AventureBoxExplore
Create your account
Travessia da Serra Negra (Parque Nacional do Itatiaia)

Travessia da Serra Negra (Parque Nacional do Itatiaia)

Travessia da Serra Negra é tradicional no parque mas resolvemos subir a Pedra Petra fugindo um pouco do convencional.

Trekking Camping Mountaineering

Travessia da Serra Negra é uma das três travessias oficiais do Parque. Inicia na parte alta do parque e tem fim na Vila do Maromba, no municipio de Visconde de Maua no Rio de Janeiro. A travessia realizada tem um total de 42 KM percorridos com uma subida acumulada de 1.718M. O ataque ao cume da Pedra Preta (2.572M de altitude) demanda tempo e é a parte mais pesada da travessia porém esse ataque é opcional.

Dia 1: Saímos do Posto Marcão (portaria do parque) por volta das 8hs sentido Camping Rebouças descemos pela estrada das flores. De lá seguimos direto para a Pedra do Altar, nesse caminho podemos avistar todos os Picos da parte alta do parque(Agulhas Negras, Prateleiras, Pedra do Sino, Pico da Maromba entre outros).

Chegando a Pedra do Altar tiramos algumas fotos e caminhamos para Cachoeira Aiuruoca, na sua parte alta conectamos com a trilha da Serra Negra e seguimos em uma vegetação de bambuzais característicos do planalto do Itatiaia, descemos a serra até uma parte mais baixa onde predomina uma vegetação mais densa (mata Atlântica).

Essa parte contornamos a Serra Negra até a Pousada Pico da Serra Negra, este percurso é totalmente sombreado e dispõe de bastante água. Trecho praticamente plano e com descidas.

Dia 2: Na manhã seguinte saímos ás 6hs para fazer o ataque ao Pico Serra Negra/pedra Preta. Seguindo a trilha para maromba chegamos ao uma bifurcação à esquerda, não existe nenhuma placa direcionando para a Pedra Preta, então é bom ficar atento ao track no GPS.

Fizemos a subida em 2h10m e descemos em 45m, grande parte tem trilha bem consolidada, mas no meio do percurso quando entra numa floresta mais fechada à trilha desaparece, seguindo o Track certinho não tem como se perder.

Quase chegando não topo a um parte de mais inclinada em rocha, apenas ter atenção durante esta parte. O cume da pedra preta ou pico serra negra temos uma visão privilegiada da serra da Mantiqueira, com destaque para os principais picos da serra fina, agulhas negras, Maromba, Pedra do Sino e ainda tivemos um céu claro onde conseguimos observar até mesmo o Pico do Papagaio.

Observações: Para realizar a travessia é necessário agendar no site do parque e pagar uma taxa, agende de preferência com um mês de antecedência pois no inverno a travessia é bem concorrida. No camping na pousada serra negra serve janta e tem disponível também chalés, preço a consultar. O camping e cobrado o valor de 30 reais.


- Vídeo da Travessia: (Youtube): https://youtu.be/yvEQT89qnQg

- Facebook: www.facebook.com/groups/trilhandotrekking/

-Wikiloc da Travessia: https://www.wikiloc.com/hiking-trails/travessia-serra-negra-cume-pedra-preta-pni-26719379

- Homepage: www.facebook.com/trilhando.trekking/

- Twitter: twitter.com/TrilhandoT

- Instagram: @trilhando_trekking

Trilhando Trekking
Trilhando Trekking

Published on 05/06/2020 22:21

Performed from 07/14/2018 to 07/15/2018

1 Participant

Samuel Santos

Views

673

1
Renan Cavichi
Renan Cavichi 05/07/2020 13:41

Muito massa, tô devendo essa ainda! PNI é demais...

Trilhando Trekking

Trilhando Trekking

Belo Horizonte - MG

Rox
158

A trilha é a gente que faz! Instagram: @trilhando_trekking

Adventures Map
www.facebook.com/groups/646917722088894/

631 Following