AventureBoxExplore
Create your account

Entre os profissionais da aprendizagem experiencial ao ar livre os termos hard skills e soft skills são bastante corriqueiros. Eles são usados para designar tipos de conhecimentos bastante distintos e complementares que aventureiros e profissionais dessa área devem conhecer e utilizar.

O desenvolvimento dessas habilidades promove um ganho substâncial de eficiência no cumprimento de tarefas e desafios, bem como na capacidade de conviver em comunidade e de trabalhar em equipe. Essa transformação não se dá somente ao ar livre, em ambientes desconhecidos e cercados por desafios inesperados, mas também na vida cotidiana, onde temos que lidar constantemente com nós mesmos e com as pessoas ao nosso redor.

O objetivo desta matéria é apresentar esses conceitos de uma maneira resumida e assim trazer um entendimento prático desses termos. Um bom entendimento é um ótimo ponto de partida para o desenvolvimento dessas habilidades no dia-a-dia.

O que são Hard Skills?

De uma maneira bem resumida hard skills são conhecimentos e habilidades técnicas de uma pessoa. No exemplo do montanhismo seriam: orientação e navegação com mapa e bússola; uso e manutenção de equipamentos; técnicas de escalada; culinária de montanha; técnicas de mínimo impacto; conhecimentos em meteorologia; gestão de segurança; etc. Um rico repertório em hard skills bem desenvolvidos permite realizar atividades outdoor de maneira consciente e segura, aumentando a qualidade da experiência.

Nossa jornada em adquirir e desenvolver hard skills começa com o nascimento. Como bebês aprendemos a engatinhar para depois andar. Como crianças aprendemos a correr e saltar. Como adultos desenvolvemos a resiliência para caminhar por dias a fio. Essa lógica se aplica para qualquer outra área de habilidaes e capacidades técnicas.

Esse processo é fortemente guiado pela aprendizagem experiencial: aprendemos fazendo. Esse aprendizado pode ocorrer de diversas maneiras, sejam elas de maneira autônoma, sem a ajuda de ninguém, sejam elas com suporte, como em cursos ou aulas.

Orientação e Navegação durante um programa OBB.


O que são Soft Skills?

Novamente de maneira bem resumida, podemos definir os soft skills como habilidades interpessoais. Dependendo da literatura é comum encontrar a expressão da inteligência sócio-emocional. A partir de um auto-conhecimento aprofundado a pessoa é capaz de navegar as relações com outras pessoas, sejam elas profissionais ou pessoais, de maneira harmônica, respeitosa e construtiva.

Nós como "animais sociais" dependemos uns dos outros e quanto maior o nosso repertório de habilidades e capacidades na área do soft skills, mais plenas, motivantes e recompensantes são as nossas relações. O sucesso e felicidade na vida das pessoas correlaciona, na maioria dos casos, com habilidades interpessoais bem desenvolvidas.

Apesar de serem muito efêmeros na hora de definí-los, os soft skills também podem ser desenvolvidos de maneira intencional e estruturada através da aprendizagem experiencial. Para que isso possa ocorrer de maneira natural, um dos primeiros passos é criar um Ambiente Seguro de Aprendizagem (ASA): um contrato de convivência no qual um grupo de pessoas se permite sair de seus padrões usuais de comportamento para se experienciarem de maneira diferente.

Nesse "laboratório comportamental" os integrantes tem a chance de descobrirem novos aspectos sobre si mesmos, sobre as relações que podem ter com outras pessoas e como podem desenvolver habilidades que ainda precisam ser melhoradas. A ferramenta do feedback é fundamental nesse processo.

Maneiras como trabalhar em equipe, estilos de liderança e tomada de decisão, os diferentes aspectos da comunicação ou a gestão de conflitos são exemplos de soft skills. O ambiente ao ar livre acelera esse desenvolvimento por ser um ambiente neutro: independente de quem você é, quando chover todos se molharão; a distância de um acampamento para o outro é a mesma para todos; a correnteza do rio a ser atravessado não faz distinção de quem está nele.

Nesse ambiente desafiador emergem de um grupo que aceitou superar limites novos padrões de comportamento ou novos entendimentos do que cada um consegue realizar. E não é raro ouvir que as pessoas se surpreendem consigo mesmas ao descobrirem que são capazaes de muito mais do que imaginavam!

Trabalho em equipe.

O Blog da Outward Bound Brasil traz muito conteúdo acerca de hard e soft skills. Nossa intenção é compartilhar esse conteúdo aqui no AventureBox. Siga nosso perfil e acompanhe as novidades!

Há mais em nós do que imaginamos!

Visite as nossas redes:

Website: https://outwardbound.org.br/

Facebook: https://www.facebook.com/outwardboundbrasil

Instagram: https://www.instagram.com/outwardboundbrasil

YouTube: https://www.youtube.com/outwardboundbrasil

Estamos localizados na Rua Sebastião Arcanjo Lopes, 160 - Vila Loli - Cep: 12460-000. Campos do Jordão – SP.

5
Bruno Negreiros
Bruno Negreiros 03/12/2021 10:30

Lembro bem de como isso tudo ficou bem claro no FEAL!!!

Eli Gonsalves
Eli Gonsalves 03/12/2021 17:59

Adorei acho que me enquadro humildimente em soft skills pensava sobre isao mas não sabia dar nome!

Outward Bound Brasil
Outward Bound Brasil 03/26/2021 17:51

Que legal, Eli. Mas lembre-se, todos nós temos hard e soft skills, mesmo que seja em outros tipos de atuação na nossa vida. Tenha certeza de todo o seu potencial.

Force
Force 04/12/2021 11:26

Legal

Outward Bound Brasil
Outward Bound Brasil 04/12/2021 11:28

Valeu, Force! 🤟🏼

Outward Bound Brasil

Outward Bound Brasil

Campos do Jordão - SP

Rox
255

Promovemos jornadas transformadoras na natureza onde as pessoas descobrem todo seu potencial, ampliando seus sonhos e limites.

Adventures Map
www.outwardbound.org.br/

4 Posts

See More

1946 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruna Fávaro, Peter Tofte and 376 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Bruno Negreiros, Bruna Fávaro and 133 others support the Together page.