AventureBoxExplore
Create your account
CicloTrekking no Pinga Fogo

CicloTrekking no Pinga Fogo

Uma Ciclo Viagem diferente na Região do Pinga Fogo, sudoeste goiano.

Bike Trip Hiking Camping

A Região do Pinga Fogo abrange os municípios do sudoeste goiano de Portelândia e Mineiros. Trata-se de uma região de bioma Cerrado cercada de nascentes que formam vários riachos de águas cristalinas. Nessa região, a monotonia da planície local é quebrada pelas várias formações rochosas que afloram na forma de morros e serras.

É possível conhecer todos os atrativos da região de carro, usando como base de apoio as cidades de Portelândia ou Mineiros. Entretanto, percorri toda a região em bicicleta com alforges equipada para ciclo-viagem. Embora os deslocamentos longos fossem feitos de bike, o ataque aos atrativos necessitavam sempre de uma caminhada, daí a ideia de batizar a aventura de CicloTrekking: um mix de ciclismo e longas caminhadas.

Arrisco a definir como nível fácil os trechos de caminhada e nível fácil/moderado os trechos de bicicleta. Todo o roteiro foi percorrido em 3 dias, em ritmo de contemplação.

O local é bem frequentado por moradores locais, todavia pouco conhecido por turistas/aventureiros de fora. Daí a escassez de fotos e relatos sobre o local. Entretanto, isso contribuiu para a surpresa da beleza do lugar quando visitado pela primeira vez. Pinga Fogo é exótico e único.

Aparentemente todos os meses do ano são bons para visitar a região. Entretanto, como bom conhecedor do bioma Cerrado, julgo que o período de “pós chuvas”, abril e maio, seja o mais adequado para a modalidade escolhida: “CicloTrekking”.

O deslocamento de bicicletas se dá na maior parte em estradas rurais, sendo um pequeno trecho em asfalto. As caminhadas se dividem em trilhas já abertas, mas não sinalizadas, e trechos rústicos por entre a vegetação.

Ao longo do roteiro não há opções de hospedagens em hotéis ou pousadas, ocasião em que o pernoite deve ser em acampamento rústico ou em camping no local descrito como “Chapada da Lua”.

Os atrativos do roteiro compreendem riachos de veredas, cachoeiras, grutas, mirantes e topos de morros e serras. Todos os atrativos ficam em propriedades privadas e a maioria possui entrada gratuita, enquanto que os atrativos pagos possuem preços singelos, entre R$ 10,00 e R$ 20,00. Não há necessidade de contratação de guia.

Preserve a natureza e desfrute intensamente de suas belezas.

Tiago Oliveira
Tiago Oliveira

Published on 05/21/2021 15:16

Performed from 04/01/2021 to 04/04/2021

Views

55

2
Edson Maia
Edson Maia 05/23/2021 09:19

Trip irada! 🤘🏼 Lembra bastante a região da Chapada dos Veadeiros e também Terra Ronca. Fazer ciclotrekking é o que há! Muito massa, Tiago! 🤘🏼🤘🏼🤘🏼

Tiago Oliveira
Tiago Oliveira 05/23/2021 09:48

Isso aí, Edson. Esse Goiás é fantástico. Muitos lugares irados.