Saco de dormir - review AEGISMAX G2M

Comentários após 300 noites de uso

Eu e Ramon temos o saco Aegismax modelo G2, tamanho M.

AEGISMAX é uma empresa chinesa de produtos outdoor focada principalmente em sacos de dormir com plumas de ganso.

ONDE COMPRAMOS

Compramos este saco de dormir no AliExpress. É só digitar, no site do AliExpress, Aegismax G2 que irá aparecer vários fornecedores deste saco. Fiz uma pesquisa em fevereiro de 2021 e o custo deste saco, incluindo o frete, variava entre: R$ 982 e R$ 1480. Seguem os links das lojas mais baratas que encontrei:

Vale observar que não pagamos imposto deste item. Não sabemos direito como funciona a taxação de impostos de produtos vindo da China, mas nossos equipamentos de camping comprados até hoje não foram taxados para nós.

E especificamente sobre o meu saco de Dormir (Paula) ele acabou saindo de graça. Isso porque ele demorou muito para ser entregue, fizemos uma reclamação que não recebemos o saco, fomos reembolsados e depois de um mês o produto chegou em nossa casa. Ou seja, demorou mas saiu de graça.

CARACTERÍSTICAS

É um saco de forma sarcófago (com capuz) e junto com o saco de compressão, pesa 1060 gramas.

saco de compressão

Possui 664 gramas de enchimento, com 95% de plumas de ganso (800 Fill Power).

saco com preenchimento de plumas de ganso

A temperatura de conforto é de -2ºC, o limite inferior é de -8ºC e a temperatura extrema é de -26ºC.

etiqueta

Tanto o tecido interno com o tecido externo são iFlex® 15D Nylon. E o zíper é da popular marca YKK.

Este saco está disponível em duas cores: azul e preto. E em dois tamanhos: tamanho M para pessoas com altura máxima de 176 cm, e tamanho G para pessoas de altura máxima de 196 cm.

saco de dormir azul tipo sarcófago (mummy)

MINHA EXPERIÊNCIA

Comecei a usá-lo em dezembro de 2019, e desde então passei 300 noites com ele durante minhas viagens à Patagônia (Chile e Argentina) e Pacific Crest Trail (EUA).

Eu nunca passei frio com este saco. A noite mais fria da minha vida foi na Sierra Nevada, quando estávamos próximos a um dos pontos mais altos dos Estados Unidos. Era final de setembro, e o outono se aproximava no hemisfério norte. Naquela noite, dormimos com uma garrafa de água dentro da barraca. A garrafa ficou bem no meio de nós dois (Paula e Ramon), na altura de nossas canelas. Quando acordei, parte da água estava congelada! Lá fora, uma fina camada de gelo cobria a superfície do lago e havia cristais de gelo nas bordas dos rios. Foi a noite mais fria de nossas vidas, e eu dormi como um anjo. Claro que não é só o saco de dormir que conta. Vale observar que a tela interna de nossa barraca não é vazada (não é tipo mosquiteiro), e também estávamos agasalhados com nossas roupas de frio.

Durante nossa viagem à Patagônia em 2021, esse saco de dormir foi mais que suficiente. Com exceção de uma única noite, dormi todas as outras 29 noites com o saco aberto. Sempre lembrando que nossa barraca não tem tela de mosquiteiro, o que faz muita diferença para manter o calor. Talvez a gente repense em usar um saco mais leve em nossa próxima viagem para este destino.

No Brasil, dependendo para onde formos, costumamos usar um saco de dormir mais leve e sem capuz. Na última vez que fui para a Serra da Mantiqueira no inverno, especificamente na Serra Fina, o saco Aegismax G2M foi o ideal. Mas naquela época nossa barraca era com tela de mosquiteiro. Talvez com a nossa barraca atual (tipo 4 estações), um saco mais leve seja suficiente.

PROBLEMAS

Eu e Ramon estamos usando o mesmo saco. Porém, logo nos primeiros meses de uso, o meu saco rasgou na costura próxima do capuz. Resolvi o problema costurando manualmente o local afetado.

emenda

Já lavei o saco após a emenda e não houve mais rupturas. O saco do Ramon está ok.

CUIDADOS

Não lavamos nosso saco com muita frequência. Lavamos no máximo duas vezes ao ano (mais ou menos a cada 100 noites de uso) em lavanderias profissionais.

Eu, Paula, também uso um liner para dormir. Como eu costumo suar à noite, o liner ajuda a manter o saco limpo. Já o Ramon, não usa liner, mas veste roupas limpas antes de entrar no saco.

Para guardar o saco em casa, usamos o saco de armazenamento que vem junto com o saco de dormir. Não é recomendado, em hipótese nenhuma, guardar o saco de dormir comprimido, pois isso irá danificar a performance das plumas.

saco de armazenamento do saco de dormir Aegismax

QUANTO TEMPO DURA?

Comecei a usá-lo em dezembro de 2019, e desde então passei 300 noites com este saco. Na prática ele continua me aquecendo muito bem e não percebemos até o momento, perda na sua performance.

VAMOS CONTINUAR?

Como citei acima, talvez a gente repense em usar um saco de dormir mais leve para a próxima viagem à Patagônia, ou regiões similares com temperaturas próximas a 0ºC. Claro que, considerando que iremos usar nossa barraca tipo 4 estações (sem tela de mosquiteiro). Para temperaturas mais negativas, até -8ºC, com certeza continuaremos com o Aegismax G2.

ALGUNS CONCORRENTES

Levantei alguns concorrentes de saco de dormir com venda no Brasil, com temperaturas de conforto e limite próximos do Aegismax G2.

Sem levar em conta o preço, achei bem interessante o saco da Sea to Summit, pois pesa somente 665 gramas. A Decathlon oferece um saco um pouco mais barato e um pouco mais leve, porém a temperatura de conforto também é um pouco maior do que a Aegismax G2.