/abcdn.aventurebox.com/production/uf/65ffac0a6eb56/adventure/66176e6f99c00/66234a973f152-2.jpg)
Vulcão Osorno
Esse não é um relato. É mais uma crônica das lendas locais sobre um vulcão que, literalmente, roubou um coração
Longa Distância HikingVulcão Osorno é um dos principais pontos turísticos da Região de Los Lagos chileno. Um cartão postal da cidade. Em Puerto Varas consegue-se muito facilmente transfer para chegar até ele. O lugar é estruturado, com teleférico para subida e estações de esqui. O que chama atenção aqui não é a aventura, mas sim o imponente formato de Osorno. E também a lenda que se conta por trás dele.
Que é a que vai ser narrada aqui. Portanto, "Era uma Vez..."
"Em 2652 metros de altitude, Osorno é imponente. Longe da tranquilidade de cartão postal, ele entrou em erupção 11 vezes entre os séculos XVI e XIX. Onze vezes! O-N-Z-E! Um escândalo para época. Imponente
E impiedoso.
Os mais sábios explicam isso pelo vulcão ter aprisionado Peripillan, um espírito que se divertia jogando cinzas e fogo nas pessoas. Peripillan, contudo, tinha seu capricho: Licarayen. Filha do pajé. A mais bonita.
Com os olhos em brasas ao ver que Licarayen já tinha entregado seu coração para o guerreiro Quitralpi. O espírito barganhou o cessar fogo apenas se o coração da princesa fosse dele. O que, inevitavelmente, conseguiu. O coração foi entregue, removido pela força de um punhal, e com um ramo de canela para acompanhar. Dizem as más línguas que Licarayen não protestou, mas exigiu: apenas Quitralpi que tocara seu coração em vida, poderia também, literalmente, tocar em morte.
Se Peripillan cumpriu sua palavra não sabemos dizer. A história só conta que, uma vez que o coração foi entregue, uma nevasca surgiu de repente, e até hoje cobre o cume do Osorno impedindo as maldades de Peripillan. Fogos e cinzas que incomodaram outrora, vem passando os séculos XX e XXI em sonos profundo.
O vulcão é uma das paisagens mais bonitas do Chile, e a cara da região de Los Lagos!
É só uma pena que quem vê cara, não vê coração!
