AventureBoxExplore
Create your account

Ricardo Pettená: minha vida no paraquedismo

Apresento aqui o meu currículo no paraquedismo. Minha missão é trabalhar para torná-lo mais seguro para todos que o praticam.

Salto desde os 13 anos, sou competidor e instrutor, fiz mais de 10.000 saltos, sendo que mais de 4.500 destes foram nos EUA.

Duas vezes recordista mundial de grandes formações (como saltador e capitão Load Organizer).

Pratiquei (ou pelo menos experimentei) quase todas as modalidades.

Representei o Brasil internacionalmente em mais de 20 oportunidades, e ganhei 20 medalhas de ouro (em 4, 8 e 10-way) em 14 campeonatos brasileiros.

Sou coach e instrutor IBA de túnel de vento.

Implantei o programa de cursos AFF – Accelerated Free Fall no Brasil em 1982 e o BBF – Basic Body Flight (programa que foi desenvolvido e pertence a minha empresa, Skydive University) em 2010.

Fui o desenvolvedor do programa BBF que pertence a Skydive University, EUA, empresa da qual sou sócio junto com Rob Laidlaw desde 1992.

Sou instrutor-examinador e único examinador reconhecido pela Skydive University e CBPq qualificado a ministrar o AIC – Advanced Instructor’s Couse, o curso avançado para formar examinadores.

Como chefe do Comitê de Instrução e Segurança (2007 – 2012), implantei vários programas que zeraram os acidentes fatais no Brasil no ano de 2014.

Fui fundador da maior escola e área de salto do Brasil, a Azul do Vento, que usava o Skyvan como aeronave lançadora e que serviu de modelo e implantou a grande maioria dos programas usados atualmente.

Morei nos EUA quase 9 anos em três ocasiões, quando trabalhei na Skydive Deland como instrutor-chefe e diretor de marketing.

Ministro o treinamento “Paraquedismo Mais Seguro”, curso de formação de treinador BBF, Instrutor AFF e ASL, AIC – avançado de instrutores para formar examinadores, curso de controle e segurança de velames, treinamentos no túnel de vento, curso de formação de agentes multiplicadores da segurança, e outros.

A minha missão atual é fazer o paraquedismo mais seguro para todos.

Tenho vários canais, por meio dos quais busco desenvolver uma consciência coletiva da segurança no esporte, levando conhecimento e realizando treinamentos para que mais paraquedistas se tornem preparados para enfrentar as situações de risco.

Também uso o meu blog ricardopettena.com e o grupo no Telegram (https://t.me/joinchat/Q1poufUFlaV4uaFr) para esta mesma finalidade.