AventureBoxExplore
Create your account

Gostaria de iniciar aqui uma discussão com o objetivo de capitar experiências e conhecimentos no processo de planejamento e execução de aventuras e assim, com diversidade de pensamentos, contruir um processo que ajude a realizar sonhos ou experiências com o menor risco possível. Não tenho pretensão de definir padrões e determinar certo ou errado, a ideia é trocar experiências de forma livre, sem julgamento.

Aventura, substantivo feminimo, ação ou empreendimento que envolve risco e cujo resultado é incerto, define o dicionário Priberam.

Então, como reduzir a incerteza e o risco da aventura de forma a maximizar a experiência?

Eu, sendo engenheiro e metódico, naturalmente acabei aplicando e adequando a metodologia PDCA e conceitos de gestão de projetos para, respectivamente, processualizar e gerenciar o planejamento e execução das minhas aventuras, processo que apelidei como SPECA resumido no quadro abaixo.

PROCESSO SPECA - Sonhe, Planeje, Execute, Cheque e Ajuste.

E você, qual é o seu processo? Que oportunidades você vê? Quais outras ferramentas você usa?

4
Nicole Pierotti
Nicole Pierotti 04/15/2021 21:31

Muito bom! Acho o Trello uma ótima ferramenta! Tem outra chamada JIRA q também é interessante. Eu Sou nova nisso tudo e, embora esteja acostumada a planejar viagens longas e fazer malas perfeitas, não tenho o hábito de planejar aventuras! Tem horas que me sinto perdida até pra arrumar uma mochila 😫

Rafael Damiati
Rafael Damiati 04/16/2021 18:48

Bem legal, Thiago! Gostei da etapa do “sonhe” junto com o PDCA 😁. Acho que seria legal ter um item sobre o desenvolvimento de habilidades técnicas e/ou emocionais (os famosos hardskills e softskills). As vezes a gente não tem, mas corre atrás para poder tirar o sonho do papel.

Blog Outdoor
Blog Outdoor 04/19/2021 14:28

👏👏👏

Gear Tips
Gear Tips 04/21/2021 17:07

Excelente matéria, Thiago. Vale lembrar aqui que planejamento e preparação são um dos princípios de Mínimo Impacto. Sobre isso, saber as regras locais e entender como minimizar os efeitos de sua passagem podem estar contemplados na sua etapa de planejamento.

Thiago Char

Thiago Char

São Paulo

Rox
101

Apaixonado por Montanhas, desde que me conheço por gente, mesmo não tendo nascido em uma região de Montanhas. Por quê?  "Porque elas estão lá." George Mallory

Adventures Map

1 Posts


58 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruna Fávaro, Fabio Fliess and 395 others support the Minimum Impact Manifest