/abcdn.aventurebox.com/production/uf/56433aa597ff5/adventure/565f5f86f01b5/565f60348c6b1-2.jpg)
Cachoeiras dos Dragões, Pirenópolis - GO
complexo de oito cachoeiras em um retiro zen budista na cidade histórica de Pirenópolis, Goiás.
Pirenópolis é uma charmosa cidade histórica bem no meio de Goiás e é famosa também pelas suas várias quedas e morros, alguns muito usados na pratica de escalada. Nas proximidades do parque estadual Serra dos Pireneus, próximo também do município de Cocalzinho, esse lugar é uma das mecas da escalada em ambiente natural do Brasil. Mas indo pro outro lado da cidade temos uma região onde impressionam o número e a beleza de várias cachoeiras que na sequência formam um belo conjunto de atrativos para o turismo local. Dessas sequências a mais bonita sem dúvida são as quedas dos Dragões, um lugar único e mágico, bem escondido entre as serras de Pirenópolis e protegido, até espiritualmente, por um mosteiro Zen Budista que guarda este santuário.
Pirenópolis fica a meio caminha de Goiânia e Brasília e nos finais de semana enche de turistas principalmente dessas duas cidades, mas não só! Depois da Chapada dos Veadeiros e Formosa é o destino mais interessante para prática de ecoturismo. Suas belezas e cultura já são conhecidas nacionalmente e acaba colocando a cidade na rota do turismo tanto de aventuras quanto o histórico cultural do estado. Desde o trágico incêndio na Matriz do Rosário, Pirenópolis tem estado em evidência no cenário nacional. Suas festas e culinária são tão reconhecidas quanto suas belezas naturais. E não são poucas, as Cachoeiras dos Dragões são destaques mais que especiais. Primeiro aviso que dou: precisa de disposição para chegar até lá, um dos atrativos com maior deslocamento em estradas de terra. Alguns trechos em pedreiras desativadas que exigem cuidado extra. Mas segundo os próprios monges o sacrifício compensa! São dois rios que formam oito quedas impressionantes e formam agradável circuito para um dia de dificuldade fácil a média, dependendo se você quer fazer todo o circuito completo. A entrada é paga e não muito barata então melhor aproveitar bem.
O destaque dentro do circuito fica entre as quedas 5, 6 e 7. A 5 é uma queda grande de mais de 30 mt, em cascata e forma um grande poço único bom de refrescar tomando um bom banho. A 6, do dragão voador é maior e tem mais quedas e poços, lindíssima e também com um poço para banho. A 7 a melhor para banhos tem vários poços que parecem uma jacuzzi natural de água cristalina! Recomendo passar o final da trilha nela, ir na queda 8 antes e depois recarregar as forças na 7 para encarar a volta que não será fácil, já que agora você acaba levando uma baita saudade também. Lambrando sempre que o lugar é um santuário então todo respeito e preservação serão exigidos, vá com a mente e a alma abertas e não se arrependerá!
