Rodrigo Cesar L Moreira 19/05/2016 15:50
    Costão do Pão de Açúcar

Costão do Pão de Açúcar-Morro da Urca- ATM

O Pão de Açúcar possui 396 metros de altura e fica situado no bairro da Urca e já era um destino desejado a tempos por nós, sendo assim vimos um oportunidade de realiza-lo nesse dia para também irmos a ATM então planejamos tudo arrumamos as mochilas e as 5 da manha do dia 01/05/16 saímos de Resende com destino a Urca chegando lá por volta de 08 horas da manhã e a previsão do tempo que indicava tempo nublado depois de uma semana inteira de chuva errou o céu estava limpo e o sol estava lá para nos acompanhar. A trilha ela é de uma dificuldade média por conta de uma parede de mais ou menos uns 20 metros de escalada torna uma trilha difícil, precisando ter conhecimento em escalada ou algum guia experiente.
    Por volta de 8:15 saímos da Praça onde aconteceu o ATM e fomos até o fim da Pista Cláudio Coutinho uma bela pista de caminha/corrida bem movimentada assim sempre bom lembrar de caminhamos pela direita quando pois haverá pessoas no sentindo contrário e logo alcançamos o fim da Pista chegando em um local com a placa indicando o início da trilha e já da para perceber que a trilha não será tão fácil pois tem que passar em um local digamos meio apertado mas nada de mais e assim continua por trilha até chegar as primeiras rampas sendo rampas sem necessidades de equipamento de segurança até que chega em uma mais inclinada onde existe possibilidade de usar corda mas não necessário e assim segue por trilha até chegar ao famoso paredão que requer corda onde chegamos não tinha ninguém ainda e quando concluímos tinha dois grupos de 18 pessoas começando a subir sendo um dos grupos não respeito a vez do outro chegou lá foi colocando sua corda por cima da outra sendo que deve uma hora que chegou embolar e assim abriram uma via para seus integrantes assim colocando em risco o seu próprio grupo e o grupo que usava a via principal, um dos grupos vi pela camisa que era de Marica sendo esse que não esperou o outro grupo acabar de subir seus integrantes e isso para mim foi um absurdo não estamos na montanha para competir com ninguém até mesmo se essa fosse a intenção ficaríamos lá na Praça da Urca onde estava acontecendo campeonato mas estamos lá fazer novas amizades e conhecer novas pessoas que possamos sair dela marcando uma montanha para o próximo final de semana com essa pessoa, mas tirando isso o caminho segue por trilha algumas partes de escalaminhada sem chances de se perder e concluímos ela descendo pelo bondinho até o morro da Urca e descendo o morro da Urca por trilha em 5h02min e assim fomos prestigiar a ATM.

Rodrigo Cesar L Moreira

Porto Real - RJ

Montanhista, ciclista, caçador de emoção, adoro saltos.