/abcdn.aventurebox.com/production/uf/559807adb1345/adventure/59e2a4db1eb73/59e2a95782fd3-2.jpg)
Trilha das Sete Praias em Ubatuba-SP
Hiking de 9km da Trilha das Sete Praias em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo. Partindo da Praia da Lagoinha até a Praia da Fortaleza.
HikingNeste último feriado reunimos amigos em um programa que é uma boa pedida para quem estiver passando por Ubatuba. A trilha das Sete Praias é bem conhecida aqui na região por ser muito bonita na sua extensão e passar por praias com paisagens inspiradoras. Fizemos a trilha em 8 pessoas, e por isso precisamos de 3 carros para fazer a logística. A maior parte do grupo ficou aguardando no início da trilha, na praia da Lagoinha, enquanto os motoristas foram levar os outros carros no final da trilha, que é a praia da Fortaleza. Ficaram dois veículos lá, para que no final pudéssemos retornar até a Lagoinha de carro.
Começamos a trilha por volta de 9h da manhã, e demoramos 4h em média, isso caminhando bem tranquilamente, parando para fazer lanches, tirar fotos e respeitando o ritmo de todos os membros do grupo. O início da trilha se dá no final da Rua Mar Virado, na praia da Lagoinha, depois de atravessar uma ponte.
O caminho é bem demarcado, arborizado e agradável e em trechos de subidas e descidas íngremes, há na maior parte degraus e cordas de apoio. As praias que estão no roteiro são: Praia da Lagoinha, Praia do Oeste, Praia do Peres, Praia do Bonete, Praia Grande do Bonete, Praia do Cedro e Praia da Fortaleza. Por se tratar de uma trilha com algumas subidas, é possível ver algumas praias do alto, o que torna a vista espetacular.
Para o trajeto, levamos frutas, castanhas e bolachas de lanche, além de bastante água para manter a hidratação. É importante passar filtro solar, mesmo que em dias nublados, e levar um repelente de insetos. O trajeto, tanto nas partes de mata quanto nas de areia é muito bonito, por isso vale a pena garantir a bateria das câmeras fotográficas e dos celulares rsrs. Infelizmente, algumas árvores estavam pichadas um grande desrespeito à natureza e totalmente contra os valores de Mínimo Impacto nas atividades de aventura.
Nós aproveitamos e estendemos um pouco o trajeto e fomos até o Costão da Fortaleza, que valeu muito a pena pelo visual e por uma paradinha para descanso. Lá é um ponto de referência dos setores de escalada em Boulder, as rochas são um prato cheio para aventureiros e fotógrafos de plantão. Finalizamos o trajeto chegando na Praia da Fortaleza, todo mundo já pensando na próxima aventura, rsrs
Boas Aventuras!
Estarei encarando a corrida Desafio 28 Praias em Ubatuba - Etapa Norte dia 22/9/18. Trecho de 21K, saindo da praia Itamambuca sentindo Itaguá (12.800) dando sequencia Itaguá até Praia Grande (8.200). Pelo que li no seu relato acredito que também desfrutarei de paisagens bonitas e circuito punk. Já deu para sentir o gostinho.
Oi Janine, boa prova pra vc. Ubatuba é linda por natureza!
Camila, nessas praias que voces passaram em local de camping ou sao praias so pra ir de passagem mesmo?
Show de bola...
Oi Maria, o camping nessa região é proibido, apenas para ir de passagem mesmo! :) Obrigado Bruno!
Ubatuba é oque se pode chamar de um paraíso para aventureiros.
Eu fiz essa trilha duas vezes, me apaixonei por esse luga!! Mal posso esperar pela próxima .
Show Karen, essa trilha é linda mesmo, já fomos mais algumas vezes.