Samuel Santos 09/05/2020 12:55
    Travessia Talhado x Serrado (Parque Estadual Serra Nova)

Relato da Travessia Talhado x Serrado que fica no PE Serra Nova na parte norte do Espinhaço Mineiro com muitas cachoeiras e bastante agua.

Trekking

Travessia se inicia na zona rural da cidade de Serranópolis de Minas. É tranquilo ir até o inicio da trilha da travessia com carro baixo, a estrada é batida e com poucos buracos.

1º dia: iniciamos a travessia pelo cânion do talhado. Com menos de uma hora de caminhada chegamos ao poço da sereia, lugar bom para banho e descanso. Após o banho, seguimos a trilha rumando a leste, sempre ao lado direito do rio até chegarmos à cachoeira das 7 quedas. Foram 6,5 km.

Partindo do início do cânion até o trecho da cachoeira das 7 quedas a trilha é bem batida e sinalizada. A parir daí até o camping, a trilha é mais discreta em alguns trechos, mas é bem sinalizada. Subimos a cachoeira das 7 quedas, atravessamos o rio para o lado direito e seguimos o leito do rio ora do lado direito ora lado esquerdo até chegarmos próximo a uma estrada de chão.

Na estradinha, seguimos um curto trecho até chegarmos em uma ponte molhada de concreto. Após essa parte, seguimos uma trilha à direita, os pontos de coleta de água diminui bastante. Como fomos no verão tinha muita água, mas acredito que no inverno não tenha tanta água disponível. De lá, seguimos a trilha até o camping. O camping tem uma área boa para montar barracas, tem uma casa de apoio com banheiro, cozinha e quartos com beliches.

2º dia: deixamos as cargueiras no camping e fomos fazer um circuito nas cachoeira da prainha, aliança e a cachoeirinha. Essa última é bem próxima ao camping. Todas as cachoeiras são bonitas e estavam com bastante água, com destaque para a cachoeira da aliança que tem um bom poço para banho e uma queda alta.

Após o circuito pegamos as cargueiras e seguimos rumo ao Serrado. Voltamos um pouco a trilha e seguimos a oeste subindo a serra, após chegarmos ao ponto alto da serra, onde tivemos um bonito visual da borda oeste do espinhaço. Seguimos a norte descendo até um poço bom para banho e continuamos sentido norte até chegar ao lado do cânion da cachoeira do Serrado, onde começa um trecho com uma forte pirambeira e com trechos expostos. Continuamos descendo até o final da travessia, mas, após a pirambeira, a descida continua forte porém mais tranquila.

A trilha termina em uma estrada de terra ao lado direito. A 200 metros fica a cachoeira do Serrado. Cachoeira com uma queda alta e bonita e com um ótimo poço para banho.

A travessia é muito bonita, tem muita água durante quase todo o caminho e bastante cachoeiras. Foram 45 km no total da travessia. Primeiro dia com 21 km e o segundo com 24 km, com um ganho de elevação nos dois dias de 1.383 M.

Para realizar a travessia é obrigatório contratar um guia, é uma regra do parque. Contratamos o guia Will Martins (038)99961-6223.

Fotos: Bruno Castro

Wikiloc da Travessia: https://www.wikiloc.com/hiking-trails/travessia-talhado-x-serrado-parque-serra-nova-48880514