/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5935f40c189ee/adventure/5cb882faae3f8/5cb8854ea8d41-2.jpg)
TRAVESSIA MARINSxITAGUARÉ
Travessia de montanhas Serra da Mantiqueira
Trekking Montanhismo AcampamentoTRAVESSIA MARINSxITAGUARÉ
Serra da Mantiqueira
Obrigado pelo convite meu amigo, ele está aceito.
Vamos fazer a travessia Marins X Itaguaré!
O convite para realizar a travessia veio do @flavio_sa81 (Flávio) um amigo do trabalho. E claro eu aceitei na hora, rs!
Foram cerca de 17 km de montanhas com duas pernoites, sendo a primeira no Pico dos Marins (2420m) e a segunda no Pico do Itaguaré (2.308m). Em nível competitivo é possível fazer em 12 horas, ou menos…
Não é uma fácil travessia, ela é bem técnica, são ataques com bastante inclinações e com muita exposição ao sol, exige de um bom condicionamento físico e de boa lojista de água e alimentação. Existem apenas 2 pontos de água e eles são cruciais. O primeiro fica logo no começo da subida ao "Marinzinho" e o segundo já chegando no "Itaguaré".
Ao longo da travessia topamos com bastante congestionamento de pessoas, isso devido aos pontos de escalaminhadas. Em um deles tem uma corda já bem gasta e fraca para içar as mochilas e auxiliar na descida (essa corda deve estar lá à bons anos).
Depois de montar acampamento em uma das bases do Marins, aproveitamos um descanso para comer alguma coisa antes de tocar até o cume e ver o Pôr do Sol.
Já bem cedo no dia seguinte começamos com a caminhada para o Itaguaré. Atravessamos o "Marinzinho" e a "Pedra redonda" e mergulhamos em meio à um vale de capim elefante, quase que não encontrávamos a trilha de tão grande eram.
Paradas técnicas foram necessárias para recuperar o fôlego. E quando chegamos ao itaguaré não encontramos lugares próximos para montar nosso acampamento, estava bem cheio. Tivemos que dividir nosso grupo, cada um foi para um canto da montanha.
A descida é sempre a parte mais difícil pra mim, muito impacto nos joelhos e depois de uma longa caminhada eles já estavam mais do que cansados. Mas lá em baixo nosso resgate nos esperava para pegar estrada e voltar à cidade grande.
RESPEITE OS AMBIENTES NATURAIS!
Não deixe rastros de ignorância, levem seus lixo para o lixo!
*É sempre importante a presença de guias ou pessoas com experiencias em travessias e montanhas. A Serra da Mantiqueira não é lugar para brincadeiras, uma rápida mudança de tempo pode trazer uma grande enrascada.
TRACKLAND.co
Massa, Leo. Essa tá na lista faz tempo!
Vai sim Fábio, essa travessia é com certeza uma das mais bonitas da região!