/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5cbf1de61ede1/adventure/60d0f62ab9367/60d0f62abb996-2.jpg)
Pedra Branca - Caeté / MG
Escalada Tradicional na Pedra Branca em Caeté / MG
Escalada Montanhismo HikingDepois de quase 6 meses de molho por conta de uma fratura no pé depois de uma queda na Serra do Cipó, finalmente o ortopedista liberou o meu retorno às montanhas. No último domingo, 20 de junho, partimos para Caeté para subir a Pedra Branca, um afloramento de granito que fica na área urbana da cidade, pela via "Face Norte" (5º Vsup, E2, D1, 130m).
Material mínimo:
- 1 corda de 60 metros;
- 9 costuras longas;
- Fitas para equalização nas paradas com no mínimo 1,20 m.
A primeira enfiada começa com boas agarras, porém o primeiro grampo é muito alto, o que torna o início bem tenso. O outro trecho mais exposto fica entre o segundo e o terceiro grampo. A partir da terceira costura as proteções seguem um espaçamento padrão. Crux logo após a sétima proteção.
A segunda enfiada é a mais curta e mais tranquila das 3, com muitos trechos de aderência onde o uso das mão se faz necessário apenas para manutenção do equilíbrio corporal.
A terceira enfiada tem poucas agarras, com predominancia de regletes. O crux dessa enfiada é um V sup justamente de regletes. Hoje o leitor biométrico não conseguiu registrar o ponto da Lu por conta desse trecho. Ossos do ofício. Vencido esse lance, o restante da via é super tranquilo e em menos de 10 minutos se atinge o cume.
Depois de fazer um lanche rápido e tirar algumas fotos, descemos pela trilha (sim, a descida é feita por trilha, dispensando a necessidade de rapel!) com aquela sensação incrível de que finalmente a nossa temporada de montanha tinha se iniciado.
