AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal

Dia Mundial da Árvore - Importância e seus Benefícios

    A importância e os benefícios das árvores: Principais funções e contribuições essenciais para a vida no Planeta como conhecemos

    Nos Alpes
    21/09/2021 20:19

    A Importância e os Benefícios das Árvores

    Todos nós vivemos em um imenso e rico ecossistema, a natureza, onde estamos imersos e tudo está interligado. Possuímos uma conexão intrínseca com o meio ambiente e por conta disso entendemos e sentimos a necessidade de preservá-lo. Por meio dessa compreensão e para contribuirmos com essa preservação necessária a todos, em um ato de amor ao Planeta, nós plantamos árvores e promovemos a educação ambiental. Conheça a importância das árvores, seus benefícios, suas principais funções e contribuições essenciais para a sobrevivência do Planeta como conhecemos hoje.

    As árvores e sua contribuição à vida como a conhecemos

    De acordo com os pesquisadores, as primeiras árvores surgiram da segunda metade do período Devoniano, entre 398 e 385 milhões de anos atrás. Trouxeram profundas mudanças e novas possibilidades à vida. Por meio delas, começaram a surgir as florestas, contribuindo com o intemperismo das rochas, estabilização da erosão, balanço do CO2 e consequentemente do clima. Essas primeiras florestas possivelmente foram surgindo próximo aos cursos d’água, assemelhando-se às conhecidas florestas ciliares dos dias atuais.

    O desenvolvimento das florestas provocou mais oxigênio e menos carbono na atmosfera, implicando em modelos climáticos completamente novos. Foi fundamental para abrigar novas espécies de animais que até então se encontravam nos oceanos, além de preparar o terreno para o surgimento e desenvolvimento do Homo Sapiens.

    Os benefícios das árvores para os seres vivos

    As árvores são agentes fundamentais para a manutenção da biodiversidade. Elas fornecem abrigo e alimentação para os animais e em troca esses animais as ajudam a expandir suas populações, por meio da dispersão de seus frutos e sementes. Além disso, quando os animais cumprem seu ciclo e morrem, eles são transformados em matéria orgânica que serve de alimento para as plantas, Perceba como tudo está conectado e como ambientes saudáveis estão em um perfeito equilíbrio dinâmico.

    Já para os seres humanos as árvores são fonte de matéria prima para bens de consumo, como a madeira para construção de casas, ervas para o chimarrão e chás, látex, papel, resinas, óleos, entre outros. Além disso, ambientes conservados promovem um grande bem-estar para os seres humanos, pois reduzem a erosão dos solos, diminuem o assoreamento dos rios, melhoram a qualidade do ar, reduzem a poluição sonora, diminuem o nível de estresse e auxiliam no equilíbrio do clima no planeta.

    As árvores e o equilíbrio do clima

    As árvores absorvem a radiação solar resultando na transpiração, que já é uma forma de liberar umidade na atmosfera. Além disso, também tem a respiração, que é outro mecanismo de liberar umidade no ambiente. Esses dois fatores por si só já são responsáveis por auxiliar no equilíbrio térmico do Planeta, mas ainda tem mais! As florestas são capazes de liberar determinados compostos na atmosfera, que em contato com a umidade proveniente da evaporação de rios e oceanos causam as chuvas. Ou seja, sem florestas o equilíbrio hídrico do Planeta seria fortemente influenciado.

    Apesar da maioria dessas informações ser fortemente difundida, parece que vivemos um momento histórico onde optamos por não fazer uso desse conhecimento e caminhamos a passos largos para um desequilíbrio ecológico sem precedentes e grande parte disso se deve ao desmatamento das florestas.

    A importância das árvores para combater o aquecimento global

    As árvores geram oxigênio (O2) e absorvem gás carbônico (CO2) por meio do processo de fotossíntese. Nos dias atuais, o processo de absorção de CO2 é extremamente importante, por conta das alarmantes mudanças climáticas, aquecimento global e o efeito estufa. Sem o efeito estufa não haveria vida na terra. Porém, cada vez mais esse efeito têm se intensificado pelas pegadas que estamos deixando.

    O desmatamento das florestas, a poluição do ar realizado por grandes indústrias e a queima de combustíveis fósseis são alguns dos exemplos que contribuem para a maior liberação de CO2 na atmosfera. Além disso, nosso impacto individual também é responsável por esse efeito, por esse motivo é importantíssimo observarmos a forma como nos alimentamos e consumimos nossos bens.

    As árvores possuem um papel fundamental na balança do O2 com CO2. Em apenas um ano, um único indivíduo pode absorver cerca de 12 kg de CO2 da atmosfera e liberar O2 suficiente para a sobrevivência de uma família de 4 pessoas, por cerca de um ano!

    Imagem de "Árvore, ser tecnológico"

    O desmatamento das florestas

    Segundo dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o desmatamento da Floresta Amazônica em 2018/2019 foi de 1 milhão e 12 mil hectares. Cada hectare corresponde a um campo de futebol, ou seja mais de 1 milhão de campos de futebol desmatados. E segundo os dados do INPE e SOS Mata Atlântica, a Mata Atlântica teve 14 mil e 500 hectares desmatados em 2018/2019. Só no Estado do Paraná, um dos estados que compõem o bioma da Mata Atlântica, houve um aumento de 35% do desmatamento florestal em 2018/2019 em comparação a 2017/2018.

    É importante que tenhamos atitudes em relação ao desmatamento das florestas, pois este ato, além de ser prejudicial para a vida do ser humano, é extremamente danoso para a biodiversidade e para o equilíbrio ecológico. A educação ambiental é uma ferramenta utilizada para que mais pessoas possam ampliar a sua visão sobre os impactos causados por nossas escolhas e a partir disso optar pela mudança, com base no conhecimento.

    O engenheiro florestal e integrante do Coletivo Montanheros, Saymon Monastier listou algumas formas de combater o desmatamento:

    • Compartilhar informações e promover a educação ambiental;
    • Exigir do poder público que se estabeleçam políticas de conservação e preservação ambiental;
    • Valorizar os povos tradicionais da floresta, que são guardiões da natureza e que compreendem a necessidade de coexistência;
    • Reduzir ou eliminar o consumo de carne, levando em consideração que grande parte do desmatamento do Cerrado e na Amazônia é realizado para disponibilizar essas áreas à produção de gado;
    • Consumir produtos florestais com certificação, como FSC e Cerflor, pois dessa maneira é possível assegurar que tais produtos são provenientes de fontes sustentáveis.

    As árvores e seu exemplo ao ciclo da vida

    Conservar e preservar nossas florestas é um ato de amor ao planeta, à vida e à natureza. Uma árvore é um grande espelho, que nos ensina o ciclo da vida. É necessário fazer as escolhas certas, plantar, cuidar, dar amor e carinho, ver crescer, ter paciência e colher os frutos no momento certo.

    É importante lembrar que nós precisamos muito mais da natureza, do que ela de nós. A natureza é uma grande mãe, e é capaz de nos ensinar a trilhar um caminho diferente, que respeite a coexistência. Mas é um trabalho árduo, desafiador e contínuo, assim como o crescimento e desenvolvimento de uma árvore.

    Por esse motivo, trabalhamos em projetos socioambientais que promovam reflexões, que gerem ação e que contribuam com o conhecimento, pois dessa forma somos capazes de uma coexistência mais harmônica com o nosso Planeta.

    Artigo escrito pelo Grupo Montanheros. Conheça mais em @grupomontanheros

    Conheça mais o nosso trabalho:

    Loja Virtual: nosalpes.com

    Instagram: @nosalpes

    Nos Alpes
    Nos Alpes

    Publicado em 21/09/2021 20:19

    Visualizações

    539

    Nos Alpes

    Nos Alpes

    Curitiba - PR

    Rox
    658

    Vestuário, acessórios e equipamentos produzidos de forma consciente e sustentável para praticantes de esportes outdoor, montanhismo, trilhas, trekking e viagem.

    Mapa de Aventuras
    nosalpes.com/


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Dri @Drilify, Renan Cavichi e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.