/abcdn.aventurebox.com/production/uf/60aea63a9b85c/adventure/66a427ac7c92f/66a427ac936de-2.jpg)
Agudo Mirim
Ascenção ao 6º Agudo do Ibitiraquire
Em maio de 2021, ao conquistar o Agudo Catita, acreditávamos ter enfrentado uma das últimas grandes provações da Serra do Mar, uma montanha de importância notável. Contudo, ao observar a encosta do Agudo da Cotia, percebemos uma formação distinta que se destacava, como se um antigo espírito da montanha nos chamasse. De início, um olhar desatento poderia julgar que se tratava do Agudo Lontra, mas um exame mais minucioso revelava que este se escondia atrás do Cotia, como um segredo velado pelas sombras.
Durante nossas jornadas, entre consultas a mapas, imagens de satélite e explorações in loco, descobrimos que o monte em questão era o mesmo avistado a partir do Lontra. Um morro adjacente ao Cotia, que poucos consideravam significativo ao observá-lo por aquele ângulo, mas que se revelava um verdadeiro titã quando encarado pela face leste. Parecia que a própria natureza conspirava para guardar este segredo, envolto em mistérios e lendas há muito esquecidas.
Para a ascensão deste guardião do Agudo Cotia, empreendemos três pesadas investidas, enfrentando muitos barrancos e trepa-mato em trechos perigosos, onde qualquer descuido poderia resultar em uma tragédia.
O esforço e dedicação de todos os envolvidos foram recompensados pela majestosa vista que o Agudo Mirim nos proporcionou. Era como se a montanha nos concedesse vislumbres de sua grandeza, recompensando nosso esforço com paisagens desafiadoras, dignas dos antigos domínios naturais.
