AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Ruimack Fontana 20/06/2020 21:38
    Cânion Fortaleza - Cambará do Sul/RS

    Cânion Fortaleza - Cambará do Sul/RS

    Trilha no Cânion da Fortaleza, um desfiladeiro localizado no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul/RS, na serra gaúcha.

    Acampamento Hiking Montanhismo

    Essa foi uma das melhores trilhas que já realizei no sul do Brasil, senão um dos meus preferidos.

    Estavámos em 5 pessoas na equipe, saindo as 5h e fomos de carro (tem pessoas que fazem o trajeto de bike), via Porto Alegre/RS e passando por São Francisco de Paula/RS, cidade muito charmosa, subindo um pouco mais a serra já estávamos onde tudo começa, em Cambára do Sul/RS, uma cidadezinha escondida entre as montanhas.

    Fomos em meados de Agosto de 2019, e sim, era inverno. A caminho do Cânion, passamos por várias lojas locais e casas de madeira (muito comum na cidade), lojas de artigos e muitos outros souvenires.

    A partir de Cambára do Sul/RS, passa-se por uma via de asfalto e aos poucos começa vir estrada de terra (e se prepara, porque não é qualquer carro que aguenta o "tranco", pois as estradas são péssimas), onde praticamente você estará acessando o Cânion, esse trajeto é de aproximadamente 25min e o acesso é gratuito.

    Nota: Essa trilha não precisa de guia (é opcional), considerando que o trajeto todo tem sinalizações.

    Logo na entrada das terras do Cânion, há uma cancela (barreira), junto ao guarda do parque e apoios, que registram a entrada do turista em um livro de visitas (você poderá fazer doações simbólicas ao parque, caso desejar). Passando a cancela, um pouco mais adiante você verá sinalizações, alternativas e direções para as trilhas, isso significa que ha três (3) trilhas para visitas, são elas:

    • Trilha do Mirante (depois do estacionamento)
    • Trilha da Cachoeira do Tigre Preto (antes do estacionamento).
    • Trilha da Pedra do Segredo (antes do estacionamento).

    Primeiro fomos para a Trilha do Mirante, neste caso, apenas seguimos reto e chegamos no estacionamento para deixar o carro, se equipar com os materiais e mantimentos e por fim seguimos a pé rumo a aventura.

    Trilha do Mirante

    Considerado a trilha principal, pois ele te leva ao pico mais alto do Cânion, lhe oferencendo a melhor view. O percurso é de aproximadamente 3,5km (ida e volta).

    No caminho para a Trilha do Mirante há subidas ingremes, haja fôlego, mas vale muito a pena. A subida até o topo é de aproximadamente 1h37min (ida e volta)

    Logo que chegamos no topo, começamos a registrar o momento e naquela hora havia muito vento, e claro, meu boné saiu voando na primeira oportunidade (mas recuperei ele kk).

    Dica: aproveite para sentar nas pedras e curtir a vista panorâmica dos paredões do Rio da Pedra.

    Aqui, bem no topo do pico, fizemos uma paradinha para se abastecermos (com água e barrinhas de cerreais)

    Trilha da Cachoeira do Tigre Preto

    Na volta começou a esquentar muito, apesar de ser um lugar muito frio, porém, como caminhavamos muito então faria sentido passar calor.

    Para ir a trilha da cachoeira voltamos para o estacionamento, onde aproveitamos a oportunidade para tomar um cafézão sagrado e degustar alguns aperitivos que trouxemos de casa, como sanduiches, pastéis, barrinhas de cereais etc., fizemos uma espécie de piquenique ali no estacionamento mesmo.

    Ah, como estávamos "voltando para o caminho de casa", aproveitamos e fomos de carro (pois tem gente que costuma fazer o resto da trilha a pé, o que não foi o nosso caso), alguns metros adiante ja é possivel visualizar algumas placas indicando o caminho para a Trilha da Cachoeira do Tigre Preto e da Pedra do Segredo, logo no acesso há um estacionamento improvisado.

    No caminho para a Trilha da Cachoeira do Tigre Preto:

    Chegando lá, pegamos o caminho para a cachoeira (somente na parte de baixo), as fotos falam por si só:

    O percurso da caminhada para a Cachoeira é de aproximadamente 2km (ida e volta), passando por cima da cachoeira gigante, mas por ser tão alta, dá para visualizar apenas a parte de cima dela, infelizmente não conseguir registrar a cachoeira em si, pois para tal feito é necessário um drone (ou helicóptero rsrs).

    Trilha da Pedra do Segredo

    A trilha da Pedra do Segredo é uma sequência da trilha da Cachoeira do Tigre Preto, será necessário andar mais uns 500m para visualizar a famosa pedra. Tal trajeto foi para mim considerado o mais "árduo", pois no caminho encontrei obstáculos, como descidas perigosas (em caso de deslizes), alem de muitos buracos, pedras, mato, águas etc., mas nada que te impeça a seguir em frente (mas com calma, sem pressa).

    Logo mais adiante fizemos mais um piquenique para se abastecer, aproveitamos para jogar conversa fora e planejando ideias de lugares para aventuras futuras.

    Detalhe Importante¹: o horário de visitação do Parque Nacional de Aparados da Serra (Cânion) é das 8h às 17h, de terça a domingo (abrindo nas segundas-feiras apenas quando precedem feriados nacionais e durante o Carnaval, Natal e Ano Novo). Todos os visitantes devem deixar o Parque até as 18h.

    Detalhe Importante²: há alguns anos era liberado fazer acampamentos e fogueiras no parque, porém, de uns tempos pra cá foi proibido.

    Acesse o site e conheça mais sobre a Terra dos Cânions: https://www.icmbio.gov.br/parnaaparadosdaserra/guia-do-visitante.html

    Ruimack Fontana
    Ruimack Fontana

    Publicado em 20/06/2020 21:38

    Realizada de 09/08/2019 até 10/08/2019

    Visualizações

    1625

    Ruimack Fontana

    Ruimack Fontana

    Florianopólis-SC

    Rox
    86

    Ambientalista, extrovertido, aventureiro, viciado em oceanos e adrenalina!

    Mapa de Aventuras
    twitter.com/ruimackfontana