Thiago Lelis 11/09/2015 15:22
    Final de Semana Tranquilo Acampando em Brotas SP

Brotas é conhecida pelas atividades de aventura, mas também é destino ideal para quem procura sossego e tranquilidade.

Moramos em Araraquara no interior de SP e a cidade de Brotas fica bem pertinho de casa, a cerca de 120Km e sendo assim, tornou-se um destino frequente em nossas acampadas. Cada vez que conhecemos esta região temos oportunidade de estar em lugares muito encantadores e muito bonitos. Entre os dias 13 e 15 de agosto, aconteceu o Brotas Gourmet 4º Festival de Gastronomia e Música e nós não perdemos a chance de prestigiar o evento.

Desta vez, acampamos no Cachoeira 3 Quedas, que fica no Bairro do Patrimônio, a 12 Km do centro de Brotas. O local é muito bonito e tem uma boa estrutura de camping com banheiros limpos, aguá quentinha, lava pratos e energia elétrica. Conta também com restaurante, piscina, passeios a cavalo e 3 cachoeiras, que são suas grandes atrações, e onde pode-se praticar o Canyoning (rapel em cachoeira).

Chegamos na sexta feira no final da tarde, montamos acampamento e depois de um banho quentinho partimos para o Brotas Gourmet. Durante os 3 dias do evento foram oferecidos 16 pratos servidos por 16 restaurantes, pousadas e hotéis da cidade. Eram doces e salgados ao preço de R$15,00 cada. Comemos o sanduíche de costela com queijo coalho que estava uma delícia e a Sobremesa dos Deuses que fez jus ao nome!

No dia seguinte acordamos cedinho e após o café da manhã fomos conhecer o Bairro Patrimônio de São Sebastião da Serra que fica a cerca de 23km do centro de Brotas as margens da Represa do Patrimônio. A local é muito aconchegante e tem a cara verdadeira do interior de SP!

A Represa ocupa uma área de aproximadamente 14,5 hectares e é o ponto de encontro dos habitantes locais que procuram uma diversão sadia com muita água. A represa tem também estrutura para camping, opção de day use e área para pesca. É um ótimo local para prática de atividades como nado, caiaque, stand up paddle e passeios de barco.

Pretendíamos conhecer outras cachoeiras, nosso objetivo era apenas uma visita rápida para algumas fotos, mas os valores cobrados são para quem vai passar o dia no local (entre R$25 e R$35 por pessoa a taxa de entrada para visitação das cachoeiras), resolvemos deixar para uma próxima vez.

Voltamos para o Camping 3 Quedas e depois de um almoço muito bom, tiramos a tarde para passear pelo camping, relaxar e pegar um piscina. Deu ainda para curtir um por do sol e comer petisco a noite em volta da fogueira!

Na manhã seguinte desmontamos acampamento e fomos conhecer as cachoeiras que ficam dentro do camping. As trilhas são todas muito bem demarcadas e de fácil acesso. Passamos uma manhã deliciosa curtindo muito toda exuberância da natureza do local e antes de partir almoçamos um delicioso filé de Tilápia no restaurante do camping.

Cachoeira da Nascente

É a primeira das três cachoeiras. Com 6 metros de altura, leva esse nome por estar bem próxima à nascente. Uma trilha de nível moderado, curta e de aproximadamente dois minutos de caminhada.

Cachoeira da Andorinha

Com 20 metros, recebeu este nome devido ao grande número de andorinhas que frequentam o local e dormem no paredão de pedras. Com cerca de 5 minutos de caminhada chegamos ao local.

Cachoeira Figueira

Possui 47 metros de altura, e leva esse nome devido a uma Figueira centenária existente nas suas proximidades. O acesso a essa bela queda d’água se dá por uma trilha moderada, de aproximadamente 15 minutos de caminhada.

Assim foi nosso final de semana no Cachoeira 3 Quedas! Esperamos que vocês tenham ficado com vontade de ir para lá também!

Até a próxima!

Vem com a gente Por aí de Barraca!