Pedro S Einsfeld 27/03/2017 22:27
    Rui Braga - PNI (Parque Nacional de Itatiaia)

Travessia Rui Braga com pernoite no Abrigo Massena (selvagem)

Travessia Rui Braga - Parque Nacional de Itatiaia (PNI)

Travessia realizada em 18 e 19/03/17 com meu parceiro de aventuras (pai) Luiz Carlos no Parque Nacional de Itatiaia, partindo do Posto Marcão - parte alta do Parque com direção à Cachoeira do Maromba, parte baixa. A trilha estava fechada desde a última temporada por conta do bambozal que estava impedindo a passagem abaixo do Abrigo Macieira e havia sido aberta a pouco mais de duas semanas.

Por estarmos em Março, era esperada bastante chuva para o final de semana, com possibilidades de trovoadas, porém no primeiro dia o tempo se mostrou um pouco mais calma na parte da manhã, nos permitindo andar a maior parte do tempo sem a preocupação de nos molharmos.

Por conta de um problema hidráulico no Abrigo Água Branca, fomos obrigados a pernoitar no Abrigo Massena, desativado e em avançado estado de deteriorização, não possuindo qualquer estrutura para o pernoite, possibilitando apenas um abrigo semi protegido para as refeições e a possibilidade de acampar num dos antigos dormitórios onde ficamos protegidos do vento direto.

No segundo dia acordamos às 06:00 com chuva moderada, permanecendo com ela durante todo o trajeto de descida, alternando períodos de maior ou menor intensidade. Pouco mais de 2 horas chegamos ao Abrigo Macieira, que também encontra-se abandonado, onde não é permitido o pernoite apesar de seu entorno permitir a montagem de 4 barracas ao menos e também ponto de referência para bifurgação e acesso à trilha que nos leva ao Abrigo Água Branca, ponto estratégico de pernoite para a trilha e local com estrutura para pernoite.

Ao final da trilha, que na maior parte do tempo se mostrou bem demarcada apesar de o período de chuvar permitir o crescimento acelerado da vegetação, chegamos ao posto de controle da parte baixa, na Cachoeira do Maromba, ponto final de nossa travessia após pouco mais de 05:00hs de caminhada.