Sara Caroline 28/11/2017 18:51 com 3 participantes
    Cachoeira Saco Bravo - Paraty (RJ)

Aventura do feriadinho!

Feriado, e por ser perto da data do meu aniversário, eu que escolhi a trip da vez. Destino: Cachoeira do Saco Bravo.

Saímos de São Paulo às 7h do sábado, chegamos a Praia das Laranjeiras por volta das 11h. Deixamos os carros no estacionamento do Jeremias, um caiçara super animado de bem com a vida, que nos recebeu super bem, no local há banheiros com chuveiros super limpinhos. A diária do estaciomanto sai por volta de R$ 20.

Arrumamos as malas, comemos o bolo de aniversário que eu ganhei dos meninos e saimos rumo a aventura. Cada um com seus 15kg nas costas, rumo a Praia da Ponta Negra há 7,8km dalí.

A trilha é bem demarcada, limpa, com escadarias e toda sinalizada com placas de indicação. O calor e a umidade prejudicam bastante a caminhada. O suor não vai embora e te deixa super molhado. Vá com roupas leves e leve água. A hidratação é fundamental.

Após 3,1 km, chegamos a Praia do Sono, praia de águas cristalinas, com campings e alguns restaurantes. Td é bem rústico, não espere mto. (Ah, vc como bom aventureiro não espera msm, não é?!) Paramos para tomar um gelada e descansar um pouco. Em seguida, seguimos até o fim da praia, onde se inicia a trilha para a Praia dos Antigos, há 0,6km da Praia do Sono. A subida é puxada e exposta ao sol, lá de cima, a vista da Praia do Sono, é incrivel.

A Praia de Antigos, é uma praia deserta, não tem nenhuma infraestrutura, no local é proibido o acampamento. É uma praia linda, de águas cristalinas e boa para banho. Fizemos uma pausa, andamos ao meio das pedras no canto direito da praia e logo seguimos em frente. Nosso objetivo era chegar a Praia da Ponta Negra.

A continuação da trilha é visivel logo ao fim da praia, de lá até a Praia da Ponta Negra são aproximadamente 2km, já estamos cansados, então decidimos seguir direto e não parar na Praia dos Antiguinho e nem na Cachoeira das Galhetas.

Enfim, depois de mto desgaste (Carregar a casa nas costa nem sempre é facil!) chegamos a Ponta Negra, a praia é uma vila de Pescadores, a energia elétrica está chegando no local agora. Há apenas dois restaurantes, que vendem bebidas (geladissimas, acredite!) e refeições. Td funciona a luz de velas. Há poucos campings, e mtos espaços de camping são alí msm, por onde todo mundo passa. O preço do camping é R$20/dia.

Nessa de achar um camping e começar a montar as barracas, um casal simpatico passou por nós puxando assunto. Conversa vai e conversa vem, e eu na cara de pau que todo bom viajante aventureiro tem, pleitiei de acampar no quintal deles. Aceitaram!!! Opa! Foi a nossa sorte!!!

Rogeria e Paulo, o casal simpatico que nos acolheu, tem uma casa um pouco mais afastada da praia, a casa é grande e bem estruturada, tem cozinha, utensilios, fogão a lenha, 2 suites, e um quartão coletivo no andar de cima, mas nd de eletricidade ainda. Rogéria não deixou que acampassemos, colocou a gnt pra dormir na cama quentinha!!! Sorte, pq choveu as duas noite, e na ultima uma chuva torrencial.

Aproveitamos o final da tarde na praia, fizemos a janta no forno a lenha e passamos a noite num bate papo gostoso com nosso anfitriões.

No dia seguinte, após o café da manhã, partimos rumo a Cachoeira do Saco Bravo. E mais subida pela frente. A trilha tem cerca de 3km, é um pouco cansativa, com algumas subidas desgastantes, e como sempre o calor e aquela umidade que num vai embora, te deixa ensopado, dificulta um pouquinho. A trilha é bem demarcada, há um ponto de água cerca de 1,5km depois do inicio.

Chegando lá, a vista é incrível, o mar, as pedras, a cachoeira. A descida até a cachoeira apresenta um pouquinho de dificuldade, pois é necessário descer uma pedra com uma certa altura. Há algumas cordas fixadas para auxiliar.

Passamos algum tempo por lá, aproveitamos a piscina natural que se forna no local, a bela paisagem, fizemos um lanche e retornamos. A volta é sempre mais rápida não?!

Chegamos por volta das 15h na Ponta Negra, a ideia era voltar até a praia do Sono e passar o final da tarde e a Segunda Feira lá, mas o horário não nos permitiria chegar. Decidimos passar mais uma noite em Ponta Negra, e voltar de barco até a praia de Laranjeiras, no dia seguinte.

Aproveitamos o restinho da tarde na praia, compramos um peixe fresco, umas geladas e fomos pra casa pra preparar o rango. Aproveitamos a noite com nossos afritiões, comendo um peixe fresco feito na folha de bananeira no forno a lenha, a luz de velhas. Eita vidão!!!

No dia seguinte, pegamos um barco até a praia das Laranjeiras, o barco custa cerca de R$30/40 por pessoa. Chegando lá seguimos até o estacionamento e retornamos a São Paulo.

Observações:

1) Pode-se chegar a Praia do Sono e da Ponta Negra por meio de barcos, eles saem de um pier que está localizado dentro de um condominio fechado. O condominio disponibiliza vans que transportam as pessoas de um ponto de onibus proximo a vila até o pier, sem custo.

2) É possível chegar a Praia das Laranjeiras de onibus partindo de Paraty.

3) Leve dinheiro em espécie, não aceitam cartões.

4) O casal que nos recebeu disponibiliza a casa para aluguel - contato: Rogéria (24)99860-7951