AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal

Filhote ou adulto de cobra: Qual acidente + grave?

    Picada de cobra filhote é muito mais grave que de adulto?

    Papo de Cobra
    19/03/2020 13:49

    Muita gente acredita que o veneno de um filhote é mais potente que de um adulto. Ao contrário da crença popular, a picada de uma serpente filhote, seja uma jararaca ou uma cascavel, é quase sempre muito menos grave do que a picada de uma serpente adulta.

    A ideia, muito difundida de que os filhotes de serpentes peçonhentas não podem controlar a quantidade de veneno injetado é um mito que foi refutado várias vezes através de estudos científicos já consagrados.

    Mesmo admitindo que uma serpente adulta no momento do bote pode não inocular veneno em um grande percentual de vezes (o chamado “bote seco” ou picada seca”), em termos estatísticos, é mais provável que uma serpente adulta cause um acidente grave, do que uma serpente jovem.

    Em qualquer acidente por uma serpente peçonhenta, a gravidade é determinada por uma combinação de fatores de três categorias: os relacionados à serpente que causou o acidente, aqueles relacionados ao acidentado e aqueles relacionados as ações realizadas após o acidente.

    Nos fatores relacionados à serpente podemos citar a toxicidade da espécie da serpente que causou o acidente, o número de picadas dadas e o volume de veneno injetado. Nos fatores relacionados ao acidentado podemos citar a idade da vítima (crianças e idosos são mais susceptíveis), as condições médicas pré-existentes, a susceptibilidade alérgica e o local do corpo onde ocorreu o acidente.

    Nas ações realizadas após o acidente são considerados a velocidade e a efetividade dos primeiros socorros, o tempo entre a picada e o tratamento, a ação hospitalar realizada, incluindo a administração correta do soro (tipo e quantidade) e a aplicação de torniquete, ação que não deve ser nunca realizada.

    1 Comentários
    Bruno Negreiros 25/03/2020 10:37

    Olha, obrigado pelo esclarecimento. Eu tomei um bote uma vez na Serra do Cipó, mas confesso que, pela rapidez com que a cobra se foi, não vi a espécie. Observei apenas que ela era relativamente pequena. Nada aconteceu porque foi na minha bota. Peçonhenta ou não, muitas pessoas me disseram exatamente que a probabilidade dela ser uma cobra filhote poderia ter piorado tudo. Agora sei que não. Valeu!

    Papo de Cobra

    Papo de Cobra

    Rio de Janeiro

    Rox
    542

    Projeto de divulgacao científica com serpentes ajudando na identificação d serpentes, prevenção de acidentes para praticantes de atividades ao ar livre e profissionais relacionados

    www.papodecobra.com.br


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Peter Tofte, Fabio Fliess e mais 441 pessoas apoiam o manifesto.