AventureBoxExplore
Create your account

9 Hábitos Sustentáveis no seu dia a dia

Podemos construir diariamente hábitos sustentáveis que preservam a natureza e mostram todo o nosso amor pela mãe terra!

Nos Alpes
Nos Alpes 04/22/2021 08:06

9 Hábitos sustentáveis no seu dia a dia

Você já parou para pensar como sua vida é repleta de hábitos e padrões que acabam se repetindo? Segundo o dicionário da língua portuguesa um hábito pode ser entendido como uma maneira usual de ser e fazer algo, um costume, ou ainda uma maneira de se comportar. Existem alguns hábitos sustentáveis que podem fazer diferença na nossa relação com a natureza e contribuir para o mínimo impacto ambiental, conceito que estabelece iniciativas favoráveis à preservação e o desenvolvimento harmonioso com os meios naturais.

A principal reflexão que precisamos ter é: Como podemos desenvolver diariamente hábitos sustentáveis que ajudem a preservar a terra? Os pequenos maus hábitos multiplicados pelo contingente populacional das grandes cidades, apresentam impactos ao meio ambiente que podem ser resolvidos ou minimizados com atitudes de amor à terra. Até mesmo em nossas casas nós podemos contribuir para a mudança que a terra necessita.

Cenário atual: Covid-19

Estamos vivendo uma rotina diferente devido ao atual cenário mundial, o Covid-19 tem assustado muitas pessoas e por muitas vezes nos feito repensar nossa rotina e estilo de vida. Muitas pessoas estão em casa para evitar a disseminação do vírus, e com tanto tempo livre, por vezes, nos encontramos perdidos, sem saber qual a melhor forma de aproveitar nosso dia.

Toda essa reflexão nos leva a pensar nessa relação com a natureza como algo com prazo de validade esgotando, precisamos construir uma nova forma de interagir sem causar tanto impacto, desenvolver iniciativas para uso sustentável do meio ambiente de forma que seja possível preservar os recursos naturais e garantir os recursos básicos da vida para as próximas gerações.

Pensando em melhor utilizar o tempo, não apenas em tempos de pandemia, mas para a vida, nós reunimos uma lista de 9 hábitos diários com maneiras de como tratar a terra com atitudes de amor.

1 - Reutilize, Reduza e Recicle o que puder

O uso cotidiano dos 3 R’s é capaz de fazer a diferença que a Terra precisa. Na hora de consumir, reflita se é realmente necessária a compra e sempre que puder, reutilize os materiais que já possui. Faça o descarte correto do seus resíduos, direcionando os materiais que podem ser reciclados para locais próprios, e jamais jogue qualquer tipo de resíduo nas ruas, parques e praças.

2 - Somos responsáveis por aquilo que amamos

Quando der uma volta no seu quarteirão, aproveite e leve uma sacola para retirar o lixo que encontrar durante a sua caminhada. Isso também se aplica às trilhas e ambientes outdoor, afinal, somos responsáveis por aquilo que amamos. Cuide do que é de todos.

3 - Comece uma horta ou jardim

Comece o plantio de uma horta, jardim ou se não possuir espaço em casa, conheça as hortas urbanas da sua cidade. Nada nos conecta melhor à terra do que cultivar e cuidar das plantas que nos alimentam.

4 - Composte

Você sabia que no Brasil os resíduos orgânicos representam mais de 50% do total de resíduos sólidos gerados no país? E que desses 50%, apenas 2% são destinados a compostagem? (Ministério do Meio Ambiente - Gestão de Resíduos Orgânicos).

Imagine se cada um fizesse sua parte e realizasse a compostagem de seus próprios resíduos orgânicos, isso contribuiria com a diminuição do volume de material enviado aos aterros sanitários diariamente, reduzindo drasticamente o impacto ambiental. Além desse ganho incrível, o adubo gerado pela compostagem ainda serve de alimento para as suas plantinhas.

5 - Alimente-se de mais vegetais

A produção de carne é um dos responsáveis pelo alto consumo de água, um recurso natural que cada vez mais nós precisamos preservar. Para a produção de 1kg de carne bovina, são consumidos cerca de 15 mil litros de água. Em contrapartida, uma dieta baseada em vegetais consome apenas 1.664 litros de água. A construção de hábitos sustentáveis contribui na preservação da vida na Terra (Water Footprint).

Além disso, a indústria pecuária é a principal responsável pelo desmatamento de importantes biomas da natureza, devido a criação de pastos e plantio de soja para alimentar o gado (Sociedade Vegetariana Brasileira). Um grande exemplo disso é o Cerrado, segundo maior bioma brasileiro, que entre os anos de 2000 a 2014 sofreu com o desmatamento de 963.000 hectares para a produção de gado e para o plantio de soja (A expansão da soja no Cerrado - Arnaldo Carneiro Filho e Karine Costa).

6 - Consumo consciente

Compre de empresas e marcas regionais que possuam missões conscientes de preservação do planeta. Assim, mostre a Mãe Terra o tanto de amor com que você trata os seus recursos financeiros. Conheça toda a linha de camisetas e produtos sustentáveis inspirados na vida outdoor da Nos Alpes.

7 - Menos plástico e mais vida

Evite consumir o plástico, e quando for ao mercado, padaria ou parque, não esqueça de levar sua ecobag retornável. Use copos e garrafas retornáveis quando estiver no escritório, quando for a uma festa ou happy hour. Troque o canudo plástico por canudos retornáveis. A poluição por plástico é responsável por impactos ambientais no solo, ar e água e contribuindo na morte de inúmeros seres vivos. A solução mais rápida é não consumir esse material.

8 - #VádeBike

Quando puder, troque o carro pela bicicleta, que é uma atividade física saudável, gratuita e que não faz emissão de CO2. O Dióxido de Carbono (CO2) é um dos principais gases responsáveis pelas alterações climáticas, e se encontra na queima de combustíveis fósseis, que também são usados para mover os motores automobilísticos.

9 - Observe a Natureza

Nós amamos estar em contato com ela, principalmente nas montanhas. Mas você pode encontrar locais de contato com áreas verdes, para inspirar o ar puro das árvores, escutar o som dos pássaros, dos rios e das folhas. Mergulhar na beleza da natureza é o lembrete perfeito do por quê é tão importante cuidarmos dela.

Com a construção de hábitos sustentáveis, podemos reverter o impacto ambiental que as nossas pegadas estão provocando há muito tempo. Já imaginou ser o herói que o nosso Planeta precisa? Todos nós podemos! São atitudes de amor a Terra.

Artigo escrito pelo Grupo Montanheros. Conheça mais em @grupomontanheros

Conheça mais o nosso trabalho:

Loja Virtual: nosalpes.com

Instagram: @nosalpes

Nos Alpes

Published on 04/22/2021 08:06

Views

65

7
Bruno Negreiros
Bruno Negreiros 04/22/2021 17:28

Nossa, preciso começar uma horta e a compostar aqui no Apê.

Nos Alpes
Nos Alpes 04/22/2021 20:17

Boa Bruno! Vai curtir demais a experiência. Vai se encantar em como a natureza se expressa em tão pouco espaço e em tão pouco tempo :)

Fabio Fliess
Fabio Fliess 04/27/2021 21:28

Dicas que fazem a diferença. Parabéns pessoal. 👏🏻👏🏻👏🏻

Nos Alpes
Nos Alpes 04/28/2021 07:59

Valeu Fabio! Se todo mundo faz sua parte, construímos um mundo mais sustentável :)

Ana Retore
Ana Retore 04/28/2021 09:06

Muito bom! 💚

Nos Alpes
Nos Alpes 04/28/2021 10:57

Valeu Ana 🥰🙏💚🌿

Mínimo Impacto
Mínimo Impacto 04/29/2021 13:54

Excelente 🙌🙌🙌🌿

Nos Alpes

Nos Alpes

Curitiba - PR

Rox
459

Camisetas produzidas de forma sustentável inspiradas no estilo de vida outdoor com estampas colaborativas. Equipamentos duráveis e ultra resistentes.

Adventures Map
nosalpes.com/

12 Posts

See More

2272 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Peter Tofte, Fabio Fliess and 395 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Bruna Fávaro, Peter Tofte and 149 others support the Together page.