Programa: Outward Leaders | Canoagem Oceânica

Conheça o Outward Leaders: Uma vivência para despertar o líder em você num dos cenários mais espetaculares da costa brasileira!

Aprender, praticar, ampliar - o Outward Leaders é um programa que permite despertar suas qualidades de líder através de situações reais e concretas, dias após dia. A rotina de uma expedição em caiaques oceânicos desenvolve seu senso de organização e praticidade nas tarefas, aumentando a eficácia ao longo da vivência. Ele evolui o seu entendimento das próprias emoções nas mais diversas situações e gera mais confiança no momento de você tomar decisões.

Durante 7 dias você fará parte de uma equipe de até 12 participantes que percorrerá uma rota marítima. Ela não está definida pois essa decisão será tomada pelos integrantes da expedição. Nenhuma expedição é igual à outra!

Para criar o cenário perfeito para o aprendizado acontecer de maneira natural e envolvente, o programa Outward Leaders é realizado na Baía de Ilha Grande, que se estende entre os municípios de Paraty e Angra dos Reis, no oeste do estado do Rio de Janeiro. Nela se encontram mais de 300 ilhas, muitas delas desabitadas.

Assista ao vídeo do Programa OBB Outward Leaders para saber mais.

A Ilha Grande, que dá o nome a baía, é a sexta maior ilha marítima do Brasil com uma área de 193 km². Seu ponto culminante é o Pico da Pedra D’Água com 1.031 m, que pode ser avistado a vários quilômetros de distância. Nesse cenário também se encontra o Saco do Mamanguá, uma ria tropical (espécie de fjord) onde fauna e flora riquíssimas co-existem com a cultura caiçara.

No fundo da Baía de Ilha Grande também se encontra a cidade histórica de Paraty. Fundada em 1667 entre dois rios, a cidade foi o principal porto de escoamento do ouro que descia a serra das Minas Gerais pela Estrada Real.

Nesse cenário formado por ilhas, baías com praias paradisíacas, mangues e a maior ria do Brasil, a sua equipe levará todo o equipamento e a alimentação necessários em caiaques oceânicos, acampando em diferentes locais e conhecendo paisagens incríveis, emolduradas pela exuberante mata atlântica ombrófila.

A partir do primeiro dia serão construídos com os participantes a ‘estrutura funcional’, o coaching de facilitação e a liderança do curso. As funções do grupo serão definidas pelos próprios integrantes, que se utilizarão das ferramentas de facilitação, de manejo de grupos, de coaching e de feedback.

Os dois primeiros dias serão focados em desenvolver técnicas de canoagem oceânica, na introdução de conceitos de marinharia e de ferramentas de análise para tomar decisões no mar. A partir do terceiro dia a rota da expedição será escolhida pelos participantes numa decisão de grupo, baseada nos seguintes aspectos: Alternativas com base no nível de habilidades técnicas adquiridas em dois dias de treinamento, previsão do tempo e objetivos dos integrantes (por exemplo mais versus menos esforço físico ou então mais versus menos treinamentos em canoagem oceânica).

Os treinamentos serão acompanhados por um embasamento teórico e prático, como aprendizagem e uso de uma abordagem metódica e metodológica para análise de risco e tomada de decisões em uma atividade nova para e rota desconhecida pelos participantes.

No Outward Leaders você poderá:

• Desenvolver de maneira prática habilidades socioemocionais e competências interpessoais;
    • Praticar valores OUTWARD BOUND fundamentais como compaixão, integridade, excelência e cuidado com a natureza;
    • Fazer parte de uma equipe diversa para vencer desafios que farão com que você redescubra a sua força interna;
    • Ter seu autoconhecimento aprofundado. A confiança nas suas próprias capacidades sempre, uma outra percepção das possibilidades e oportunidades na vida pessoal e profissional com um novo olhar para si mesmo.

O programa tem como objetivo desenvolver as habilidades socioemocionais dos participantes, para tanto você irá aprender:

• Conceitos e modelos mentais com a Zona de Conforto ou o Ciclo de Aprendizagem Experiencial para autogerir o seu processo de crescimento durante e depois da expedição;
    • Diferentes estilos de liderança e seus momentos a serem empregados;
    • A ferramenta do Feedback e como aplicá-la de maneira correta e construtiva;
    • Tomar decisão em grupo diante de situações diversas e com diferentes níveis de informações;
    • Refletir sobre a experiência OUTWARD BOUND e os desdobramentos depois de voltar dela em momento único e individual.

Sendo o processo inserido na natureza, aprender técnicas para esse ambiente também fazem parte do aprendizado, como por exemplo:

• Aprender técnicas de remada, de (auto)resgate e de marinharia;
    • Navegar com mapa e bússola para traçar sua melhor rota num ambiente marítimo;
    • Escolher um local ideal de acampamento, montar a rede ou barraca para que resista ao tempo e passar uma noite seca, confortável e reenergizante;
    • Operar uma cozinha de acampamento com fogareiros especiais, preparar refeições saudáveis e elaboradas e se surpreender com uma pizza em campo;
    • Aplicar os 7 princípios de mínimo impacto (leave no trace) para deixar o menor rastro possível pelos locais que você irá passar.

Para quem foi pensado o Outward Leaders?

Para Bounders (ex-alunos) maiores de 18 anos que buscam aprofundar os seus conhecimentos de liderança e tomada de decisão. Não é necessária nenhuma experiência prévia em canoagem oceânica pois todas as técnicas necessárias serão ensinadas, mas é recomendado saber nadar.

Por que participar deste programa?

O Outward Leaders nasceu de uma simples pergunta: Já fiz um programa da OBB, e agora? Essa vivência foi desenhada com os feedbacks dos Bounders, que indicaram a vontade de se aprofundar nos temas da liderança e tomada de decisão usando a canoagem oceânica. A combinação não poderia ser melhor!

Se você tem aquela vontade de reviver uma experiência transformadora na natureza, sair novamente da zona de conforto, passar novamente pelas fases de formação de grupo, mas dessa vez de uma maneira muito mais ciente e controlada, esse programa é para você. Nele você não só irá aprofundar as habilidades e capacidades de líder e para tomar decisões, como irá aprender um novo hard skill, a canoagem oceânica, num dos trechos mais incríveis da costa brasileira!

O Outward Leaders encoraja você a aprofundar e aprimorar as suas habilidades e capacidades de líder, conhecer novos modelos de liderança e de tomada de decisão, conduzir e orientar um grupo se deslocando em caiaques oceânicos e reviver uma experiência OUTWARD BOUND com novos participantes.

O que cobre o valor da inscrição?

• A instrução por instrutores altamente capacitados e com treinamentos em primeiros socorros em áreas remotas;
    • Alimentação rica e balanceada (inclusive a pizza) especialmente escolhida para o ambiente de expedição;
    • Seguro contra acidentes pessoais durante todo o período da vivência;
    • Equipamentos técnicos como caiaque, colete, remo, rede, tarp, barraca, saco de dormir, isolante térmico, fogareiro, panelas, kit primeiros socorros e outros.

O investimento financeiro no programa não inclui:

• Material e roupas individuais, você receberá uma lista completa dos itens que deve trazer;
    • Transporte até o ponto de encontro.

Como funcionam as bolsas?

O Fundo de Bolsas faz com que os nossos programas sejam acessíveis a todos, fortalecendo nosso caráter social e a diversidade nos nossos grupos. Para mais informações acesse o menu BOLSAS em nosso site, mas não deixe de participar, fale com a gente!

GESTÃO DE SEGURANÇA: PROTOCOLO COVID-19

Para saber mais sobre os VALORES e como se INSCREVER acesse:
    www.outwardbound.org.br/programas/outwardleaders

Próxima Edição:
    De 30 de Novembro a 6 de Dezembro.

Siga Também:

Website: www.outwardbound.org.br

Facebook: www.facebook.com/outwardboundbrasil

Instagram: www.instagram.com/outwardboundbrasil

YouTube: www.youtube.com/outwardboundbrasil

Estamos localizados na Rua Sebastião Arcanjo Lopes, 160 - Vila Loli - 12460-000. Campos do Jordão – SP.