Suzane 06/09/2015 21:33
    Parque Nacional do Caparaó 360º 5 Cumes

Parque localizado na divisa de MG e ES, os cinco cumes conquistados: Cruz do Negro, Cristal, Calçado, Pico da Bandeira, Face de Cristo.

Essa expedição ao Parque Nacional do Caparaó foi uma expedição diferente, fizemos a trilha rumo ao ataque de 5 picos: Cruz do Negro, Pico do Cristal, Calçado, Pico da Bandeira e Face de Cristo.

Localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó abriga o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude. O mais tradicional é a subida durante a madrugada para ver o sol nascer no Pico da Bandeira, nós fizemos diferente.

Saímos de Belo Horizonte às 10h da manhã onde encontramos um colega e partimos para Tiradentes rumo ao encontro de outra parte da turma, dali fomos ao Alto Caparaó, pegamos muita chuva na estrada e chegamos na pousada mais de 23h para um bom descanso depois de um dia inteiro de Estrada.

No dia segunite saímos às 9h da manhã rumo ao parque.

A partir daí subimos até a Tronqueira de carro, é possível subir com o jipe do parque pra quem não vai de carro (no fim posto os valores), devido a chuva do dia anterior o tempo estava muito nublado.

Começamos a trilha a pé e com as cargueiras partindo da tronqueira rumo ao terreirão, na tronqueira tem estrutura de banheiros e abrigos, foi uma ótima caminhada de aproximadamente 4km, a intenção inicial era fazer o Pico do Cristal na subida, como havia muita neblina adiamos para quando fossemos descer.

Assim que chegamos no terreirão montamos acampamento pois o tempo estava instável e poderia chover a qualquer momento, assim que montamos acampamento já arrumamos nossos lanche e logo depois a chuva caiu e ficamos abrigados nas barracas até que passasse para atacarmos o primeiro pico: Cruz do Negro.

Às 16h começamos a subir rumo ao Cruz do Negro, o tempo havia aberto um pouco porém continuava bastante nublado, a trilha se inicia rumo ao pico da bandeira e em determinado momento começamos uma subida para o lado esquerdo já fora da trilha principal, é um verdadeiro vara-mato até o primeiro cume, ficamos todos bem molhados pois as plantas estavam todas molhadas, mas todo esforço foi recompensado com a vista.

Depois de um descanso e muita apreciação ao por do sol que apareceu preguiçosamente começamos a descer, já havia escurecido então fizemos uma trilha noturna.

No dia seguinte começamos a caminhada 360º rumo ao Pico Do Cristal, Calçado e Bandeira, essa trilha se inicia ao lado contrário da trilha do pico da bandeira e como não é muito utilizada é mais fechada, após alguns minutos de trilha é possível avistar um rio onde enchemos garrafas e atravessamos para continuar a caminhar, esse é o último ponto de água da trilha toda.

Após essa trilha fechada começamos uma subida bem íngreme, com um pouco de escalaminhada até o primeiro cume, longa e cansativa, mas a vista do pico do Cristal recompensa todo esforço.

Após fotos, descemos pelo lado contrário rumo ao pico do calçado, uma descida de tirar o fôlego, é o caminho mais utilizado para chegar ao pico do cristal, após algumas horas de caminhada e muita subida chegamos ao calçado, onde não demoramos muito, durante toda a trilha havia bastante neblina e vento o que intensificou quando chegamos ao Calçado, rumo ao Pico da Bandeira o frio só aumentava a cada passo.

Mais alguns minutos e chegamos ao Pico da Bandeira, lindíssimo, imponente, um frio cortante e um vento que faltava carregar, mas uma sensação de missão cumprida, um visual de tirar o fôlego, conseguimos apreciar um pouco do por do sol lindo e o nascer da super lua.

Foi um verdadeiro espetáculo!!!

Descemos, descansamos (ou tentamos descansar), nessa noite fez oficialmente -6 graus, é friiiiio demais.

No dia seguinte começamos a descer às 9h e dado momento deixamos as cargueira encostada e atacamos o ultimo pico, Face de Cristo, que nos permite uma vista dos outros quatro, foi pra fechar com chave de ouro.

Essa é a vitsa do pico Face de Cristo, acima do meu ombro o Cristal, os mais altos pra esquerda da imagem Calçado e Bandeira e bem no canto da imagem Cruz do Negro.

Pegamos o carro na tronqueira e rumo a BH, felizes e realizados.

Caminhada feita com o grupo Terrestres Brasil.

Ingresso para acesso ao parque: 20,00 (aproximadamente)

Passeio de Jipe: 20,00

Telefone do Parque: (32) 3747-2086

O parque possui duas portarias uma pelo estado de MG PORTARIA DE ALTO CAPARAÓ e outra pelo estado do ES PORTARIA DE PEDRA MENINA.

Como chegar:

Portaria de Alto Caparaó

Para quem parte de Belo Horizonte

De Carro: Pela rodovia BR-262, vá no sentido Vitória(ES) até a cidade de Manhuaçu(MG), a 280 km de Belo Horizonte. Após a entrada de Manhuaçu, na BR-262, pegue, à direita, a rodovia para Manhumirim(MG) e Alto Jequitibá(MG). Em Alto Jequitibá, pegue, à esquerda, a rodovia para Alto Caparaó(MG), totalizando cerca de 330 km de distância da capital mineira..

De ônibus: Viação Rio Doce, fará dois trechos Belo Horizonte - Manhumirim depois Manhumirim - Alto Caparaó