” e “Equipamentos e carros têm preço, mas para onde eles te levam tem valor”.

E sem tirar as mãos do volante e nem o pé do acelerador, vamos falar sobre veículos 4x4. Ou como são conhecidos, os carros carros "off roads", que numa tradução livre seriam os carros de fora de estrada.

Para participar de passeios à bordo desses resistentes e robustos carros, é necessário toda uma preparação não somente do veículo como também dos tripulantes e passageiros.

Liberte-se de suas limitações para expandir seu campo de visão. Por que ao final desse episódio, esperamos que você saia dele torcendo pra cair aquela chuva e ficar pelo menos, com alma lavada e a mente relaxada. É isso que os carros 4x4 podem te proporcionar através de aventuras, curvas, manobras e expedições e até se tornar um estilo de vida.

Seu feedback é muito importante para nós. Você também pode nos acompanhar em todas as redes sociais pelo perfil @natrilhapc em todas elas: Twitter, Instagram e Facebook. Lembre-se de usar a tag #natrilheiros em suas publicações.

Além disso, pode ouvir e acompanhar o Natrilha em qualquer aplicativo de podcast:

Venha participar de nossa comunidade no Telegram.

Basta acessar: https://t.me/natrilhapc

Natrilha Podcast

Vila Velha - ES

Focado em esportes e atividades outdoor e direcionado para qualquer público, o Natrilha é um podcast que compartilha informações, técnicas básicas e avançadas.