AventureBoxExplore
Create your account

Os desafios do Hike and Fly

Aventura, parapentes e mochila nas costas. O podcast Natrilha desvenda curiosidades sobre essa atividade que cresce cada vez mais.

O que é Hike and fly?

Pegar uma trilha no meio do mato, subir por paredões de pedra enormes e quando chegar ao topo da montanha... PULAR. Incrível, não acha?

Na verdade, “a definição de Hike and Fly vai além da técnica, é psicológica” [meu Hike and Fly, minhas regras]. São com essas palavras que nossos convidados se aprofundam nos conceitos e informações sobre a atividade deste episódio.

No entanto, explicamos que o termo correto entre os profissionais de parapentes: Não é “pular”. É “saltar”.

Da mesma forma, aprendemos com este episódio do podcast Natrilha sobre a diferença entre parapente e paraquedas, conceitos que geraram dúvidas na hora de explicar alguma dessas atividades esportivas.

Paraquedas é exclusivo para deter sua queda. Parece óbvio, mas não quando você conhece o conceito de parapente: juntando-se ao fato de deter a queda, ele também exerce uma função de fazer a pessoa planar nas alturas “pelo máximo de tempo possível”, nas palavras do nosso convidado Alê Silva.

Paraglider, um dos tipos de parapente, é um dos acessórios fundamentais para realização do Hike and Fly.

Traduzido do inglês, a expressão que virou esporte, significa “caminhar e voar”, mas mostramos que este esporte super ecológico é muito mais do que isso. Abordamos um tema que une duas atividades que agradam qualquer amante das atividades esportivas de contato com a natureza: Vôo livre e o montanhismo. São duas atividades com muitos adeptos e que a partir delas, vamos descobrir o que é o Hike and Fly.

Leandro Montoya, um dos convidados participantes do episódio, foi bem objetivo na descrição sobre o que é Hike and Fly: “O básico do Hike and Fly é você acessar a rampa se você não chega de carro”.

Alê Silva completa e diz que tem gente que “acha que está fazendo Hike and Fly” e abre a provocação: “você está fazendo a atividade de maneira correta? Distâncias mínimas, saltos, recordes, categorias, acrobacias, limitações...”

Crescimento de mercado e comunidades de Hike and Fly

“Não existe agência que venda roteiros de Hike and Fly” – Alê Silva.

Uma coisa é inegável: A cada dia que passa, crescem os adeptos ao seguimento dessa atividade ao ar livre. De um lado, pela aventura extra que cada praticante pode agregar no seu roteiro. Aliás, se você já está com o pé na trilha, não custa explorar, não é mesmo? Por outro lado, diante do crescimento das comunidades, a popularidade aumenta e consequentemente o mercado aquece.

São incontáveis os serviços e produtos que gritam por investidores. Um nicho de mercado favorável, ecologicamente correto e um verdadeiro “prato cheio” para campanhas publicitárias positivas sobre sustentabilidade. Assunto muito explorado na atualidade.

Modalidade de atividade amiga da natureza que, apesar de jovem, segue em contínuo crescimento. É um dos esportes que comprovam a intensa organização, que sobe com a maré desses novos adeptos profissionais, é o compartilhamento das experiências de risco que cada praticante experimentou em suas jornadas.

Esportes de aventura estão sujeitos de riscos e, apesar desse fator ser fundamental para atrair curiosos, é importante prevenir incidentes com instrução e informação.

Desta forma, a troca de ideias, os relatos detalhados sobre os imprevistos e qualquer forma de conhecer, cada vez mais, os perigos que circundam a atividade, são prova do crescimento da organização das comunidades desta modalidade.

Uma curiosidade é relacionada ao “voo duplo”, aquela situação em que duas pessoas dividem o mesmo equipamento: Uma vez que a prática comercial é proibida, se não houver transação comercial entre os praticantes, a prática torna-se legal. Significa dizer que você pode convidar ou ser convidado por um amigo para planar nas alturas, desde que nenhum dos dois tenha algum lucro financeiro sobre isso.

Porém é recomendado que se faça um curso de voo livre. Isso te dará mais liberdade, propriedade e informações para realizar suas atividades de aventura.

Depois de todas essas informações exclusivas para você, contamos com seu apoio em nossas redes sociais. Não custa nada, é de graça. Um segundinho só! Abre o Instagram e deixa UM comentário. Só um. Desta forma você ajuda o Natrilha a criar cada vez mais conteúdos e trazer mais convidados para seguirmos na evolução das atividades de aventura. Ouça agora para se aprofundar nos conceitos analisados pelos especialistas convidados.

Seu feedback é muito importante para nós. Você também pode nos acompanhar em todas as redes sociais pelo perfil @natrilhapc em todas elas: Twitter, Instagram e Facebook. Lembre-se de usar a tag #natrilheiros em suas publicações.

Além disso, pode ouvir e acompanhar o Natrilha em qualquer aplicativo de podcast:

Venha participar de nossa comunidade no Telegram.

Basta acessar: https://t.me/natrilhapc

Natrilha Podcast

Natrilha Podcast

Vila Velha - ES

Rox
139

Focado em esportes e atividades outdoor e direcionado para qualquer público, o Natrilha é um podcast que compartilha informações, técnicas básicas e avançadas.

vcnatrilha.com.br

9 Posts

See More

9 Following



Together
Inclusive Adventures
Rox

Renan Cavichi, Bruna Fávaro and 156 others support the Together page.