AventureBoxExplore
Create your account

BIKEPACKING vs CICLOTURISMO

A vantagem que vejo é que no Bikepacking a bicicleta fica bem mais leve e também mais estreita, então, viajar pegando single-tracks não...

BIKEPACKING vs CICLOTURISMO

Alguns preferem conforto e espaço. Outros, a leveza e estabilidade. Uma coisa é certa, o melhor meio de transporte pra viajar é a bicicleta. Considero Cicloturismo as bicicletas montadas com bagageiros e alforges dianteiros e traseiros. O Bikepacking não deixa de ser um braço do Cicloturismo com a diferença que os alforges e bagageiros são substituídos por bolsas presas ao quadro, guidão e selim sem a necessidade dos bagageiros. É onde o cicloturismo encontra o minimalismo.

Os grandes alforges pra Cicloturismo permitem acomodar mais coisas e eu os recomendaria pra uma viagem mais longa. Há muitas maneiras de fazer seu próprio alforge. Um passeio pelo youtube e você encontra inúmeros tutoriais pra fazer desde uma simples cestinha pra ir à feira até alforges 100% à prova d’água. Geralmente os alforges são fixados nas laterais do bagageiro deixando a parte em cima liberada pra carregar uma barraca por exemplo. Muita gente opta por colocar uma outra bolsa na parte de cima do bagageiro. Há também quem adapte a alça da barraca pra encaixar no guidão. É bem importante distribuir o peso igualmente entre os lados pra não atrapalhar a estabilidade e pensar na disposição do conteúdo das bolsas. Aquela sua capa de chuva pode ir por baixo de tudo se a previsão é de sol para os próximos dias.

O Bikepacking, enquanto “modalidade”, começou a ser difundido à pouco e as informações sobre equipamentos são escassas pela internet. Como as bicicletas variam de tamanhos e medidas, fica difícil criar uma bolsa de quadro padrão então a maioria “comercial” delas são feitas sob encomenda ou no do-it-yourself. A vantagem que vejo é que no Bikepacking a bicicleta fica bem mais leve e também mais estreita, então, viajar pegando single-tracks não seria um problema. O mesmo vale pra pegar carona e aqueles momentos que você precisa carregar a bike. Sem alforges e bagageiros fica bem mais fácil. Há marcas bem especificas de bikepacking que difundem a cultura como a Surly, Salsa, Porcelain Rocket etc.

Sem bagageiro, a bicicleta quebra menos. Parafusos de bagageiros são famosos por quebrarem há mil quilometros de lugar algum. Mas ao mesmo tempo, é o bagageiro e o peso extra que te permitem carregar aquele saco de dormir mais bacana sem precisar se preocupar com espaço. Por outro lado, bikepacking é caro. Diminuir o peso de barraca, diminuir o tamanho do saco de dormir, diminuir o tamanho da toalha significa gastar mais. Existe essa relação direta entre leveza e preços altos.

Se sua viagem é curta ou se o caminho for estreito, vai de bikepacking sem pensar. Se o caminho for longo e for preciso aquele conforto extra, descole um bagageiro, uns alforges e seja feliz.

Mais no portal www.bikepackingbrasil.com/

Boa viagem! Nos vemos na estrada!

3
Sandro de Lelis Gavião
Sandro de Lelis Gavião 10/09/2020 08:45

Ótimo tema. Pouco difundido Tenho vários amigos que são ótimos ciclistas mas que não sabem nem o que é bikepaking

Fabio Fliess
Fabio Fliess 10/09/2020 11:50

Excelente a matéria. Parabéns Leonardo!

Leonardo Ferreira
Leonardo Ferreira 10/09/2020 13:49

Obrigado! Sim a prática do bikepacking vem crescendo cada vez mais. A idéia é difundir mesmo essa modalidade por aqui. Vlw gente, tmj!!!

Leonardo Ferreira

Leonardo Ferreira

São Paulo

Rox
279

Criar e explorar...

Adventures Map
trackland.co

1 Posts


242 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruno Negreiros, Fabio Fliess and 394 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Renan Cavichi, Bruno Negreiros and 149 others support the Together page.