AventureBoxExplore
Create your account

10 Dicas para melhorar sua foto na Natureza

Aprenda 10 dicas para melhorar sua foto na natureza e registre seus momentos e memórias especiais nas suas aventuras e viagens.

Nos Alpes
Nos Alpes 04/19/2021 07:44

10 Dicas para melhorar sua foto na Natureza

Contemplar, sentir, registrar… A conexão com a Natureza nos promove um grande bem estar e relaxamento intenso. Nasce uma necessidade forte em compartilhar aquele momento especial, mas aí você percebe que suas fotos não registram o que seus olhos veem. Não esquenta aventureira(o) agora você vai aprender 10 dicas para melhorar sua foto na Natureza.

A arte visual do coração

Com o desenvolvimento humano e a tecnologia, foram criados meios de poder registrar momentos únicos, onde a fotografia nasceu. Ela é a forma mais verdadeira de se guardar para sempre momentos únicos e importantes da história das nossas vidas. Ela nos leva para um lugar onde sabemos que somos amados. É a fotografia que fala de coração para coração. Onde tem como intuito não apenas registrar acontecimentos, mas propor a você uma espécie de máquina do tempo dos dias mais felizes e marcantes da sua vida. É a busca do registro do Amor, da Essência, da Celebração com as pessoas que mais amamos e mais importantes de nossas vidas da forma mais genuína possível.

A foto na Natureza

Quando estamos na Natureza, a visão que o olho permite vislumbrar da beleza é muitas vezes desafiadora para partilharmos esse momento de alguma forma. Mas com as dicas corretas, e com a prática (veja que pratica boa, ir para a Natureza), você vai conseguir partilhar em registro fotográfico aquilo que te emocionou durante suas aventuras e viagens. Veja abaixo 10 dicas para melhorar sua foto na Natureza:

1. Aproxime-se

Com o poder do zoom hoje podemos chegar bem próximo de animais, plantas e outros elementos que desperta nossa atenção. Use com atenção essa ferramenta, lembrando que a aproximação corporal é muito melhor, a relação entre você e sua imagem captada torna-se mais verdadeira;

2. Mexa-se

Encontrar o ângulo ideal requer prática e visualização de pontos diferentes de uma mesma perspectiva. Mexa-se! Seja para os lados, para cima ou para baixo. O movimento pode contribuir para que você encontre o ângulo ideal;

3. Fotografe mais

Por mais que você tenha tirado fotos realmente muito boas, nunca é demais garantir mais alguns registros, principalmente quando estamos em um ambiente que visitamos raramente;

4. Use a regra dos terços

Imagine o quadro dividido com 2 retas verticais e 2 horizontais, como um jogo da velha. Basicamente, a regra dos terços diz que sua composição será mais atraente se você posicionar o assunto em uma das linhas horizontais ou verticais, ou em algum dos pontos de interesse;

5. Tenha um assunto bem definido

O assunto pode variar dependendo do local que você estiver. Mas sempre tem algo que você gosta mais de registrar, como por exemplo, flores, animais, folhas secas, luz e sombra. Fotografe o assunto que mais te sensibiliza;

6. Preste atenção ao plano de fundo

Observe de que forma o plano de fundo conversa com o seu assunto, e como ele pode contribuir no seu registro;

7. Interaja com o assunto, com as pessoas

A interação pode promover registros únicos e principalmente espontâneos. Esteja atento, e saiba usar isso a seu favor;

8. Fotografe na “Golden Hour” (Hora Dourada) e na “Pink Blue Hour”

A “Hora Dourada” é um hora antes do pôr do sol, e uma hora depois do sol nascer, quando o sol está bem baixo no céu. Já a “Pink Blue Hour” é quando o sol se põe também é um ótimo horário para fotografar;

9. Evite usar o flash da câmera

O flash pode interferir na luz natural que a sua foto pode obter, então use em casos especiais;

10. Não tenha pressa!!!

Quando estamos na Natureza, o poder de observação é algo que nos nutre, e fotografar nesse estado é divino. Não procure pressa em realizar uma fotografia, lembre-se primeiro de contemplar, sentir e só depois registrar. Faça com atenção e carinho, e vai ver que seus registros terão a marca que o seu coração emite.

"A liberdade do fotógrafo não profissional para mim também é muito valiosa, porque a fotografia vira uma busca pessoal, um caminho de autoconhecimento e um caminho de aprendizado."
- Alexsandra Manchini, Fotógrafa e amante da natureza

Espero que com essas 10 dicas para melhorar sua foto na natureza, você realize belos e significativos registros. Lembre-se de não ter pressa, valorizar o seu tempo e registrar através das fotos suas melhores memórias.

Artigo escrito e fotos de autoria pela fotógrafa Alexsandra Manchini. Conheça seu trabalho em @alemanchinifotografia

Conheça mais o nosso trabalho:

Loja Virtual: nosalpes.com
Instagram: @nosalpes

Nos Alpes

Published on 04/19/2021 07:44

Views

87

8
Clube Outdoor
Clube Outdoor 04/19/2021 09:42

Já estamos ansiosos para voltar para as montanhas tirando fotos incríveis pelo Brasil!!!

Nos Alpes
Nos Alpes 04/19/2021 22:18

Nem fala Clube Outdoor 🙌💚 aqui também

Edson Maia
Edson Maia 04/20/2021 11:06

dicas muito úteis! vou tentar colocar em prática e ver se melhoro meus registros... foto não é o meu forte. hahaha ótima materia!

Gear Tips
Gear Tips 04/21/2021 17:03

Excelentes dicas para aqueles que querem registrar o momento para sempre e compartilhar depois aqui no AventureBox.

Nos Alpes
Nos Alpes 04/22/2021 07:43

Valeu Edson! São dicas práticas que ajudam muito, ainda mais para você que vive aventuras e lugares fantásticos!

Nos Alpes
Nos Alpes 04/22/2021 07:43

Com certeza Gear Tips, e vão ajudar a deixar as publicações ainda mais sensacionais =D

Procura de Horizontes
Procura de Horizontes 06/01/2021 15:58

ótimas dicas. Apaixonados por fotografia de natureza agradecem. Muito legal ver as fotos aqui e reconhecer o lugar onde foram tiradas.

Nos Alpes
Nos Alpes 06/01/2021 19:49

Valeu Procura de Horizontes!! Que legal que conseguiu fazer este reconhecimento 👏👏👏

Nos Alpes

Nos Alpes

Curitiba - PR

Rox
588

Camisetas, vestuário e acessórios produzidos de forma consciente e sustentável para praticantes de esportes outdoor, montanhismo, trilhas, trekking e viagem.

Adventures Map
nosalpes.com/

16 Posts

See More

2405 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruno Negreiros, Bruna Fávaro and 405 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Renan Cavichi, Bruna Fávaro and 156 others support the Together page.